sábado, 29 de dezembro de 2018

BANDEIRA TARIFÁRIA EM JANEIRO SERÁ VERDE ,SEM, COBRANÇA DE TARIFA EXTRA ....

Publicado dia 29/12/2018

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.
A bandeira tarifária para janeiro de 2019 será verde, sem custo adicional para os consumidores. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a estação chuvosa está propiciando elevação da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e do nível dos reservatórios.
Em dezembro, a bandeira tarifária também foi verde.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.
A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.
Fonte Agência Brasil

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

GOVERNO PUBLICA LISTA COM FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL EM 2019 ...


28/12/18 - 

 

O Ministério do Planejamento publicou uma portaria nesta sexta-feira (28), no "Diário Oficial da União", com a lista dos feriados e pontos facultativos da administração federal em 2019.
Por se tratar da esfera federal, a lista não inclui feriados de estados e municípios.
Em 2019, quatro feriados nacionais vão cair no fim de semana: Tiradentes (domingo), Independência (sábado), Dia de Nossa Senhora da Aparecida (sábado) e Finados (sábado).
Os demais vão cair em dia de semana. Dois feriados vão cair na quarta-feira (quando a possibilidade de emendar é menor): Dia do Trabalho e Natal.
Veja as datas:
* 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional);
* 04 de março, Carnaval (ponto facultativo);
* 05 de março, Carnaval (ponto facultativo);
* 06 de março, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
* 19 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
* 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
* 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
* 20 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
* 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
* 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
* 28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
* 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
* 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
* 24 de dezembro, véspera de natal (ponto facultativo após às 14 horas);
* 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e
* 31 de dezembro, véspera de ano novo (ponto facultativo após às 14 horas).
Os feriados nacionais de 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro foram instituídos pela lei 662, de 1949. O de 12 de outubro, pela lei 682, de 1980. E o da Sexta-Feira da Paixão foi instituído pela lei 9.093, de 1995.
Todo ano, com base na legislação, o Ministério do Planejamento divulga os dias que serão de folga para os servidores da administração federal.

Fonte: G1

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

5 FORMAS DE MELHORAR O AR DA SUA CASA ,QUE PODE ESTA TE ENVENENANDO ....


26/12/18 - 

 

