sexta-feira, 31 de agosto de 2018

PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV COMEÇA NESTA SEXTA -FEIRA : VEJA REGRAS ....


31/08/18 -  

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos que concorrem às eleições de outubro começa nesta sexta-feira (31). No primeiro turno, a propaganda vai até 4 de outubro.
* Segundas, quartas e sextas-feiras: propagandas dos candidatos a senador (7 minutos diários), deputado estadual ou distrital (9 minutos diários) e governador (9 minutos diários).
* Terças, quintas e sábados: propagandas dos candidatos a presidente (12 minutos e 30 segundos) e a deputado federal (12 minutos e 30 segundos).
Além disso, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários serão reservados para a propaganda gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do partido político ou coligação, das 5h à meia-noite.
Na terça (28), o TSE aprovou a resolução que regulamenta o plano de mídia para os candidatos a presidente da República. No rádio, haverá um bloco às 7h e outro às 12h. Na TV, o primeiro bloco será às 13h e o segundo, às 20h30.
Regras
Segundo a lei, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar, entre outros recursos, subtitulação por meio de legenda oculta (chamado closed caption), janela com intérprete de linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição (para cegos e deficientes visuais), sob responsabilidade dos partidos e das coligações.
A lei proíbe a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos, sob pena de perda do direito à veiculação no dia seguinte ao da decisão.
Em caso de reincidência, há a suspensão temporária da participação do partido ou da coligação no programa eleitoral gratuito.
A legislação em vigor também veda a propaganda paga no rádio e na televisão.
Entrevistas e pesquisas
Segundo o TSE, é permitida a veiculação de entrevistas com o candidato e de cenas externas em que ele, pessoalmente, divulgue as realizações de governo ou da administração pública, falhas administrativas e deficiências em obras e serviços públicos em geral, além de atos parlamentares e debates legislativos.
Mas a lei proíbe ao partido político, à coligação ou ao candidato transmitir, ainda que na forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado.
Também é vedada a manipulação de dados, uso de trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou de vídeo que, de qualquer forma, degrade ou ridicularize candidato, partido ou coligação.
Na divulgação de pesquisas, devem ser informados o período de realização e a margem de erro. A lei não obriga a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a erro.

Fonte: G1

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

CORPOS DE PARAIBANOS MORTOS EM ACIDENTE EM MINAS GERAIS CHEGARAM À PB .UM DELES NO VALE DO PIANCÓ .....


Testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que o veículo estava em uma subida, quando o motorista não conseguiu engatar a marcha
Os corpos de três paraibanos que morreram em um acidente de ônibus em Minas Gerais, entre Cruzeiro da Fortaleza e Serra do Salitre, chegaram à Paraíba na noite desta quarta-feira (29), por volta das 20h. Duas das vítimas são do município de Bonito de Santa Fé e outra vítima, o motorista, é de São José de Caiana, ambas no Sertão paraibano.
Os corpos de Maria Gomes Fernandes e Gerlância Maria Vieira dos Santos foram levados para a cidade de Bonito de Santa Fé, onde estão sendo velados. Segundo a família, a previsão é que o sepultamento aconteça na tarde desta quinta-feira (30), em um cemitério no Distrito de Viana, na Zona Rural do município.
Já o corpo de José Valmir Venâncio da Silva, motorista do ônibus, foi levado para São José de Caiana. Ele morava no sítio Lagoa da Telha. Não há informações confirmadas sobre o sepultamento.
O auxiliar do IML de Patrocínio, Paulo Cristiano Gonçalves Reis, informou que a identificação das vítimas foi complicada devido a falta de documentos com fotos dos passageiros do ônibus. “Eles eram de longe e a falta de documentação atrapalhou a identificação”, disse.
O acidente aconteceu na última segunda-feira (27). O ônibus, com placas de Porteira (CE), havia saído de São Paulo e ia para o estado do Ceará capotou na madrugada no km 66 da BR-146.
Testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que o veículo estava em uma subida, quando o motorista não conseguiu engatar a marcha. O ônibus, então, desceu de ré, caiu em uma ribanceira de cerca de 30 metros. Além das quatro pessoas que morreram, 44 foram levadas para hospitais da região.
Fonte G1PB

RUSGAS NA TESTA PODEM INDICAR COMO ANDA A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO .....


