terça-feira, 30 de junho de 2020

VACINA CONTRA A COVID -19 PODE SER DISTRIBUÍDA AINDA ESTE ANO NO BRASIL ..




A vacina contra o covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, com testes no Brasil, poderá ficar disponível à população ainda este ano. A afirmação foi feita por Maria Augusta Bernardini, diretora-médica do grupo farmacêutico Astrazeneca. O grupo anglo-sueco participa das pesquisas da universidade inglesa em parceria com Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Esperamos ter dados preliminares quanto a eficácia real já disponíveis em torno de outubro, novembro”, disse Bernardini. Segundo ela, apesar de os voluntários serem acompanhados por um ano, existe a possibilidade de distribuir a vacina à população antes desse período.

“Vamos sim analisar, em conjunto com as entidades regulatórias mundiais, se podemos ter uma autorização de registro em caráter de exceção, um registro condicionado, para que a gente possa disponibilizar à população antes de ter uma finalização completa dos estudos”, acrescentou, destacando que os prazos podem mudar de acordo com a evolução dos estudos.

Segundo ela, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem se mostrado disposta a colaborar. A vacina está atualmente na fase três de testes. Isso significa, de acordo a Unifesp, que a vacina se encontra entre os estágios mais avançados de desenvolvimento. O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a iniciar testes com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e um dos motivos que levaram à escolha foi o fato de a pandemia estar em ascensão no país.

“O Brasil é um grande foco de crescimento, de mortalidade, o que nos coloca como ambiente propício para demonstrar o potencial efeito de uma vacina. Para isso precisamos ter o vírus circulante na população e esse é o cenário que estamos vivendo”, disse Bernardini. Ela participou, hoje (29), de uma conversa, transmitida ao vivo pela internet, com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan.

A diretora-médica da Astrazeneca também destacou que a atuação de pesquisadores brasileiros em Oxford e sua reputação foi outro fator influenciador para trazer a pesquisa para o Brasil. “Isso fortaleceu a imagem a reputação científica do Brasil, além de facilitar, trazer com agilidade o estudo em termos de execução”.

Vantagens da vacina de Oxford

Segundo ela, a vacina de Oxford tem vantagem sobre outras em desenvolvimento no mundo pois, além de usar uma plataforma já conhecida e testada em vírus como Mers e Ebola, funcionaria com uma dose única. “Estamos desenvolvendo uma vacina em dose única. É um diferencial. […] Outro diferencial que temos é que sabemos que potencial da geração de anticorpos é muito forte, muito positivo”.

Edição: Liliane Farias / Agência Brasil


POLÍCIA ENCERRA FESTA DE ANIVERSÁRIO COM DROGAS E AGLOMERAÇÕES NO "FORRÓ DA PANDEMIA" , NA PB ...


A polícia recebeu uma denúncia anônima sobre a aglomeração por volta das 23h desse domingo (28)

Polícia revistou os presentes na festa e
encontrou várias drogas - Foto: Reprodução
A Polícia Militar encerrou uma festa de aniversário com aglomeração em Sousa, no Sertão paraibano. Na festa, que foi chamada de ''Forró da pandemia'', ninguém estava usando máscara e a polícia ainda encontrou drogas no local.

O evento aconteceu na noite desse domingo (28), no bairro Jardim Brasília. A polícia recebeu uma denúncia anônima sobre a aglomeração por volta das 23h.

No local da festa foram encontrados 123 frascos de Loló, maconha, e 13 trouxinhas de cocaína. Havia menores presentes no evento. O aniversariante e a dona da casa foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos, já que, além das drogas encontradas, todos estavam descumprindo as medidas de isolamento social estabelecidas pelo Município de Sousa.

ClickPB

segunda-feira, 29 de junho de 2020

ARGENTINA FAZ CONTROLE DE GAFANHOTOS E DIMNUI NUVEM QUE SE APROXIMA DO BRASIL E DO URUGUAI ...


