segunda-feira, 31 de maio de 2021

TODA POPULAÇÃO DA PARAÍBA PODERÁ SER VACINADA ATÉ OUTUBRO , GOVERNADOR ...

 


Ele pediu que os paraibanos continuem seguindo os protocolos de segurança.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), disse nesta segunda-feira (31) que toda a população do estado poderá estar vacinada contra Covid-19 até o mês de outubro deste ano. A declaração ocorreu no programa ‘Fala Governador’, transmitido por uma emissora estatal de rádio, toda semana.

Ele pediu que a população continue seguindo os protocolos de segurança para que haja controle da disseminação do coronavírus e que os grupos que estão dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) procurem os postos de saúde na data correta para receberem a dose, conforme calendário dos municípios.

Com a expectativa de que toda a população seja vacinada antes do fim deste ano, João Azevêdo lembrou que isso será primordial para que a economia volte a funcionar de forma plena, com consumo e geração de emprego.

“Poderemos retornar a economia, a geração de empregos e fazer com que a vida dentro do ‘novo normal’ possa ser retomada”.

A ampliação da vacinação para todos os públicos foi anunciada semana passada pelo Ministério da Saúde. Estados e Municípios preparam o esquema para distribuir doses não só para grupos prioritários, mas também para pessoas de 18 a 59 anos de forma escalonada e decrescente.

Nesta segunda-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) afirmou que a imunização para o público de 18 a 59 anos poderá começar ainda nesta semana em algumas cidades da Paraíba.

Conforme a SES, quando os Municípios encerrarem a etapa de imunização dos profissionais da área da educação, poderão iniciar a vacinação por idade em paralelo aos grupos prioritários.

De acordo com a secretaria, há cidades que já conseguirão iniciar nesta semana em virtude de o sistema de ensino envolver apenas educação básica.

Em Serrana, no interior de São paulo, o Projeto S, coordenado pelo Instituto Butantan para vacinar a população adulta do município, permitiu a imunização de 95% dos habitantes acima de 18 anos protegidos pela Coronavac.

A pesquisa científica inédita mostrou quedas significativas de 95% em mortes, 86% de internações e 80% em casos sintomáticos de Covid-19 na cidade, que tem 45 mil habitantes.

Assessoria

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENVIARÁ APARELHOS DE OXIGÊNIO PARA NORTE -NORDESTE ...

 


O ministério já providenciou para essas regiões 5.100 concentradores de oxigênio

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que enviará 5,1 mil concentradores de oxigênio para auxiliar as unidades de saúde com pacientes internados com covid-19 no Norte e Nordeste do país. Queiroga encontra-se em Pernambuco, estado que, segundo ele, receberá 148 aparelhos até o dia 10 de junho.

“Estamos visitando a região, pois sabemos que há ameaça de colapso no sistema de saúde, sobretudo em função do insumo oxigênio. O ministério já providenciou para essas regiões 5.100 concentradores de oxigênio. Para Pernambuco, serão 148 concentradores”, disse o ministro.

 

Fonte83

domingo, 30 de maio de 2021

ADOLESCENTE BALEADO EM ITAPORANGA NÃO REGISTE E MORRE EM HOSPITAL ...

 


Vítima foi atingida com pelo menos quatro tiros.

O adolescente de 17 anos que foi baleado na madrugada deste domingo (30) em Itaporanga não resistiu e morreu no Hospital Regional de Patos. Manoel Trajano Inocêncio foi atingido com pelo menos quatro disparos de arma de fogo, sendo dois nas costas, um no abdômen e outro no peito.

Conforme a Polícia Militar, moradores contaram que ouviram apenas os disparos. Quando a guarnição chegou ao local, a vítima estava sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ele foi conduzido  para o hospital local, de onde foi transferido para a unidade patoense.

O suspeito de cometer o homicídio é um homem de Piancó. Ele ainda não foi localizado. 

Leia: Em Itaporanga, adolescente é baleado com tiros em tentativa de homicídio

Diamante Online

DECRETO MAIS RESTRITIVO É PREVISTO PARA INÍCIO DE JUNHO NA PB

 


É um cenário preocupante essa ocupação rápida dos leitos hospitalares.

O Secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, não descartou, nesta sexta-feira (28), um novo decreto com medidas mais restritivcas para conter o avanço da pandemia da covid-19 na Paraíba. Para ele, a intensificação das restrições é uma resposta natural ao processo de avanço da doença com reflexos na lotação de leitos e nos níveis de transmissão da doença.

“Através do monitoramento diário, observamos a migração da bandeira laranja para a vermelha nos municípios. Após a análise desse contexto epidemiológico, o estado anunciará as medidas. O atual decreto já contempla as limitações aos municípios que apresentam as bandeiras vermelhas e laranjas “, explicou. 