30/08/18 - 

 

Aquelas rugas de preocupação na sua testa indicam muito mais do que o nível de stress da sua vida: elas podem ser um sinal de como anda sua saúde cardiovascular. É o que descobriram cientistas franceses em um estudo apresentado, no último domingo (26), no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia.
A ideia de que o diagnóstico do risco cardíaco pode ir além de exames de colesterol e pressão não é nova – pesquisas anteriores já demonstraram que existe um elo entre a saúde do coração e manifestações como calvície, vincos nos lóbulos das orelhas e xantelasma (pequenas bolinhas que surgem na área dos olhos e que são formadas por gordura e colesterol).
Agora, um grupo de especialistas da Universidade de Toulouse, na França, investiga se as linhas de expressão da testa também podem sinalizar como está a saúde do coração. Para isso, eles acompanharam, por 20 anos, 3.200 pessoas que tinham de 32 a 62 anos de idade no início da investigação. De tempos em tempos, os participantes eram avaliados pelos cientistas e ganhavam notas de acordo com o número e a profundidade das rugas da testa – a mínima era 0 (sem marcas) e a máxima, 3 (muitas rugas).
Após duas décadas, os experts concluíram que os voluntários com nota 1 tinham um risco ligeiramente maior do que aqueles cuja pele era lisinha. Já as pessoas com notas 2 e 3 eram dez vezes mais propensas a sofrer um piripaque cardíaco do que aquelas que não apresentavam marcas. A probabilidade se manteve mesmo depois que os cientistas consideraram fatores de risco como idade, pressão arterial, gênero e se o indivíduo fumava ou era diabético.
Os mecanismos que explicam a possível relação entre as rugas e a saúde do coração ainda são desconhecidos, mas os pesquisadores têm uma teoria. A explicação se daria pelo fato de o stress oxidativo e a perda de colágeno (processos que se intensificam com o envelhecimento) participarem não só da formação de rugas, mas também do surgimento da aterosclerose. Trata-se de uma condição em que placas de gordura se depositam nas paredes das artérias e que, a longo prazo, pode provocar infarto e derrame, por exemplo.
Outra possível explicação é que, por serem muito pequenas, as veias da testa podem ser mais sensíveis à deposição de placas de gordura – ou seja, elas seriam uma evidência a olho nu de que a saúde vascular não está lá essas coisas.
Mas é claro que as rugas não são indicadores mais importantes do que aqueles obtidos em exames específicos. Os autores, no entanto, acreditam que elas podem ajudar no diagnóstico. “É a primeira vez que essa relação é estabelecida, então ela precisa ser confirmada em estudos futuros. Mas é uma prática simples e barata que poderia ser adotada pelos médicos”, comenta Yolande Esquirol, principal autor do artigo.
Para manter-se saudável (e com um rostinho bonito), é fundamental comer de forma equilibrada, praticar atividade física e, sempre que possível, relaxar o corpo e a mente – só assim seu coração vai seguir batendo firme e forte e as rugas de preocupação nem vão pensar em dar as caras.

Fonte: Superinteressante

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ROBERTO CARLOS ANUNCIA PROJETO DE GRAVAR DISCO EM ITALIANO ...