No fim de semana, governo do país vizinho encontrou a localização dos gafanhotos e começou a aplicação de inseticidas.

Técnicos da Argentina começaram nesse fim de semana o controle da nuvem de gafanhotos que está passando pelo país e que se aproxima do Brasil e do Uruguai.

De acordo com o último boletim do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), a nuvem está localizada a 55 km na cidade de Curuzú Cuatiá, dentro da província de Corriente, e a pouco mais de 100 km do território brasileiro e do uruguaio (veja mais abaixo).

No sábado (27), equipes avaliaram os resultados da pulverização de inseticidas realizadas na tarde do dia anterior. Segundo a Confederação Rural da Argentina (CRA), que atua em conjunto com o Senasa, essa medida reduziu em 15% a quantidade de insetos.

Já no domingo (28), foram realizadas aplicações em terra de defensivos agrícolas contra a nuvem, o que deve diminuir ainda mais a concentração dos insetos

No início desta semana, técnicos argentinos monitorando o deslocamento da nuvem de gafanhotos e o tamanho da população após as medidas de controle.

Brasil monitora
Segundo o Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal (Cosave), uma reunião para analisar a situação foi realizada no fim da última semana com participação de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

O que se sabe sobre a infestação que pode chegar ao Brasil
Por que alguns insetos se movem em nuvens?
O Ministério da Agricultura brasileiro afirmou que o monitoramento feito pelo governo indica que "até o momento, estão mantidas as previsões sobre a rota da nuvem de gafanhotos, que não entrou em território brasileiro".

"De acordo com os dados meteorológicos para a Região Sul do Brasil, previstos para os próximos dias, é pouco provável - até o presente momento - que a nuvem avance em território nacional. Caso isso ocorra, será feito um monitoramento interno para o acompanhamento da evolução do evento."

Praga pouco conhecida
Segundo um relatório do Ministério da Agricultura da Argentina, a espécie de gafanhoto que avança na América do Sul, chamada Schistocerca cancellata, causou danos severos à produção do país nos anos 1960 e é considerada uma "praga pouco conhecida".

Novos ataques do inseto voltaram a ser relatados no país vizinho somente em 2015 e se repetiram em 2017 e 2019. Os argentinos afirmam que o inseto não traz nenhum risco aos humanos nem é vetor de doenças.

No Brasil, de acordo o Ministério da Agricultura, esses gafanhotos estão no país desde o século 19 e causaram grandes perdas às lavouras de arroz na região Sul nas décadas de 1930 e 1940. Mas as nuvens não se formam desde então.

 

 

Fonte G1.

sábado, 27 de junho de 2020

MS ANUNCIA PARCERIAS PARA DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DA VACINA DE OXFORD PARA COVID-19 ..


30 milhões de doses serão distribuídas entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (27), uma parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca.

O acordo prevê a compra de lotes da vacina e a transferência de tecnologia – que, se comprovada a eficácia, serão inicialmente 30 milhões de doses entregues em dois lotes: 15 milhões em dezembro de 2020, e 15 milhões em janeiro de 2021, com prioridade para o grupo de risco e para profissionais de saúde.

Após as primeiras duas entregas, segundo o ministério, ainda poderão ser produzidas mais 70 milhões de doses para distribuição a partir do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Nesse primeiro momento, o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) vem pronto (do exterior)", explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto. "Ele vai ser processado e distribuído para a população brasileira."

Angotti reforçou que há, no acordo, o orçamento de importação de mais IFA para a ampliação da produção nacional. Segundo ele, a compra de mais princípios ativos será feita após uma reavaliação do mercado internacional. Ele disse também que é possível que surja outras opções concorrentes de vacina.

No Brasil, a tecnologia será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que será preparada para fabricar a imunização distribuída no país com a tecnologia estrangeira.