A poluição do ar causa cerca de 7 milhões de mortes por ano. O simples ato de respirar leva nove em cada dez pessoas a correr o risco de contrair doenças e ter um derrame, infecções respiratórias ou câncer de pulmão.
Os contaminantes microscópicos estão por toda parte, e você não precisa estar na rua para que eles estejam te prejudicando. De acordo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a poluição interna costuma ser de duas a cinco vezes maior que a externa.
"O ar interno contém todo o tipo de poluentes que temos do lado de fora, além daqueles adicionados dentro de um imóvel, como os gerados ao se cozinhar e os gases dos produtos de limpeza e materiais de construção", explica Matthew Johnson, cientista-chefe da Airlabs, uma empresa especializada em filtragem de ar que atua em diversos países.
Felizmente, há medidas que você pode tomar para melhorar a qualidade do ar dentro de sua casa. Conheça as principais dicas dos especialistas entrevistados pela BBC a seguir.
1. Melhorar a ventilação
A falta de ventilação permite que os contaminantes permaneçam no ar. R. Suresh, do Instituto de Energia e Recursos, na Índia, explica que é por isso que temos de permitir que o ar fresco entre em casa.
"Abra suas janelas e portas pelo menos duas ou três vezes por dia, a menos que você tenha alergias ou more em locais com temperaturas extremas", diz ele.
Nesse caso, você pode manter o interior ventilado com um sistema de ar condicionado filtrado.
Quando cozinhamos ou tomamos banho, é bom ligar um exaustor, se tiver um, para ajudar a remover os contaminantes e reduzir a umidade.
2. Tenha plantas em casa
Você não pode comprar filtros de ar caros? Espalhe plantas nas áreas internas de sua casa.
Algumas podem ajudar a eliminar toxinas do ar e são consideradas "uma solução promissora e econômica para a poluição interna", diz R. Suresh.
Os mais céticos afirmam que não há estudos suficientes para sustentar essa crença. Mesmo que isso não seja verdade, as plantas podem alegrar seu espírito.
Entre as plantas para áreas internas mais populares, estão a areca-bambu, jiboia, bambus, samambaias e palmeiras.
Seja for sua escolha, tenha em mente, segundo R. Suresh, que, "para que as plantas internas atuem como purificadores de ar naturais, é necessário mantê-las saudáveis."
Caso contrário, explica o especialista, elas podem acabar liberando contaminantes biológicos no ar.
3. Eliminar os odores "de maneira ecológica"
Toda vez que você usa fragrâncias artificiais, são liberados os COVs (compostos orgânicos voláteis), o que também pode ocorrer com tintas sintéticas e tapetes.
Os COVs podem ter reações com o ar, formando um coquetel potencialmente perigoso.
Por exemplo, os produtos de limpeza não orgânicos podem liberar formaldeído - um composto cancerígeno - quando entram em contato com o ar.
O que é possível fazer? Use produtos de limpeza sem fragrância e evite aerossóis, incluindo desodorantes, limpadores de carpete e aromatizantes.
Na cozinha, R. Suresh recomenda partir limões ao meio e colocar bicarbonato para liberar uma fragrância limpa.
4. Proibir o fumo
Fumar por si só é um risco para a saúde. Em locais fechados, deve ser totalmente evitado.
O acúmulo de fumaça pode causar um sério impacto na qualidade do ar interno, especialmente em áreas pouco ventiladas.
A exposição ao fumo de maneira passiva pode causar doenças graves. Bebês expostos à fumaça do tabaco em casa têm um risco maior de sofrer síndrome da morte súbita.
5. Remover alérgenos
As partículas de pólen e os ácaros podem aumentar o risco de doenças, especialmente se você sofre de asma, rinite ou alergias.
O excesso de umidade estimula a formação de mofo no ar, o que pode causar infecções pulmonares em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Os especialistas recomendam seguir estas medidas simples:
* Lavar frequentemente a sua roupa de cama;
* Usar desumidificador;
* Limpar seu carpete, de preferência com aspiradores de baixa emissão;
* Secar suas roupas perto de uma janela aberta;
* Colocar um tapete na porta para evitar que contaminantes entrem;

Fonte: G1

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

APP DEIXA CONSULTAR QUALQUER CPF DE GRAÇA ...


No tutorial a seguir, confira como usar o app Pessoa Física para consultar a situação do seu CPF pelo smartphone
O app Pessoa Física é vinculado à Receita Federal e permite ao contribuinte realizar consultas de informações sobre o próprio CPF pelo celular. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS). A ferramenta é útil para verificar a situação do cadastro junto à União e descobrir se há alguma pendência, o que pode dificultar a liberação de financiamentos ou assumir cargos públicos, por exemplo.
No tutorial a seguir, confira como usar o app Pessoa Física para consultar a situação do seu CPF pelo smartphone. O procedimento foi realizado em um iPhone 8 com o iOS 12, mas as dicas também valem para usuários de aparelhos com sistema do Google ou outras versões do software da Apple.
O app Pessoa Física é vinculado à Receita Federal e permite ao contribuinte realizar consultas de informações sobre o próprio CPF pelo celular. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS). A ferramenta é útil para verificar a situação do cadastro junto à União e descobrir se há alguma pendência, o que pode dificultar a liberação de financiamentos ou assumir cargos públicos, por exemplo.
No tutorial a seguir, confira como usar o app Pessoa Física para consultar a situação do seu CPF pelo smartphone. O procedimento foi realizado em um iPhone 8 com o iOS 12, mas as dicas também valem para usuários de aparelhos com sistema do Google ou outras versões do software da Apple.
Passo 1. Instale e abra o app Pessoa Física pela página do TechTudo. Em seguida, toque em “Consulta e 2ª via CPF”. Entre com o número de seu CPF e, logo abaixo, sua data de nascimento. Após preencher os dados clique no ícone de lupa;
Passo 2. A situação do seu CPF será exibida na tela. O termo “Regular” indica que o cadastro não possui nenhuma pendência. No entanto, se aparecer a palavra “Irregular”, o contribuinte deve comparecer a um posto de atendimento da Receita Federal para normalizar a condição.
Pronto. Aproveite as dicas para consultar a situação do seu CPF pelo celular com o app Pessoa Física.
Fonte Tech Tudo

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

RICARDO ENTREGA ESCOLA TÉCNICA DE ITAPORANGA COM CURSOS NAS ÁREAS DE MODA E ADMINISTRAÇÃO ...