27/08/18 - 11:22

 

Já faz 15 anos que Roberto Carlos lançou o último álbum de músicas inéditas compostas em português. O público brasileiro do cantor anseia pelo sucessor de Pra sempre (2003). Até porque Roberto vem prometendo há anos esse disco de inéditas para o Brasil.
Contudo, pelo visto e ouvido, os fiéis fãs do Rei terão que ter mais paciência. Roberto Carlos ainda nem apresentou o álbum em espanhol que gravou no Brasil – Amor sin límite, programado para ser lançado no mercado fonográfico de língua hispânica em 28 de setembro – e já tem planos de gravar outro disco em língua estrangeira.
No show que fez na cidade de São Paulo (SP) na última sexta-feira, 24 de agosto, o cantor anunciou o projeto de fazer um disco em italiano. Se for concretizado, esse álbum com canções italianas – e com versões em italiano de canções de Roberto – representará a tentativa de reconquista de um mercado ao qual o cantor dava especial atenção nos anos 1960 e 1970.
A discografia de Roberto Carlos contabiliza 65 gravações em italiano, dispersas em álbuns, coletâneas e projeto coletivos. Cabe lembrar que, há 50 anos, Roberto foi o grande vencedor do Festival de San Remo ao defender a composição Canzone per te (Sergio Endrigo e Sergio Bardotti, 1968).
Começou ali, em 1968, a conexão do artista com mercado italiano – ligação que fez o cantor voltar quatro anos depois, em 1972, ao mesmo festival para dar voz à canção italiana Un gatto nel blu (Totò Savio e Giancarlo Bigazzi, 1972).
Ao longo da década de 1970, Roberto lançou na Itália versões em italiano de canções que lançara em álbuns gravados e editados no Brasil. Tanto que, em 2010, foi lançada a coletânea I miei successi com a reunião de algumas dessas gravações em italiano.
Em 2012, o cantor lançou no Brasil um registro ao vivo de show com roteiro poliglota, Roberto Carlos em Jerusalém, no qual cantou em italiano a canção Caruso (Lucio Dalla, 1986), a Ave Maria (Franz Schubert, 1825) e trecho de Detalhes (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971).

Fonte: G1

AUMENTAM O TOTAL DE DOSES E O PERCENTUAL DE HOMENS NO BRASIL QUE CONSOMEM ÁLCOOL, DIZ ESTUDO ....


27/08/18 - 

 

Um estudo publicado nesta sexta-feira (24) na revista científica "The Lancet" aponta que o consumo de álcool está associado a 2,8 milhões de mortes a cada ano em todo o mundo e que não existem "níveis seguros" para o consumo da substância. A pesquisa avaliou dados de 195 países e, ao analisar a prevalência do consumo no Brasil, verificou aumento no total consumido tanto por homens quanto mulheres, e concluiu ainda que subiu o total de homens que bebem.
De acordo com os dados, em 1990, o percentual de brasileiros que bebiam álcool era estimado em 68% da população. Naquela época, o consumo médio era de 1,8 dose diária. Em 2016, último ano considerado no levantamento, esse percentual subiu para 71% e o consumo médio subiu para 3 doses diárias. Para os homens, a média mundial era de 39% e 1,7 dose diária em 2016.
Entre as mulheres, os números são menores e houve queda em um dos indicadores: em 1990, o percentual era de 45%, com 0,95 dose diária. Já em 2016, o percentual caiu para 42%, mas o consumo subiu para 1,5 dose diária. A média mundial entre as mulheres era de 25% em 2016, com 0,74 dose diária.
No estudo, a dose considerada é de 10 gramas de álcool. Em média, uma taça de vinho de 150 ml com teor alcoólico de 12% e uma lata de cerveja com 5% de teor têm o equivalente a 14 gramas.
A pesquisa
O estudo faz parte da série "Fardo Global das Doenças" (GBD, em inglês), analisou os níveis de consumo de álcool e seus efeitos sobre a saúde em 195 países de 1990 a 2016. A pesquisa ouviu participantes de 15 a 95 anos, e comparou grupos que bebem com aqueles que não tomam bebidas alcoólicas.
A pesquisa usou dados de estudos já previamente publicados de 1990 até 2016. Foram 3.992 estimativas feitas em 592 artigos, que correspondem a uma população combinada de 28 milhões de pessoas e 649 mil casos com desfechos relatados. Por isso, é apontado pelos autores como um um dos estudos mais completos sobre o assunto.
O estudo foi financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, sob coordenação da professora Emmanuela Gakidou, da Universidade de Washington, em Seatle, nos Estados Unidos.
Índice de risco
A pesquisa concluiu que aqueles que tomam uma dose diária (10 gramas de álcool puro) tem até chance 0,5% maior de desenvolver câncer e problemas de saúde relacionados ao álcool, se comparado com quem não bebe.
Quando a medida sobe para duas doses por dia, o risco sobe para 7%. E, no caso de cinco doses diárias, chega a ser 37% maior.
"Um drinque por dia significa um aumento pequeno do risco, mas se você ajusta isso à população do Reino Unido, representa um número muito maior. E a maioria das pessoas não toma apenas uma bebida por dia", diz a médica Sonia Saxena, pesquisadora do Imperial College London, no Reino Unido, uma das autoras do estudo, em entrevista à BBC News.
Entre outras principais conclusões da pesquisa estão:
* Uma em cada três pessoas no mundo bebe álcool (o equivalente a 2,4 bilhões de pessoas),
* 2,2% das mulheres e 6,8% dos homens morrem de problemas de saúde relacionados com o consumo de álcool a cada ano
* O uso de álcool foi classificado como o sétimo principal fator de risco para morte prematura e incapacidade em todo o mundo em 2016
* Para as pessoas com 50 anos ou mais, os cânceres foram a principal causa de morte relacionada ao álcool, constituindo 27,1% das mortes em mulheres e 18,9% das mortes em homens.
* A pesquisa aponta que não há níveis seguro para o consumo de álcool, uma vez que os efeitos benéficos contra a doença cardíaca não são compensados ??pelos efeitos adversos em outras áreas da saúde, particularmente o câncer.