Em um comunicado, a pasta formalizou que governo federal aceitou uma proposta feita pela embaixada britânica e a farmacêutica para a cooperação no desenvolvimento tecnológico e acesso do Brasil à vacina ChAdOx1.


Acordo em duas etapas
O acordo tem duas etapas, diz o ministério. A primeira, consiste na encomenda de frascos da imunização e também que o país assuma os custos de parte da pesquisa. O país se compromete a pagar pela tecnologia, ainda que não tenham se encerrado os estudos clínicos finais.

Em uma segunda fase, caso a vacina se mostre eficaz e segura, será ampliada a compra. Se a vacina for licenciada, a pasta estima a compra de mais 70 milhões de doses, no valor estimado de US$ 2,30 (cerca de R$12,60) por dose.

"Nessa fase inicial, de risco assumido, serão 30,4 milhões de doses da vacina, no valor total de U$ 127 milhões, incluídos os custos de transferência da tecnologia e do processo produtivo da Fiocruz, estimados em U$ 30 milhões. Os dois lotes a serem disponibilizados à Fiocruz, de 15,2 milhões de doses cada, deverão ser entregues em dezembro de 2020 e janeiro de 2021", diz o comunicado.


O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, explicou em uma entrevista coletiva que há um "risco associado" a esta parceria.

"No desenvolvimento de uma encomenda tecnológica, existe um risco associado a ele. Os estudos preliminares de fase 1 e 2 mostram que tem uma resposta bastante significativa, mas se os estágios clínicos não se mostrarem seguros, teremos aprendido com o avanço tecnológico."

Vacina de Oxford
Na sexta-feira (26), uma cientista da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse que a vacina testada no Brasil contra a Covid-19, que é feita pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, é a mais adiantada no mundo e a mais avançada em termos de desenvolvimento.

Soumya Swaminathan disse também que uma outra vacina em fase de testes – idealizada pela empresa Moderna – "não está muito atrás" da potencial imunização da AstraZeneca. Os dois projetos estão entre as mais de 200 vacinas candidatas contra a Covid-19, das quais 15 já entraram na fase de testes clínicos, em humanos.

A vacina ChAdOx1está na fase 3 de desenvolvimento – última fase antes da aprovação e distribuição – e começou a ser testada nesta semana em voluntários brasileiros, em um estudo liderado no país pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Etapas para a produção
Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas para testar segurança e resposta imune. Primeiro há uma fase exploratória, com pesquisa e identificação de moléculas promissoras (antígenos).

O segundo momento é de fase pré-clínica, em que ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais (ratos, por exemplo).

Só então é chegada à fase clínica, em humanos, dividida em três momentos:

Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;
Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma randomizada (aleatória) e são bem controlados;
Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos; só então há um registro sanitário

Fonte G1.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

PARAÍBA RECEBE RESPIRADORES ,MÁSCARAS E EPIs ...


A doação conta com 391.680 itens, somando mais de meio milhão de reais em produtos de proteção.

A Paraíba através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu dois lotes de doações do Itaú Cultural para o combate ao Covid-19. A doação conta com 391.680 itens, somando mais de meio milhão de reais em produtos de proteção, que serão distribuídos na Paraíba.

Foram doados dez respiradores e três milhões de máscaras de tecido Malwee, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que abastecerão a rede hospitalar do Estado referência para o combate ao vírus.

Os lotes foram recebidos entre o sábado (20) e a última terça-feira (23).

Os respiradores foram enviados aos hospitais do sertão e, neste primeiro momento, 500 mil máscaras serão destinadas à população beneficiada pelo Bolsa Família.

Já os EPIs serão distribuídos na rede estadual de saúde. Ao todo foram recebidos: 289.500 aventais, 12.600 máscaras N 95, 30.700 pares de luvas nítricas, 3.520 óculos, 1.450 Face Shields; 53.900 de toucas. O material é suficiente para abastecer em média 15 dias aos profissionais dos serviços de saúde.