O gestor alertou sobre o cenário que é considerado grave. “Nós temos alta propagação em todas as três macrorregiões do estado sendo mais intenso no Sertão com 94% de ocupação nos leitos UTI adulto e Campina Grande com um cenário alto também, com 80% sendo 90% de enfermaria ocupados. É um cenário preocupante essa ocupação rápida dos leitos hospitalares. Mas sabemos que mesmo com a ampliação de leitos, essa não é a solução, a solução é usar máscara, álcool e evitar aglomerações”, analisou.

Fonte83

PARAÍBA TEM 82% DOS LEITOS DE UTI ADULTO PARA COVID -19 OCUPADOS...

 

 ocupados

Foram confirmados 33 novos óbitos desde a última atualização.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta sexta (28), 1.917 casos de covid-19. Entre os confirmados nesta sexta, 103 (5,37%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.814 (94,6%) são leves. Com isso, a Paraíba totaliza 326.342 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. No total, 82% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 estão ocupados no estado.

Também foram confirmados 33 novos óbitos desde a última atualização, sendo 22 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 21 deste mês e esta sexta, sendo quatro em hospitais privados, um em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 7.589 mortes. O boletim registra ainda um total de 223.896 pacientes recuperados da doença.

Cinco municípios concentram 929 novos casos, o que corresponde a 48,46% dos casos registrados nesta sexta. São eles: João Pessoa, com 467 novos casos, totalizando 85.354; Campina Grande, com 221 novos casos, totalizando 28.966; Cajazeiras, com 83 novos casos, totalizando 7.555; Esperança, com 79 novos casos, totalizando 3.843; Guarabira, com 79 novos casos, totalizando 7.794.

Até esta sexta, 218 cidades paraibanas registraram óbitos por covid-19. Os 33 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Bananeiras (2); Barra de São Miguel (1); Bayeux (1); Cacimba de Dentro (1); Campina Grande (5); Caturité (1); Diamante (1); Dona Inês (1); Imaculada (1); João Pessoa (7); Lagoa (1); Livramento (1); Olho d’Água (1); Pitimbu (1); Pombal (1); Queimadas (1); Riachão do Poço (1); Santa Rita (1); Santo André (1); São José da Lagoa Tapada (2) e Sossêgo (1).

As vítimas são 16 homens e 17 mulheres, com idades entre 29 e 92 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e 07 não tinham comorbidades.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 79%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 78%. Em Campina Grande estão ocupados 84% dos leitos de UTI adulto e no sertão 94% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 106 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 938 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Fonte83

sexta-feira, 28 de maio de 2021

MS ADOTARÁ CRITÉRIO PARA PERMITIR VACINAÇÃO EM MENORES DE 59 ANOS ...

 


Medidas incluem enviar doses para professores e trabalhadores da educação em todo o país.

O Ministério da Saúde irá adotar novas orientações para organização da vacinação contra a Covid-19 nos estados e municípios. De acordo com as informações do jornal Folha de São Paulo, as medidas incluem enviar doses para professores e trabalhadores da educação em todo o país, grupo que é o próximo da lista prioritária e, na sequência, abrir espaço para o início da vacinação em alguns locais também por faixa etária, em pessoas com menos de 59 anos.

A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (27) em reunião com os demais gestores do SUS, como representantes de secretários estaduais e municipais de saúde e deve se tornar realidade a partir do fim da vacinação dos demais grupos prioritários previstos no plano de vacinação.

Passada essa etapa, que na prática já ocorre em diversos estados, seria aberta a possibilidade também de iniciar, em alguns locais, o início da vacinação por faixa etária, que iria da maior para a menor idade —pessoas de 59 a 55 anos, seguido de 54 a 50 anos e assim por diante.

Para que o início da vacinação por faixa etária possa ocorrer, municípios devem pactuar a estratégia em conjunto com os estados em comissões técnicas e reservar uma parte das doses para manter a imunização dos grupos prioritários.

Uma nota técnica que detalha as medidas deve ser divulgada nesta sexta (28).

MaisPB

quinta-feira, 27 de maio de 2021

PARAIBANO PEDE BENÇÃO E PAPO FRANCISCO BRINCA COM BRASILEIROS ...

 


"País não tem salvação, muita cachaça e pouca oração" disse o pontífice.

O padre de Campina Grande, João Paulo Souto Victor, viajou a Roma para fazer um mestrado sobre a influência das redes sociais na formação da consciência cristã. Na manhã desta quarta-feira (26) ao visitar o papa Francisco ele foi surpreendido pelo pontífice. Durante os cumprimentos ao papa, o paraibano pediu bênçãos aos brasileiros, o momento foi gravado e o vídeo com a resposta viralizou na internet.