A escola foi projetada dentro dos padrões ambientais, ou seja, observando o conforto térmico, acústico e visual de seus usuários
O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta quinta-feira (20), a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, em Itaporanga. A unidade de ensino tem capacidade para atender 480 alunos em turno integral e representa mais de R$ 16 milhões em investimentos. A escola oferta os cursos técnicos nas áreas de moda e administração. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, auxiliares do Governo e outras autoridades participaram do evento.
Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho foi agraciado com o Título de Cidadão de Nova Olinda e recebeu diversas homenagens dos estudantes e da população de Itaporanga. “Quero agradecer, inicialmente, o Título de Cidadão de Nova Olinda, a todos os cidadãos daquela cidade minha gratidão eterna. É uma grande satisfação celebrar mais um momento marcante para a educação paraibana. Esta Escola Técnica é grandiosa e mostra como este Governo qualificou a escola pública. Educação não é somente ensinar Português, Matemática, Geografia, mas ensinar cidadania”, disse o governador, concluindo que “o papel da escola é impulsionar os jovens para que eles possam ir cada vez mais longe”.
“Esta Escola Técnica vai ser fundamental para os estudantes de Itaporanga e para o Vale do Piancó. Esse Governo tirou as cidades do isolamento, levou água para muitos municípios e contemplou os estudantes com belas escolas que oferecem ensino da melhor qualidade. Parabenizo o Governo por olhar por todas as cidades paraibanas”, ressaltou o prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas.
Para o representante do Ministério da Educação, Paulo Henrique, as Escolas Técnicas representam um modelo diferenciado de educação que tem obtido resultados favoráveis em todos os estados onde foram implantadas. “Através de uma parceria importante, estas escolas técnicas estão se tornando realidade e mudando o conceito de educação. Esta escola ficou muito bonita e com um ótimo acabamento. A educação certamente é a chave do desenvolvimento do país”, afirmou.
A escola foi projetada dentro dos padrões ambientais, ou seja, observando o conforto térmico, acústico e visual de seus usuários. Terá utilização de água de chuva trazendo várias vantagens, tais como a redução do consumo de água da rede pública e do custo de fornecimento. “É mais uma bela escola construída e que vai formar estudantes muito bem preparados. Ainda entregaremos no próximo ano, já com o governador João Azevêdo, mais duas Escolas Técnicas, em Guarabira e Sousa”, comentou a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães.
“Os cursos aqui têm tudo a ver com o arranjo produtivo local, sendo nas áreas de moda e administração, facilitando a inserção dos estudantes, posteriormente, no mercado de trabalho. Esta será uma das melhores e mais modernas escolas da Paraíba. Esperamos que tenhamos uma geração de estudantes mais protagonistas que possa buscar um estado com mais igualdade e desenvolvimento”, observou o secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade.
A Escola Técnica possui 12 salas de aula, biblioteca, banheiros, laboratórios de Informática, Línguas, Matemática, Física, Biologia, Química e dois laboratórios especiais, quadra poliesportiva coberta com vestiários masculino e feminino, depósito de materiais esportivos, grêmio, auditório e outras dependências.
Para o aluno Gabriel dos Santos a nova escola será um ambiente transformador de realidades, um passaporte para o futuro. “Aqui temos a oportunidade de estudar e ser protagonistas da nossa história. As melhores oportunidades são as educativas que preparam os jovens para fazer as escolhas corretas na vida”, destacou.
“Gostei muito da estrutura dessa grandiosa escola. Faço o 1º ano do curso técnico de administração e estou muito feliz em poder ver esta escola pronta para o uso dos estudantes e da comunidade”, comemorou o aluno Francisco Alcimar.

