quinta-feira, 30 de abril de 2020

ITAPORANGA TEM QUATRO CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 ,E SEQUE SEM NEM UM CONFIRMADO ..


A atualização foi publicada nessa quarta-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga divulgou nessa quarta-feira (29) a atualização do Boletim Epidemiológico do município.
Conforme a divulgação, publicada às 18h, a cidade segue sem nem um caso de coronavírus confirmado, mas tem quatro suspeitos, 83 monitorados — de pessoas que chegaram de viagem  — e três descartados.
Na noite da última sexta-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia divulgado que já tinha um confirmado, mas logo se retratou ao perceber que se tratava de um equívoco.
Na região do Vale do Piancó, até o momento, apenas um paciente testou positivo para a doença, em Igaracy, mas já foi curado. Vários municípios da localidade não têm nem casos suspeitos.
Fonte Diamante Online

SIKÊRA JR. DIZ QUE ESTÁ COM CORONAVÍRUS EM PARTICIPAÇÃO AO VIVO NA TV ...


Ele contou que foi contaminado mesmo sem ignorar o isolamento social.
O apresentador Sikêra Jr. confirmou, em participação ao vivo no "Alerta Naciona" nesta quarta-feira (29), que seu exame deu positivo para o novo coronavírus.
Ele contou que foi contaminado mesmo sem ignorar o isolamento social.
"A enfermeira que estava cuidado da minha esposa aqui estava com COVID, ela que passo pra nós. Aí tudo mundo pegou! O que vou fazer agora? O que deu devo fazer? Não tem pra onde correr, peguei dentro de casa!", contou Sikêra Jr.
Sikêra Jr. desmentiu os rumores de que estaria com os dois pulmões comprometidos.
Na semana passada, ele passou mal e foi substituído na apresentação do Alerta Nacional, da RedeTV!. Na ocasião, ele fez um primeiro teste de covid-19 e obteve resultado negativo. Nesta quarta, ele apresentou o resultado da contraprova.
Sikêra Jr. pediu que o brasileiro "não subestime o coronavírus, como eu fiz, é mais sério do que eu imaginava".
"É uma surpresa, né? A gente acha que só pega fogo na casa do vizinho, né? E a vida me deu essa lição. A gente não acredita enquanto não acontece com a gente, né? A gente não acredita. Enquanto acontece com o nosso vizinho, normal. Mas quando acontece conosco, a história é outra. E é isso. Estou aqui, apesar de tanta especulação", disse ele, em entrevista ao "Alerta Nacional".
"Agora estou bem, estou bem acompanhado. Estou tomando a medicação, seguindo à risca o que eles me orientaram. Pedi a Deus que eu passe por essa. É um vírus longo, a ciência está brigando para conseguir uma fórmula nova", concluiu.

Fonte ClickPB

terça-feira, 28 de abril de 2020

PB TEM 50% DOS LEITOS OCUPADOS E ESTÁ NO PICO DO CORONAVÍRUS ,ALERTA SECRETÁRIO ..


O estado já tem 633 casos confirmados da doença.
A Paraíba atingiu o ponto máximo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) desde o último dia 20 de abril, revelou o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, nesta terça-feira (28). A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto chegou a 50%, na Paraíba. Na Grande João Pessoa, que concentra o maior número de casos, a taxa chega a 58%, segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Conforme o boletim da SES, divulgado na noite desta segunda-feira (27), a Paraíba está com 633 casos confirmados da doença, desses 410 foram notificados na capital, e já registrou 53 mortes, distribuídas em 40 municípios paraibanos. O total de casos confirmados é quase três vezes mais dos que tinham sido registrados até o dia 20 de abril. Nesta data, a Paraíba tinha 263 casos.
O secretário Geraldo Medeiros disse que a análise de que o estado está no pico da pandemia é baseada em estudos de um comitê científico formado pelos nove estados do nordeste. Os casos são monitorados pela temperatura, através dos pacientes que apresentam febre e que, dessa forma, identificam os possíveis casos do coronavírus.
Geraldo Medeiros explicou que os números mais altos da doença devem perdurar ainda até o fim de maio. “Admitimos cinco pacientes de uma só vez na UTI Covid no Hospital Metropolitano ontem à noite. Estamos com 10 leitos ocupados. Ainda temos 23 vagas de UTI. Estamos na vigência do pico da doença. Aquilo que prevíamos está ocorrendo. Àqueles que falavam em flexibilização, por favor aceitem às nossas orientações para o bem dos paraibanos fiquem em casa. Não queiram que a Paraíba vire uma Manaus”, afirmou.
Fonte Assessoria