Fonte: G1

MINISTÉRIO DAS CIDADES LANÇA DOCUMENTO VEICULAR OBRIGATÓRIO DIGITAL ....


Até 31 de dezembro deste ano, todos os Detrans deverão adotar a tecnologia. Foi apresentada a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe), documento de porte obrigatório dos veículos.
O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apresentou nesta segunda-feira (27) a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe), documento de porte obrigatório dos veículos. Assim como a Carteira Nacional de Habitação eletrônica (CNHe), o CRLVe traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma abordagem de trânsito.
Para o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o documento digital representa um avanço na desburocratização do dia a dia do cidadão. Estamos apresentando mais uma solução inovadora, já que em diversos países do mundo a CNH digital representa uma inovação, onde em outros lugares isso não era nem imaginado. Estamos dando um passo além com o CRLVe. Estamos em busca de que todos os usuários tenham conhecimento dessa nova plataforma, passando a ter seus documentos no meio digital. Parabenizo o Serpro e o Denatran, que trabalharam incansavelmente para facilitar a vida dos brasileiros. Hoje, damos mais um passo de exemplo para o mundo todo, afirmou Baldy.
O Departamento Nacional de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) será o primeiro órgão fiscalizador de trânsito a oferecer aos condutores o CRLVe, que substituirá o documento impresso. Até 31 de dezembro deste ano, todos os Detrans deverão adotar a tecnologia, conforme determinação da Resolução Nº 720/2017 do Contran. O documento digital será disponibilizado no mesmo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação digital (CNHe), sistema operacionalizado pelo Serpro desde outubro de 2017. Também será possível baixar o arquivo em formato PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade onde se exija um documento autenticado.
A diretora-presidente Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Glória Guimarães, acredita que a nova plataforma poupará tempo dos condutores. Será uma facilidade ao cidadão, tornando a sua vida mais cômoda. Não será mais preciso ir em vários lugares para poder ter o documento, agora o celular conterá todas as informações necessárias. Juntamente com essa parceria com o Denatran e o Detran/DF, quebramos paradigmas e buscamos para o cidadão brasileiro uma vida menos complexa. Esperamos que o cidadão não perca mais tempo em filas, e que possamos efetivamente ganhar tempo em questões importantes do nosso dia a dia, disse.
Já o diretor do Denatran, Maurício Alves, ressalta que o país se destacará mundialmente ao permitir que os motoristas brasileiros tenham as informações da CNH e do CRLV no celular. “O Ministério vem se empenhando com as tecnologias, vindo a ser destaque mundial. Com essa nova tecnologia, acredito que nos tornamos referência em simplificar a vida do cidadão e do condutor. Temos muito a avançar nesse sentido, e queremos desburocratizar, cada vez mais, a obtenção e renovação dos documentos referentes ao trânsito. Creio que esse novo modelo será bem aceito em todo o país”, declarou. 
O diretor interino do Detran/DF, Silvaim Fonseca, afirma que o CRLVe se torna a representação do avanço tecnológico no trânsito. “Um sistema pioneiro, que se iniciou com a CNH digital, trazendo inovação e desburocratização para os motoristas. Uma sociedade digital requer uma estrutura igualmente digital, e acreditamos ser esse um caminho efetivo para aliar a tecnologia ao bem estar do cidadão”, ressaltou.
Participaram da cerimônia o secretário executivo do Ministério das Cidades, Silvani Pereira, e o chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Sergio Sampaio.
Como obter
Para ter o CRLV Digital, o proprietário do veículo tem que ter pago o licenciamento do veículo de 2018 e o Detran de registro do automóvel tem que já ter aderido à tecnologia. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na App Store e Google Play.
Quem já instalou o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel.
Quem já possui a CNH Digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito já disponível na APP Store e Google Play e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