Fonte Assessoria

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

JOÃO AZEVEDO DIZ QUE GOVERNO ESTARÁ DE PORTAS ABERTAS AOS 223 PREFEITOS ,INCLUINDO CARTAXO


João também falou da relação que pretende ter com os municípios e disse que o Governo estará de portas abertas, inclusive para o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV).
O governador eleito João Azevêdo (PSB) disse, durante a cerimônia de diplomação dos eleitos promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta terça-feira (18), que dará continuidade a todas as conquistas que a Paraíba já obteve até agora e o grande desafio é não permitir que a Paraíba retroceda.
João também falou da relação que pretende ter com os municípios e disse que o Governo estará de portas abertas, inclusive para o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV).
A partir do dia 1º de janeiro eu serei governador da Paraíba. São 223 municípios que compõem a Paraíba. Para qualquer prefeito que queira, através de uma forma republicana, ter relações com o Governo do Estado, terá as portas abertas. Nós temos que entender que o povo, o cidadão que votou em mim, pode ter votado na oposição, mas ele é paraibano e tem os mesmos direitos que qualquer outro, disse João.
Segundo ele, a mesma regra deve se estender ao governo federal, que será conduzido por Jair Bolsonaro.
Nós vivemos em uma federação, que se caracteriza pela união de todos os estados, disse. Para ele, a lógica é que o compromisso tem que ser com a população, em primeiro lugar.
Até esta sexta-feira (21), João Azevêdo deverá anunciar outros auxiliares para compor o seu governo. Ele também anunciou que a partir do dia 3 de fevereiro de 2019 fará reunião com o secretariado.
Entre as ações para a segurança pública, João Azevêdo disse que vai manter e aprimorar todas as políticas públicas e implementar o Centro de Monitoramento de João Pessoa, Campina Grande e Patos e interligá-lo com o recém inaugurado em Fortaleza, para integrar toda a inteligência do Nordeste.
Fonte clickpb

ANVISA PROÍBE VENDA DE 17 MEDIDORES DE GLICOSE ....


19/12/18 -

 

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o cancelamento de registro e, consequetemente, a proibição das vendas de 17 medidores de glicose (glicosímetros). Os dispositivos são usados para medir níveis de açúcar no sangue de pacientes com diabetes.
Segundo a agência, o cancelamento ocorreu porque os dispostivos não atendiam a um padrão internacional determinado. Entre os medidores e as tiras com registros suspensos que estão com a venda proibida estão produtos das marcas Abbott, Bayer, HDI, Injex, Johnson & Johnson, Nipro, Roche e VR Medical.
"A iniciativa da Anvisa resguarda a segurança das pessoas diabéticas no Brasil, dada a importância do monitoramento frequente da glicemia para os portadores da doença e o crescente número de usuários deste tipo de dispositivo a cada ano", diz a nota.
Ainda de acordo com a Anvisa, o usuário que já tiver produtos das marcas listadas e que estejam dentro do prazo de validade pode continuar o uso desde que observe as condições de armazenamento recomendadas.
Já os órgãos públicos que tenham os produtos devem verificar as licitações de compra e analisar os contratos.
"Vale destacar que a proibição de comercialização dos produtos glicosímetros e tiras com registro suspenso reforça a importância da homologação responsável e criteriosa desses produtos, uma vez que o não atendimento dos padrões de desempenho afeta diretamente a saúde do paciente", diz o comunicado da Anvisa.
A medida foi tomada depois que as marcas não apresentaram ou não atenderam aos requisitos estabelecidos após uma determinação da Anvisa de maio.
Segundo a norma, 95% dos testes de glicemia realizados nos glicosímetros vendidos no Brasil não podem apresentar variação glicêmica maior do que 15% quando comparados aos testes realizados em laboratórios.
"A medição correta no uso dos aparelhos é necessária, uma vez que os erros na leitura dos níveis de açúcar no sangue podem gerar problemas de saúde e acarretar decisões equivocadas sobre alimentação e uso da insulina para aqueles pacientes que fazem uso do hormônio em sua forma sintética, entre outras", diz o comunicado da Anvisa.

Fonte: G1

COMO O CALOR FORTE AMEAÇA A SAÚDE ....