AÇUDE DE COREMAS ULTRAPASSA A METADE DA SUA CAPACIDADE TOTAL


O reservatório que tem capacidade para armazenar mais de 744 milhões de m³ de água.
Desde o nosso último monitoramento em relação ao recebimento das águas no sistema hídrico Coremas-Mãe Dágua, as chuvas seguem bandando as regiões que desaguam nos reservatórios como também, banha o próprio complexo.
Isso fez com que da última sexta-feira (24), até o hoje, domingo (26), O Açude Estevam Marinho recebesse 1 metro e 84 centímetros em sua lamina de água. Confira abaixo as recargas recebidas.
Sexta (24) recarga de 54 centímetros.
Sábado (25) recarga de 84 centímetros.
Domingo (26) recarga de 42 centímetros.
O reservatório que tem capacidade para armazenar mais de 744 milhões de m³ de água. Em nosso ultimo monitorando na quinta-feira (23), estava com mais de 311 milhões de m³, de acordo com tabela da ANA e da AESA. Em medidas, eram 12,75 metros de recarga neste ano. Uma marca que não era vista desde 2014.
Agora o Açude de Coremas está com mais de 385 milhões de m³ de água, o que equivale em medidas a 14,59 metros, ultrapassando a metade da sua capacidade total. Um sonho sendo revivido pelos sertanejos que sofrem com a seca nos últimos anos e que chegou a deixar os reservatórios em utilização de volume morto.
Foram mais 74 milhões de m³ de água recebidos em 3 dias, que anima e leva a crer numa possível sangria do complexo ainda este ano. Reforçando essa crença está a meteorologia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuvas para 78 municípios da Paraíba, localizados em regiões diferentes do estado. O aviso foi emitido às 11:00 horas deste domingo (26) e segue até às 11:00 horas desta segunda-feira (27).
Fonte Mais São Bento

MAIS 20 MIL TESTES RÁPIDOS DE CORONAVÍRUS CHEGAM À PB NESTA QUARTA ...


Os exames foram distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo.
Mais 80 mil testes rápidos deverão chegar à Paraíba nesta quarta-feira (29). Das 310 mil unidades adquiridas pela gestão estadual -um investimento de R$ 22,3 milhões-, 20 mil já foram distribuídas com os municípios para serem aplicadas na população.
“O nosso objetivo com o aumento da testagem é para que a gente possa ter um perl epidemiológico e saber exatamente o que está acontecendo em termos de contaminação e proliferação do vírus”, explicou o governador João Azevêdo (Cidadania).
Os testes rápidos foram distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo mantendo o uxo de registro das informações via sistemas oficiais.
Em João Pessoa, a testagem está sendo realizada em domicílio. Em Campina Grande, a testagem será feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de referência.
Confira os locais de testagem no estado:
Na 2ª Gerência Regional de Saúde (GRS), a referência para os testes rápidos será a UPA de Guarabira;
Na 3ª GRS os testes rápidos serão realizados no Hospital Municipal de Esperança, no Centro de Testagem de Esperança e no Hospital;
Na 4ª GRS a oferta dos testes rápidos será no Centro de Testagem de Cuité, Centro Testagem de Picuí e Hospital Regional de Picuí;
Na 5ª GRS as referências são o Hospital de Sumé, Hospital de Serra Branca, UPA de Monteiro;
6ª GRS: Hospital Regional de Patos ou UPA de Patos e Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia;
7ª GRS: Piancó, Conceição, Hospital Regional de Itaporanga;
8ª GRS: Hospital Regional de Catolé, Hospital Municipal de São Bento, Hospital Municipal de Brejo do Cruz;
9ª GRS: UPA de Cajazeiras, Posto de Testagem Uiraúna, Hospital Municipal de São José de Piranhas;
10ª GRS: Sousa, nos Centro de Testagem e na UPA;
11ª GRS: Hospital de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Água Branca e Hospital Municipal de Juru;
12ª GRS: UPA de Ingá, Hospital Municipal de Pedras de Fogo, Posto de Testagem de Itabaiana;
13ª GRS: Pombal Hospital Regional de Pombal, UPA de Pombal, Hospital Municipal de Paulista;
14ª GRS: Posto de Testagem de Mamanguape, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional;
15ª GRS: Hospital Regional de Queimadas, Hospital Municipal de Aroeiras, Hospital Municipal de Boqueirão;
16ª GRS: Hospital Geral de Taperoá e Hospital Municipal de Soledade.
Fonte Assessoria