Fonte Click PB

SEGURA XIXI PODE OU NÃO CAUSAR DOENÇAS? UROLOGISTA EXPLICA .....


Segundo urologista, não há evidências que associem o ato de segurar o xixi ao desenvolvimento de doenças, como a infecção urinária, por exemplo
Na correria diária, até mesmo as necessidades fisiológicas são adiadas e, entre um afazer e outro, é comum segurar o xixi. Mas será que isso prejudica a saúde? O médico Fernando Almeida, urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, garante que essa preocupação é mito e que não há evidências que associem o ato de segurar o xixi ao desenvolvimento de doenças, como a infecção urinária, por exemplo.
De acordo com ele, o organismo tem mecanismos para se proteger. O cérebro recebe informações conforme a bexiga vai se distendendo. A primeira mensagem e desejo de urinar ocorre quando a bexiga está com volume de aproximadamente 150 ml. Quando essa quantidade passa para o intervalo de 400 ml a 500 ml, o desejo é tão forte que não é possível mais adiar a ida ao banheiro, explica.
O médico ressalta ainda que a preocupação das pessoas deveria estar voltada à hidratação, mas não necessariamente a uma meta que as obrigue a tomar uma determinada quantidade de litros de água por dia.
O importante é observar a cor da urina. É ela que vai nos mostrar se estamos hidratados ou não. A quantidade de água ideal depende de vários fatores, como ambiente, temperatura e umidade. Por isso, a melhor forma de saber se estamos hidratados é ver a cor da urina. Não é preciso que ela esteja transparente, mas quanto mais clarinha, mais hidratado está o corpo. Quando a urina apresenta aspecto amarelo escuro é sinal de que está passando da hora de beber água, complementa
Fonte Blog Saúde do Homem

INSS COMEÇA A PAGAR 13º DOS APOSENTADOS HOJE: VEJA DATAS E QUEM TEM DIREITO ....