19/12/18 - 

 

Já há algum tempo, cientistas do mundo todo têm chamado a atenção para o impacto das mudanças climáticas no meio ambiente.
Em novembro, um relatório publicado pela revista científica britânica The Lancet fez um alerta para as graves consequências das ondas de calor também para a saúde humana.
O dossiê, chamado The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change (Contagem regressiva: Saúde e Mudanças Climáticas, Acompanhando a Evolução), é publicado anualmente desde 2016.
A publicação cita problemas gerados pelo aumento das temperaturas como o estresse por calor, insuficiência cardíaca e lesão renal aguda por desidratação.
Afirma ainda que, no ano passado, cerca de 157 milhões de pessoas em todo o mundo estiveram em situação de vulnerabilidade por conta das ondas de calor, um aumento de 18 milhões de indivíduos em relação a 2016.
E, em média, cada pessoa foi exposta de 1 a 4 dias adicionais de ondas de calor entre 2000 e 2017, comparado com a base 1986-2005.
São problemas que se pronunciam também no Brasil com a proximidade do verão, cujo início oficial será em 21 de dezembro – embora ele pareça já ter começado em muitos lugares do país, que já sofrem com o calor extremo.
Depois do início da estação, a previsão é de temperaturas ainda mais elevadas que as registradas nos últimos dias.
Segundo Josefa Morgana Viturino de Almeida, meteorologista chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação deve ser entre 0,4º a 0,6º mais quente do que a média do verão passado, com exceção de áreas pontuais, como o extremo sul do Brasil e regiões serranas.
"No geral, a tendência é de calor acima da média e bastante chuva. Também há uma probabilidade de 75% a 80% de estabelecimento do El Niño (aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial) a partir de dezembro deste ano e início de 2019", comenta a especialista.
Confira abaixo os principais males para a saúde decorrentes das altas temperaturas.
Estresse por calor
São vários os males provocados ou agravados pelo clima quente. Muitos deles, inclusive, são citados no documento da Lancet, como o estresse por calor (ou estresse térmico).
Como explica Mayara Floss, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), uma das organizações brasileiras que participaram da elaboração do relatório, quando exposto a temperaturas elevadas, o corpo humano sente dificuldade para se adaptar, e aí precisa promover algumas alterações para se defender.
"Nesta situação, o calor produzido dentro do corpo é transferido para a superfície da pele através do sistema circulatório e do contato interno dos tecidos. Ocorre, por exemplo, a dilatação dos vasos para aumentar o fluxo de sangue e a eliminação de suor para equilibrar a temperatura. O corpo também pode perder água e sais minerais e desidratar", relata.
Se a pessoa continuar exposta ao sol, o caso tende a ficar mais grave, transformando-se em insolação. "Nosso corpo não pode chegar a 40 graus. Se isso acontece, órgãos param de funcionar, levando ao coma e até a morte", acrescenta a especialista, destacando que o perigo é maior para crianças, idosos, grávidas, trabalhadores de áreas externas e pessoas que já tenham algum problema de saúde, como doenças respiratórias, mentais, renais e cardiovasculares.
O importante para evitar o estresse por calor e seus agravantes é se manter bem hidratado, com a ingestão de água e isotônicos; evitar a exposição solar entre 10h e 16h, evitar excesso de álcool e os exercícios extremos; usar roupas leves e soltas e passar o máximo de tempo possível em ambientes frescos.
Floss também recomenda pensar mais no planeta: "As pessoas devem plantar árvores, não desmatar, trocar o carro pelo transporte público e a bicicleta e tornar os espaços urbanos mais verdes."
Mosquitos transmissores de doenças
Outra grande preocupação no verão são as enfermidades como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, transmitidas por mosquitos vetores.
Só para se ter uma ideia, de acordo com um dado publicado no The Lancet Countdown, a capacidade de transmissão do vírus da dengue global em 2016, levando em conta que ela é influenciada por umidade, chuva e temperatura, foi a mais alta já registrada: subiu 9,1% para o Aedes aegypti e 11,1% para o Aedes albopictus (tipo silvestre) em relação ao ano anterior.
"Os mosquitos vetores gostam do calor. Quanto mais quente, melhor para eles", diz Enrique Barros, médico de família e também membro da SBMFC. "E não só isso. As questões ecológicas (urbanização desordenada, falta de saneamento e desmatamento) também estão totalmente relacionadas a este problema", complementa.
Entre as medidas individuais para passar longe das doenças citadas estão: tomar vacina quando houver este tipo de proteção; não circular em áreas de risco; usar repelente e roupas que cubram a maior extensão possível de pele; e instalar mosquiteiros nos quartos e telas nas janelas. Junto a isso, é preciso manter as casas e as ruas limpas, fechar bem os lixos e não deixar água parada - habitat ideal para reprodução dos insetos.
Problemas vasculares e de pele
Embora o relatório da Lancet não cite especificamente os problemas vasculares como consequência do aumento das temperaturas no mundo, eles são muito verificados no Brasil, de acordo com Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).
"Como o calor provoca vasodilatação, há sobrecarga da circulação, principalmente nas pessoas que já possuem histórico de varizes, trombose e insuficiência venosa. Isso pode causar edemas (inchaços) nas pernas, devido ao acúmulo de líquido fora dos vasos, bem como dores, sensação de peso, ardência e coceiras", relata o médico.
As altas temperaturas ainda aumentam o risco de alergias e erisipela, infecção na derme e no tecido subcutâneo, ocasionada pela proliferação de bactérias e que pode provocar alterações dos vasos linfáticos (vasos auxiliares na drenagem dos membros inferiores).
Nesta época, Caiafa indica o reforço dos hábitos saudáveis, o que inclui alimentação equilibrada e, de preferência, com pouco sal, boa hidratação, praticar atividade física regularmente, não ficar longos períodos na mesma posição, fazer massagem e drenagem linfática, não usar roupas muito apertadas e evitar o consumo de álcool.
"Quem tem problema vascular também precisa procurar o cirurgião vascular ou o angiologista no verão para mais orientações e regulação dos medicamentos", complementa o especialista - o mesmo vale para os hipertensos, já que na estação mais quente do ano é comum haver queda da pressão arterial.
Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do HCor (Hospital do Coração), de São Paulo, orienta que as pessoas fiquem mais atentas à alimentação nos dias de calor intenso, pois as altas temperaturas favorecem a proliferação de bactérias em certos itens, como maionese, molhos, condimentos e frutos do mar, aumentando o risco de contaminação.
O importante, então, é se assegurar da procedência e da qualidade do que será consumido, armazenar os produtos corretamente e descartar os que estiverem com aspecto ou cheiro estranho, em especial na praia.
Mais uma preocupação que vem com os dias quentes é o câncer de pele, doença que, pelos dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, representa um terço de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.
"O verão é o período de maior intensidade dos raios ultravioletas, tornando a exposição solar mais perigosa, especialmente para as pessoas de pele clara. Claro que se for algo pontual não há tanto problema, mas, quando se torna frequente, as chances aumentam bastante", afirma.
Cury informa que a melhor forma de se proteger é com exposição solar moderada, evitando os horários das 10h às 16h, e uso de filtro solar adequado, com alto fator de proteção, ressaltando que é fundamental seguir as especificações dos fabricantes e reaplicar nos prazos indicados.
Relatório The Lancet Countdown
Desde 2016, a revista científica britânica The Lancet publica o relatório The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change.
A edição deste ano contou com a participação de 27 instituições acadêmicas de todos os continentes, incluindo as brasileiras, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Organização das Nações Unidas (ONU) e agências governamentais.