segunda-feira, 27 de abril de 2020

DEPUTADO DIZ QUE PEDIDO PARA MORO DEPOR NO CONGRESSO FOI PROTOCOLADO ..


Pedido é de autoria do deputado Camilo Capiberibe (PSB).
Após pedir demissão do Ministério da Justiça e fazer graves denúncias contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-ministro Sérgio Moro poderá prestar esclarecimentos no Congresso Nacional. Para isso, o deputado federal paraibano Gervásio Maia (PSB) afirmou que o pedido de ida ao Congresso já foi protocolado na Casa.
Segundo Maia, a pedido é de autoria do deputado Camilo Capiberibe (PSB). Além disso, o Gervásio também contou que o PSB é mais um partido que vai entrar com um pedido de impeachment do presidente.
“Além da convocação do ex-ministro para prestar esclarecimentos sobre as graves denúncias que fez contra o presidente, o partido vai entrar com o pedido de impeachment de Bolsonaro. Não podemos ser omissos diante de acusações tão graves contra o presidente”, disse Maia.
Fonte Fonte83

COMEÇAM HOJE AS ULAS ONLINE DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA PARAÍBA ...


Regime Especial vigora enquanto aulas presenciais estiverem suspensas.
Começam nesta segunda-feira (27) as atividades escolares do Regime Especial de Ensino para os alunos da rede estadual de educação da Paraíba. O regime foi estabelecido diante da suspensão de aulas presenciais como medida restritiva que visa conter a disseminação do novo coronavírus na Paraíba, e vai vigorar por todo o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.  
Os professores passaram por treinamento na última semana para que as aulas pudessem ser iniciadas nesta segunda. 
O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, explicou que “dada a excepcionalidade, percebemos a necessidade de, durante o regime, desenvolver atividades pedagógicas que considerem o currículo escolar, como também o momento que vivenciamos atualmente. Por isso, serão baseadas em grandes eixos que promovem novas formas de trabalhar as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes da Rede Estadual”.
Ferramentas utilizadas
 A Secretaria disponibilizou a plataforma online ‘Paraíba Educa’ (https://paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca) , que reúne todas as informações sobre Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).
Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados os seguintes recursos:
Google Classroom: Trata-se de uma plataforma virtual para aulas online, que serão organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta será incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma SABER da SEECT.
 Aplicativo Paraíba Educa: Permitirá o acesso dos estudantes e professores ao Google Classroom e à Plataforma SABER.
Videoaulas: A SEECT vai disponibilizar uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibida em canal aberto em diferentes regiões do estado.
Redes sociais: Serão ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais das turmas criados por cada escola. Também serão utilizadas para o envio de roteiros de atividades estruturadas para as famílias e estudantes.