A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício, desconsiderando-se o dígito. O depósito do 13º salário é feito com o pagamento de agosto, na mesma conta em que segurado recebe todos os meses.
Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber nesta segunda-feira (27) a primeira parcela do 13º salário junto com o benefício de agosto. O pagamento será de até 50% do valor do benefício e não haverá desconto de Imposto de Renda.
O valor a ser recebido já está disponível para consulta no site Meu INSS ou pelo aplicativo (disponível para os sistemas Android e iOS).
Os pagamentos vão até 10 de setembro, e a data em que cada beneficiário receberá varia de acordo com o valor e com o número final do benefício, excluindo-se o dígito (veja mais abaixo o calendário com as datas.)
Veja o calendário de pagamento
A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício, desconsiderando-se o dígito. O depósito do 13º salário é feito com o pagamento de agosto, na mesma conta em que segurado recebe todos os meses.
Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 954)
§ Final do benefício 1: recebe em 27/8
§ Final do benefício 2: recebe em 28/8
§ Final do benefício 3: recebe em 29/8
§ Final do benefício 4: recebe em 30/8
§ Final do benefício 5: recebe em 31/8
§ Final do benefício 6: recebe em 3/9
§ Final do benefício 7: recebe em 4/9
§ Final do benefício 8: recebe em 5/9
§ Final do benefício 9: recebe em 6/9
§ Final do benefício 0: recebe em 10/9
Para quem ganha acima de um salário mínimo (mais de R$ 954)
§ Benefícios com finais 1 e 6: recebem em 3/9
§ Benefícios com finais 2 e 7: recebem em 4/9
§ Benefícios com finais 3 e 8: recebem em 5/9
§ Benefícios com finais 4 e 9: recebem em 6/9
§ Benefícios com finais 5 e 0: recebem em 10/9
Quem tem direito?
Ao todo, 37,4 milhões de pessoas vão receber a primeira parcela do 13º, totalizando R$ 63,3 bilhões, segundo o INSS.
Por lei, tem direito à gratificação quem recebeu durante o ano qualquer um dos itens abaixo:
§ aposentadoria
§ pensão por morte
§ auxílio-doença
§ auxílio-acidente
§ auxílio-reclusão
§ salário-maternidade
Quem recebe benefícios assistenciais (LOAS) não tem direito ao 13º salário.
Quanto vou receber?
O pagamento será de 50% do valor do benefício, sem desconto de Imposto de Renda. Quem começou a receber o benefício depois de janeiro ou recebeu por período determinado, como salário-maternidade, terá o 13º salário proporcional.
Nesses casos, para saber o quanto vai receber de 13º, é preciso multiplicar o valor do benefício pela quantidade de meses em que recebeu no ano, e depois dividir por 12. Como a primeira parcela é metade do valor total, é preciso, ainda, dividir por dois. Veja o exemplo abaixo.
Aposentado começou a receber R$ 1.000 em março:
§ 1.000 (valor do benefício) x 10 (quantidade de meses até dezembro) = 10.000
§ 10.000 / 12 = 833,33
§ 833,33 / 2 = 416,67
O valor da primeira parcela do 13º salário será de R$ 416,67.
Segunda parcela começa a ser paga em novembro
A segunda parcela do 13º salário será paga junto com o benefício de novembro, segundo decreto presidencial. O pagamento será entre 26 de novembro e 7 de dezembro, também de acordo com o valor e com o número do benefício.
Pela legislação, o Imposto de Renda sobre o 13º salário será cobrado apenas na segunda parcela.
Fonte UOL

ACIDENTE COM ÔNIBUS QUE SAIU DE SÃO PAULO PARA BONITO DE SANTA FÉ ,MATA MOTORISTA DE SÃO JOSÉ DE CAIANA ...