A SES vem recebendo doações de diversos segmentos. Entre os itens já recebidos e distribuídos estão insumos como: álcool em gel 70%, máscaras cirúrgicas, máscaras N95, luvas, entre outros.

Fonte Assessoria

segunda-feira, 22 de junho de 2020

VALE DO PIANCÓ CHEGA A 168 CASOS DE CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS ..


Piancó segue com maior número de infectados.

O número de casos confirmados de coronavírus na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, tem aumentado diariamente, segundo dados publicados pelas respectivas secretarias de saúde. 17 das 18 cidades já tiveram pessoas infectadas pela doença. 

A cidade de Itaporanga, que é o maior polo comercial da localidade, teve aumento considerável de confirmações. No dia 16 contava com apenas nove contagiados, mas, no intervalo de 72 horas, subiu para 19, num crescimento de 100%. Na atualização desse domingo (21), o número continuava o mesmo.

Outro caso divulgado recentemente foi em Santana de Mangueira, que até então era uma das únicas cidades do Vale sem casos. Conforme publicação da pasta da saúde no sábado (20), um paciente fez o teste e foi confirmado para a doença, mas já está curado.

Na ranking de maior número, Piancó continua liderando com mais pessoas com a doença na região, com 36 infectadas; em seguida vem Olho Dágua, com 26; depois Coremas, com 24; e São José de Caiana, 21.

 

Casos confirmados na região:

1 - Piancó: 36

2 - Olho Dágua: 26

3 - Coremas: 24

4 -  São José de Caiana: 21

5 - Itaporanga: 19

6 - Santa Inês: 8

7 - Aguiar: 8

8 - Ibiara: 5

9 - Conceição: 5

10 - Nova Olinda: 5

11 - Igaracy: 2

12 - Serra Grande: 2

13 - Diamante: 2

14 - Boa Ventura: 2

15 - Curral Velho: 1

16 - Santana dos Garrotes: 1

17-  Santana de  Mangueira: 1

Fonte Diamante Online

sábado, 20 de junho de 2020

CGU INICIA VARREDURA DE "RICOS" PARAIBANOS QUE FRAUDARAM O AUXÍLIO EMERGENCIAL ...


A CGU iniciou, também, a notificação de servidores estaduais e municipais que foram contemplados.

A Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou um processo de cruzamento de dados para detectar pessoas “ricas” inseridas entre os beneficiários do auxílio emergencial pago pelo governo federal. Até agora, na Paraíba, já foram detectadas mais de mil pessoas que receberam o benefício de forma irregular.

Em relação à nova fase, os nomes dos beneficiários vão ser confrontados com os registros de patrimônio. Um exemplo disso é o registro de veículos. Quem tiver um carro avaliado em mais de R$ 60 mil terá que devolver o dinheiro recebido. A indicação da CGU é que as pessoas se antecipem e devolvam o dinheiro.

Vários casos de filhos e mulheres de políticos paraibanos, por exemplo, já foram detectados. A lista inclui filho de deputado federal, membros de órgãos de controle, prefeitos, vereadores. Todos estão sendo orientados a devolver o dinheiro, sob o risco de serem alvos de processo. Em todo o país, R$ 31 milhões já foram devolvidos.

Servidores

A CGU iniciou, também, a notificação de servidores estaduais e municipais que foram contemplados com o auxílio emergencial de R$ 600. Ao todo, foi verificado 25.645 benefícios pagos indevidamente a servidores públicos paraibanos. Isso representou um prejuízo de R$ 18.099.600,00 para os cofres públicos.

Ressalta-se que pela característica da forma de operacionalização do benefício, é possível que os servidores não tenham feito solicitação para seu recebimento. Isso é possível no caso de quem estiver no Cadastro Único para programas sociais ou por serem beneficiários do Programa Bolsa Família. Mesmo nestes casos, eles terão que fazer a devolução.

 

Fonte Resumo PB

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...