Fonte: G1

HOMEM DE 30 ANOS É ASSASSINADO A TIROS EM RUA ESTREITA DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS ....



Conforme a Polícia Militar informou, o acusado, que até o fechamento desta reportagem ainda estava foragido, atirou contra a vítima. Edilson ainda chegou a correr, mas foi alcançado pelo acusado que realizou novos disparos contra ele.
Autor: Redação do Portal
Homem de 30 anos é assassinado a tiros em rua estreita de São José de Piranhas
O jovem Edilson Barbosa Vieira, de 30 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (19), no bairro conhecido como Barraginha, em São José de Piranhas. Segundo informações de populares, o crime aconteceu por volta das 10 horas em uma rua estreita da comunidade.
Conforme a Polícia Militar informou, o acusado, que até o fechamento desta reportagem ainda estava foragido, atirou contra a vítima. Edilson ainda chegou a correr, mas foi alcançado pelo acusado que realizou novos disparos contra ele.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado até o local, mas o homem já não apresentava sinais vitais. 
O local foi isolado até a chegada de peritos da Polícia Civil, para depois o corpo ser encaminhado para Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) da cidade de Patos.
Ainda de acordo com a Polícia, até o fechamento desta reportagem ainda era desconhecida a motivação do crime.
Fonte: Radar Sertanejo

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

UNICAMP DESCOBRE DROGA CAPAZ DE DEIXAR CÉLULAS MAIS SAUDÁVEIS DURANTE ENVELHECIMENTO ....