De forma descontraída, o pontífice abriu um sorriso e disparou: "Vocês não têm salvação. Bebem muita cachaça e rezam pouco". O momento foi definido pelo paraibano como sendo espontâneo, e a realização de um sonho, uma vez que logo após o comentário, o papa fez o sinal da cruz em sua cabeça, símbolo de proteção.

O vídeo, gravado por um colega, ganhou repercussão e assustou o padre com a quantidade de mensagens que recebeu. O padre concluiu a pesquisa em um ano e oito meses, e o encontro desta quarta marcou o fim do período dele na capital italiana, após estudar teologia moral na Academia Alfonsiana de Roma.

Confira o vídeo com o momento descontraído:

ClickPB

MAIS UM FUGITIVO DA CADEIA DE ITAPORANGA SE ENTREGA Á JUSTIÇA

 


Dos setes detentos fugitivos, apenas um continua solto; polícia segue nas buscas.

Mais um fugitivo da Cadeia Pública de Itaporanga resolveu se entregar às autoridades na manhã desta quinta-feira (27). Matheus da Silva Belarmino, 19 anos, se apresentou no Fórum de Piancó. 

Após detido, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, de onde, posteriormente, foi levado para a unidade prisional itaporanguense.

Com a recaptura, seis dos sete detentos que fugiram da cadeia na última sexta-feira (21) foram aprisionados.

A policia segue no encalço do outro foragido.  Valdeni Alves Ferreira, que é natural de Piancó, ainda não foi localizado.

Leia: Cinco fugitivos da cadeia de Itaporanga já foram recapturadas; dois se entregaram

Diamante Online

SECRETÁRIO REIVINDICA RESPIRADORES E VACINAÇÃO EM MASSA PARA PARAÍBA ...

 


Ele participou de uma audiência com o ministro da Saúde, nesta quarta.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, participou de uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (26), em Brasília. O secretário fez reivindacações para saúde pública da Paraíba.

De acordo com o secretário, foram feitas quatro reivindicações ao Ministério: 100 respiradores para implantação de mais UTI adulto para Covid-19; um acelerador linear para o Hospital do Bem, em Patos; um projeto piloto de Trauma na Paraíba e outro para estratégia de soroprevalência e vacinação em massa no município de Sousa.

“Estamos nessa nova crescente de casos de Covid-19 na Paraíba. Vamos ampliar a oferta de leitos de UTI, por isso fizemos o pedido de 100 respiradores. Sobre o projeto piloto relacionado à doença Trauma, segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2021 a 2030 há uma meta a ser atingida de diminuição de 50% do número de mortes em decorrência da doença trauma, como acidentes no trânsito e ocorrências interpessoais”, explana.

Quanto ao projeto piloto de soroprevalência no município de Sousa, Geraldo Medeiros explica que seria um trabalho semelhante ao que está sendo feito em Botucatu, uma cidade de 190 mil habitantes do estado de São Paulo. A população acima de 18 anos seria testada e vacinada contra Covid-19.

“Como a taxa de transmissibilidade de Sousa é elevada, escolhemos o município para realizar esse possível projeto piloto. Nós testaríamos com os antígenos toda a população acima de 18 anos e posteriormente toda a vacinação dessa população”, pontua.

Ainda em Brasília, o secretário Geraldo Medeiros cumpriu outra agenda, da qual participou de uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com o embaixador de Taipei/Taiwan no Brasil, Tsung-Che Chang, acompanhado do primeiro secretário, Eduardo Lin. Na ocasião, o embaixador falou a respeito do enfrentamento da pandemia na ilha, enfatizando ações de vigilância, controle de entrada, testagem, proteção de dados.

ClickPB

HOSPITAL DA CAPITAL ATINGE 100% DE OCUPAÇÃO DE UTI PARA COVID -19

 


Nos útltimos dias a unidade teve recorde de internações.

O Hospital Clementino Fraga, uma das unidades que é referência para o tratamento da Covid-19 em João Pessoa, atingiu 100% da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o diretor do hospital, Fernando Chagas, nos útltimos dias a unidade teve recorde de internações de pacientes com a doença, o que levou a ocupação total dos leitos de UTI.

O diretor disse ainda, durante em entrevista nessa quarta-feira (26), que a situação já pode ser considerada como um pré-colapso, tendo em vista de que os números de pessoas contaminadas tem aumetado a cada dia.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontaram que em todo o estado, a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) é de 78%.

Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 80%. Em Campina Grande estão ocupados 79% dos leitos de UTI adulto.

A situação mais preocupante é no Sertão do estado, onde sertão 92% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados, conforme apurou o Notícia Paraíba.

De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 97 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 958 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Folha Patoense

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...