Como vai funcionar para cada nível de ensino
Ensino Infantil - Para as famílias dos estudantes da Educação Infantil, serão encaminhadas propostas de atividades interativas e lúdicas, na perspectiva do desenvolvimento e fortalecimento das dimensões afetiva e sócio emocional das crianças. Estas propostas serão disponibilizadas por meio de roteiros de estudos sistematizados, que serão produzidos pelos professores e validados pela coordenação pedagógica de cada escola. Para atender aos alunos do Ensino Infantil serão utilizadas o Paraíba Educa, as redes sociais e videoaulas.
Primeiros anos do Ensino Fundamental - A interação com a tecnologia das crianças dessa fase se amplia, mas dada a realidade de que ainda estão em processo de alfabetização e a necessidade de um acompanhamento maior por parte das famílias, optou-se por utilizar uma estratégia semelhante à educação infantil. Para tanto, será feito o encaminhamento remoto de atividades lúdicas e pedagógicas às famílias e aos estudantes, além de um programa de TV com programação centrada na estimulação da leitura, escrita, matemática e letramento científico dos estudantes, partindo dos eixos norteadores apontados pela SEECT.
Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - Os estudantes matriculados em todas as modalidades dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio terão acesso às atividades por meio de roteiros de estudo, disponibilizados por meio das salas virtuais disponíveis na Google Classroom, videoaulas, meio físico ou outros. Os Professores do Ensino Regular deverão manter parcerias pedagógicas com o professor da Sala de Recursos Multifuncionais no sentido de que este professor seja um orientador de metodologias diferenciadas, a partir da real necessidade educacional desses estudantes.
Acessibilidade
Para os estudantes com surdez, que fazem uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), será disponibilizada a presença de um intérprete nas salas virtuais, este articulado pela equipe gestora da escola e respectiva Gerência Regional de Ensino, e material pedagógico acessível. Para os estudantes com Deficiência Visual, os materiais serão disponibilizados em modo textual e deverão estar em formato PDF, para que ele possa acessá-lo utilizando as tecnologias assistivas de leitura de tela.

Estratégias para quem não tem acesso aos recursos disponíveis
O material será distribuído em formato impresso nos casos em que a gestão da escola constatar a impossibilidade do estudante acessar as plataformas ou redes sociais disponíveis. A logística da distribuição será definida por cada escola, de acordo com sua realidade, em diálogo com a Gerência Regional e a SEECT.

Fonte ClickPB

TRE PODE PROIBIR CARRETAS E PASSEATAS DURANTE CAMPANHAS DESTE ANO ..


Medida poderá ser adotada pelo Tribunal para evitar a aglomeração.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o desembargador José Ricardo Porto, afirmou que a realização de carreatas, passeatas e comícios podem ser proibidas durante a campanha eleitoral deste ano por conta da pandemia do novo Coronavírus. Segundo o presidente, a medida poderá ser adotada pelo Tribunal para evitar a aglomeração de pessoas e a proliferação da infecção.
“Estamos trabalhando as eleições 2020 com as datas do calendário eleitoral. Também admito que dependendo da curva da covid-19 um adiamento das eleições, prorrogação jamais. Durante o processo eleitoral, certos eventos como carreata, passeata, comícios e arrastões podemos suprimir já que são aglomerações de pessoas. Estamos averiguando o quadro”, afirmou o desembargador.

Fonte Fonte83

EM PATOS ,MÉDICOS DESENVOLVEM CÁPSULA PARA DAR MAIS SEGURANÇA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE LIDAM COM PACIENTES DE COVID -19




Os médicos Dr. Eulâmpio Dantas e a Dra. Miriam de Andrade, ambos com atuação em Patos, desenvolveram uma cápsula que está sendo denominada Câmara de Entubação, Aspiração, Nebulização e Reanimação de Pacientes com COVID – 19 (CEANER).  
O experimento foi criado com a finalidade de dar mais segurança aos profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes acometidos por COVID – 19, pois, de acordo com pesquisas oficiais, os profissionais de saúde são os mais suscetíveis ao contágio pelo COVID – 19 diante do contato direto no tratamento de pacientes com o vírus.
Dr. Eulâmpio Dantas relatou que existe a necessidade de procedimentos nos quais são liberados muitos aerossóis por parte do paciente, bem como outros procedimentos que põem em risco a saúde da equipe envolvida no tratamento. O experimento também visa promover economicidade. Como o material usado no CEANER pode ser esterilizado para reuso, existirá uma diminuição no Equipamento de Proteção Individual (EPI).
“Estamos trabalhando este dispositivo que possibilite uma entubação mais segura para os profissionais de saúde. Com ele, poderemos realizar aspirações, ambuzar e outros procedimentos sem o contato com as microgotículas no meio. Todas as ideias que ofereçam segurança no momento da aproximação para ações são sempre bem-vindas. Precisamos de material que estão nos hospitais e já não são mais usados, porém, podemos reutilizar para criar e melhorar a ideia do CEANER…”, relatou Dr. Eulâmpio.

Jozivan Antero – Patosonline.com

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...