17/12/18 - 

 

Mais saúde na velhice. O Laboratório de Biologia do Envelhecimento, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, em Campinas (SP), descobriu uma droga capaz de aumentar a vitalidade das células de vermes, interferindo tanto no tempo quanto na qualidade da vida deste ser vivo.
O estudo foi publicado no periódico internacional Redox Biology. O medicamento que apresentou o avanço nas pesquisas, iniciadas há cinco anos com colaboração nacional e internacional, é o enoxacino. Um agente antimicrobiano já usado para tratar infecções urinárias em humanos.
"Muita gente não considera o envelhecimento um processo a ser tratado como uma doença, todo mundo envelhece um dia. O que a gente quer não é tornar as pessoas imortais, mas que elas envelheçam com mais saúde", explica o coordenador do estudo, Marcelo Mori.
Os vermes Caenorhabditis elegans - medem no máximo 1 mm e são frequentemente usados em estudos sobre envelhecimento por terem um ciclo de vida de até 30 dias - viveram 18% a mais com a droga, se comparado aos que não foram submetidos à substância.
"É o avanço mais recente nas pesquisas brasileiras sobre esse tema", afirma Mori.
Como a droga age
Mori explica que o diferencial está no impacto da droga nas moléculas reguladoras microRNAs, presentes no genoma de uma diversidade de organismos, de plantas até animais.
"A gente observa que é uma via que envolve a produção de moléculas chamadas microRNAs. Quando ela está ativada, ela é pró-longevidade. Quando é inibida, está associada ao envelhecimento precoce, a doenças", explica o pesquisador.
Entre os males causados pela inibição dessas moléculas, estão: diabetes, doenças vasculares e processos inflamatórios associados a doenças crônicas.
Nos vermes, foi visível a preservação da capacidade motora na velhice desses animais que usaram a droga.
"Acontece com o verme e com humanos. A gente vai perdendo músculos, coordenação, os vermes também perdem capacidade motora. No verme a droga consegue preservar por mais tempo a capacidade motora".
Os pesquisadores concluíram que a via por meio dos microRNAs é chave no controle do processo de envelhecimento baseado em dados de associação genética. O estudo já está sendo feito também em camundongos.
"A gente tem dados positivos contra doenças metabólicas. É bem possível que ela [droga] tenha um comportamento positivo em mamíferos maiores", acredita o coordenador.
Princípio ativo em nova droga
Por ser um antibiótico, Mori afirma que, com a descoberta, os pesquisadores estudam uma maneira de usar o princípio ativo para desenvolver uma nova medicação, sem efeitos colaterais.
Atualmente, o enoxacino atua em duas frentes: na bactéria a ser combatida, e diretamente nas células, reduzindo a sua degeneração.
"A gente tem um processo de melhoramento da droga para conseguir chegar num ensaio clínico que traga benefícios para população. [...] A gente quer preservar só o efeito nas células, que é o que contribui para a longevidade", afirma.
Outra droga que vem sendo estudada com efeitos pró-longevidade é a metformina, mas ela apresenta uma ação diferente nas células. Altera o metabolismo, mas sem os efeitos nos microRNAs.
"Como atuam por vias diferentes, pode ser que elas sejam aditivas, é uma possibilidade", avalia Mori.

Fonte: G1

domingo, 16 de dezembro de 2018

MORRE EX- PREFEITO DE BONITO DE SANTA FÉ ,SABINO DIAS DE ALMEIDA .....


A morte de Sabino Dias pegou muita gente de surpresa. Nas redes sociais muita gente lamentou o falecimento de forma repentina.
O ex-prefeito da cidade de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, Sabino Dias de Almeida, morreu na noite deste sábado (15), aos 78 anos, vítima de um infarto fulminante.
 Segundo informações, ele se encontrava em um bar na cidade de Monte Horebe quando passou mal e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo levado às pressas para o Hospital Municipal de São José de Piranhas, onde foi constatado o óbito.
Nascido em 1940, Sabino Dias foi prefeito de Bonito de Santa Fé por quatro mandatos e vereador durante uma legislatura. Ele também foi Diretor Administrativo do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (DETRAN) no governo de Cássio Cunha Lima.
A morte de Sabino Dias pegou muita gente de surpresa. Nas redes sociais muita gente lamentou o falecimento de forma repentina.
Fonte Radar Sertanejo

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...