O motorista havia locado o ônibus para trazer vários passageiros das cidades de Bonito de Santa Fé, São José de Caiana, Diamante e outras cidades
(Vítima morava em São José de Caiana - PB)
Um ônibus capotou na madrugada desta segunda-feira (27) no km 66 da BR-146, entre Cruzeiro da Fortaleza e Serra do Salitre, no Alto Paranaíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, quatro pessoas morreram no local e 46 vítimas foram levadas para hospitais.
O veículo interestadual, com placas de Porteiras (CE), que fica perto de Juazeiro do Norte, havia saído de São Paulo e seguia para o estado da Paraíba. Um passageiro que não se feriu disse que o transporte era clandestino.
As informações colhidas pelo Portal DiamanteOnline, dão conta que o motorista havia locado o ônibus para trazer vários passageiros das cidades de Bonito de Santa Fé, São José de Caiana, Diamante e outras cidades do Sertão da Paraíba, já que o seu veículo teria sido apreendido por irregularidades no Estado de São Paulo recentemente. 
Testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que em uma subida o condutor não conseguiu engatar a marcha e o veículo desceu de ré. O ônibus então caiu em uma ribanceira de cerca de 30 metros e parou perto de um riacho.
Equipes médicas dos bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias das prefeituras de Serra do Salitre e Guimarânia fizeram o resgate das vítimas. No ônibus havia pelo menos nove crianças.
O ajudante de pedreiro Ralf dos Santos, 22 anos, disse que estava em São Paulo por um período e pagou R$ 250 pela passagem para voltar para casa, em Alagoas. "Percebi quando o motorista perdeu o controle, faltou freio, o ônibus voltou de ré e tombou. Não me machuquei e não sei como vou voltar para casa, pois não tenho mais dinheiro. Eu sabia que o ônibus era clandestino", disse.
Vítimas do acidente
Os quatro mortos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Patrocínio. São três mulheres ainda não identificadas e um homem identificado pelo nome de Valmir Venâncio que era um dos motoristas de 39 anos, natural de São José de Caiana, na Paraíba (Possível locador do Veículo).
Das 40 pessoas encaminhadas para hospitais da região, dez foram para o pronto-socorro em Serra do Salitre.
Segundo a enfermeira chefe Eliana Mizael, um homem e uma criança foram transferidos com mais gravidade para a Santa Casa de Patrocínio. Seis vítimas seguem internadas com escoriações e ferimentos leves. Dois passageiros tiveram alta.
"Estamos identificando de onde são as pessoas, tentando contato com a família. Tem uma criança de dois anos e a irmã de sete foi transferida. O pai delas já está vindo de São Paulo para buscar. Já os demais que não têm condições de seguir viagem, a assistência social da Prefeitura está auxiliando", informou.
A direção do Hospital Regional de Patos de Minas informou que a unidade recebeu 25 pessoas. O estado de saúde não foi divulgado. Outras nove pessoas foram para Patrocínio. Segundo informações do hospital, oito seguem internadas e o estado de saúde é estável.

Fonte Diamante Online com G1

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MAIS DE 380 MIL PARAIBANOS AINDA NÃO SACARAM ABONO PIS-PASEP .....


No total, ainda estão liberados para saque R$ 304.572.558,23, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego
Mais de 380 mil paraibanos ainda não sacaram valores disponíveis do Abono Salarial PIS/Pasep 2018-2019, ano-base 2017. Ainda estão liberados para saque R$ 304.572.558,23, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os pagamentos do abono são escalonados conforme definido em calendário, veja no fim desta matéria. Para os nascidos em julho, por exemplo, o prazo começou a contar no dia 26 do mês passado; para os trabalhadores que fazem aniversário em agosto, no dia 16 deste mês. Mas para todos os beneficiários o prazo final é 30 de junho de 2019.
O Abono Salarial é financiado por recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é vinculado ao Ministério do Trabalho, mas mantido principalmente pelas contribuições mensais de empresas e órgãos públicos. Ele é pago todos os anos aos trabalhadores que se enquadram nas regras do PIS/Pasep como complemento de renda.
Para ter direito ao benefício é necessário ter trabalhado formalmente durante pelo menos 30 dias no ano-base (neste caso, 2017), com renda mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados declarados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
A quantia que cada trabalhador tem para receber é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base. Quem trabalhou durante todo o ano receberá o valor cheio, que corresponde a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou durante um mês receberá o equivalente a 1/12 desse valor, e assim sucessivamente.
Os trabalhadores que estavam vinculados a alguma empresa da iniciativa privada devem procurar uma agência da Caixa ou lotérica para receber. Já os servidores públicos recebem no Banco do Brasil. Nos dois casos, quem for correntista desses bancos deve ter o valor depositado na conta corrente.
O dinheiro ficará disponível na rede bancária até 30 de junho de 2019. Depois desta data, o recurso retornará ao FAT, que, além do Abono, também custeia o Seguro-Desemprego e financia de programas de Desenvolvimento Econômico.
Fonte Portal Correio

CÂMARA DA CAPITAL HOMENAGEIA A JORNALISTA E APRESENTADORA NENA MARTINS, NATURAL DE CONCEIÇÃO ...


A nova cidadã pessoense agradeceu a Deus alegando que nada foi fácil em sua vida mas a fé sempre foi maior em tudo
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, com a cidadania pessoense e a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (22), a jornalista e apresentadora Ivonete Porfírio Martins, mais conhecida por Nena Martins, natural de Conceição, no interior da Paraíba. As homenagens foram propostas pelos vereadores Marcos Henriques (PT) e Raíssa Lacerda (PSD), respectivamente.
A mesa de trabalho foi composta pelos propositores das homenagens e pela homenageada, além do secretário de Estado de Comunicação da Paraíba, Luís Torres; o presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), João Pinto; o diretor presidente da TV Master Alex Filho; a secretária adjunta da Saúde de João Pessoa, Ana Giovana Medeiros; a editora da Revista Empresarial, Soleandra Alves; o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud; a promotora de justiça Ivete Arruda; e o promotor cultural Celso Soares.
O vereador Marcos Henriques falou sobre a trajetória profissional da nova cidadã pessoense alegando que a homenagem traduz o sentimento e o reconhecimento da cidade pela nova filha. “Esta honraria a essa notável figura humana celebra a história e a grandeza desta cidadã jornalista. Sua trajetória profissional é a ilustração prática de sucesso”, disse.
A vereadora Raíssa Lacerda apresentou o perfil da jornalista, enfatizando seus 23 anos de dedicação ao jornalismo na Capital paraibana e declamou o poema "Mulher Sertaneja" em homenagem a jornalista, oriunda dos rincões do sertão paraibano.
O jornalista Luís Torres falou que as homenagens a nova cidadão pessoense reflete a importância do jornalismo para sociedade, principalmente em um momento de abusos cometidos em nome da propagação da informação. “O maior desafio do jornalismo está em devolver à população as notícias verídicas, trabalhando com o exercício da verdade, para salvar o jornalismo do processo de extinção. Você consegue se manter no caminho da verdade. É uma referência no jornalismo paraibano”, destacou.
A nova cidadã pessoense agradeceu a Deus alegando que nada foi fácil em sua vida mas a fé sempre foi maior em tudo. Ela também agradeceu aos vereadores pela homenagem e aos familiares, amigos e colaboradores pela parceria em sua trajetória de vida.“Esse Título de Cidadã Pessoense me traz a mesma emoção de ter nascido em minha terra, Conceição. Tenho orgulho de dizer que também sou de João Pessoa”, falou.
A solenidade também foi prestigiada por familiares, amigos e colaboradores da homenageada; além do vereador Humberto Pontes (Avante) e de jornalistas e personalidades da Capital paraibana, tais como o deputado estadual Raniery Paulino (MDB), o colunista social Abelardo Jurema e a apresentadora Tereza Madalena.
O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e da canção "Meu Sublime Torrão".
A homenageada
Ivonete Porfírio Martins é natural do Município de Conceição, localizado na microrregião do Vale do Piancó paraibano. Ela reside na cidade de João Pessoa desde 1995 e formou-se em Jornalismo de Radiodifusão pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já trabalhou na Rádio Patamuté FM e na Difusora de Cajazeiras e Sousa, nas Rádio Jornal e Líder Fm, Cidade FM de Piancó, na Sanhauá, Arapuã FM, Liberdade FM, Tabajara AM e FM, além da TV O Norte.
Atuou como chefe de gabinete na Secretaria de Turismo de João Pessoa (SETUR) e na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher na Paraíba, assessora de imprensa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e fez parte do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB). Foi vereadora da cidade de Conceição entre 2008 e 2012. Atualmente a jornalista é colunista da Revista Tribuna e apresenta o programa "Agora Master" na TV Master.
Fonte Assessoria

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...