quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

POLÍCIA MILITAR DESARTICULA DEPÓSITO DE DROGAS A E APREENDE ARMA , EM ITAPORANGA

 


Material estava em uma casa no bairro Adailton Teixeira.

A Polícia Militar desarticulou um depósito de drogas e apreendeu arma de fogo nesta terça-feira (30) na cidade de Itaporanga (PB).

Os militares receberam uma informação anônima de que uma casa, localizado no bairro Adailton Teixeira, estaria sendo utilizado por membros de uma organização criminosa para comercialização dos entorpecentes.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram uma pistola calibre 9 mm, 58 munições de diversos calibres, dois carregadores de pistola, uma motocicleta roubada, além de nove porções de maconha, vinte e uma porções de cocaína e uma balança de precisão.

Um dos locatários do imóvel chegava ao local quando foi surpreendido pela presença das guarnições. Ele tentou fugir pulando muros de casas vizinhas, mas logo foi alcançado pelos militares.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi levado, juntamente com todo o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil.

Diamante Online

SURTO DE DENGUE : AUTORIDADES ESTUDAM AÇÃOES PARA CONTROLAR DOENÇA NA PARAÍABA

 


Atualmente, são 224 casos confirmados do vírus somente em João Pessoa.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba planejam criar ações conjuntas para impedir o aumento de dengue, como anunciou ao Portal MaisPB. A expectativa do controle de doenças epidemiológicas da capital é um plano de contingência para evitar um aumento muito grande.

Atualmente, são 224 casos confirmados do vírus somente em João Pessoa, neste mês de janeiro. No Brasil, o número de infectados é superior a 200 mil pessoas, inclusive com estado de epidemia decretado pelo Distrito Federal. Essa quantidade no país é três vezes maior do que no mesmo período de 2023.

A situação não se agravou tanto na capital paraibana. No entanto, tanto Prefeitura quanto Estado vão se reunir nesta quarta-feira (31) para discutir maneiras de evitar um crescimento da situação. A gerente de vigilância epidemiológica de João Pessoa, Danielle Lima, revelou ao Portal MaisPB que a expectativa é a criação de ações de contingência que poderão ser eficazes na Paraíba.

“A gente vai estar, primeiramente, fazendo esse plano de contingência e a questão de orientação nas unidades de saúde, divulgação junto ao Estado. Então, inicialmente, a gente vai fazer o plano de contingência com orientações aos municípios, às pessoas, a questão da orientação do repelente”, disse. “A gente vai ver se vamos estar fazendo a questão do fumacê, que outros municípios já voltaram”, informou a gerente.

Vacinas contra dengue

Ao todo, foram 14 municípios paraibanos — João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado — contemplados pelo Ministério da Saúde para receberem doses da vacina contra a dengue, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No Brasil, foram apenas 16 estados e o Distrito Federal, pois se trata da primeira vez que a vacina será distribuída. Vão ser vacinadas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue. “A gente sabe que vacina salva vidas, que a vacina é uma imunização, aonde a gente pretende que ela venha para minimizar os casos”, apontou Danielle Lima.

Prevenção contra Dengue

Uma das maneiras mais eficazes para prevenir um aumento exponencial dos casos não só de dengue, mas também de arboviroses — que incluem Chikungunya e Zika — todos causados pelo mosquito Aedes aegypti, podem ser evitados com uma simples atenção por parte da população e de construtoras.

“A gente pede que a população veja as calhas, caixas d’águas, não deixe que acumule água. A gente pede também que as construtoras façam fala com seus funcionários, que a gente sabe que tem muitos deixam por esquecimento quentinhas viradas, que acumulam água, resto de material de construção. As borracharias deixam pneus, que a gente pede pra deixar em locais cobertos ou coloque uma lona”, pediu Danielle.

MaisPB

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

SOB EFEITOS DO EL NIÑO , VALE DO PIANCÓ SOFRE COM PAUSA DAS CHUVAS

 


A região passa por uma estiagem muito forte nos últimos dias.

Apesar de região do Vale do Piancó já está no período da quadra chuvosa, o longo espaço de tempo entre as precipitações, a baixa intensidade das chuvas e até a ausência total dela tem preocupado os agricultores.

Na primeira quinzena do mês de janeiro, um grande volume de chuvas  causou o  rompimento de uma barragem no Sítio Roçado, município de Conceição, causando grandes prejuízos à comunidade e proporcionando uma grande cheia no rio Piancó.

No entanto, após esses dias, uma pausa longa o chamado "veranico" vem gerando preocupação ao homem do campo. 

Vale lembrar que uma comunidade ciêntifica com base na atuação do fenômeno climático El Niño, previram uma cenário de seca nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo especialistas o El Niño deve durar até meados de abril e o Mundo deve viver expectativa de uma La Niña, no segundo semestre.

Diamante Online

HOMEM É MORTO E OUTROS DOIS FICAM FERIDOS DURANTE CONFUSÃO EM VAQUEJADA, NO SERTÃO DA PB

 


O caso está sendo investigado.

Foto: Reprodução

Uma confusão durante um bolão de vaquejada na cidade de Monte Hotebe, no Sertão da Paraíba, terminou com um homem assassinado a golpes de faca e outros dois ficarando feridos. O caso aconteceu na noite deste domingo, (28), na divisa entre a Paraíba e o Ceará.

De acordo com as primeiras informações, o acusado estaria brigando com uma mulher no momento em que o homem identificado como sendo Erismar Luiz Silva, de 40 anos, conhecido como Mazinho, teria tentando separar a confusão, juntamente com outros populares, Mazinho foi atacado com golpes de faca  vindo a falecer ainda no local. Ele era natural da cidade de São José de Piranhas. As outras duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas.

O caso está sendo investigado.

Radar Sertanejo

MORRE AOS 94 ANOS E EMPRESÁRIO VALDECY CLAUDINO ,COFUNDADOR DO ARMAZEM PARAÍBA

 


O empresário Valdecy Claudino nasceu em Uiraúna, na Paraíba, em 7 de março de 1929, e faleceu neste domingo, 28 de janeiro de 2024..

Foto: Reprodução

Neste domingo (28) faleceu, aos 94 anos, o empresário Valdecy Claudino, cofundador do Armazém Paraíba, uma das maiores redes varejistas do país. Valdecy faleceu em um hospital em São Paulo.

O empresário Valdecy Claudino nasceu em Uiraúna, na Paraíba, em 7 de março de 1929, e faleceu neste domingo, 28 de janeiro de 2024. Ele se casou com Rivone de Medeiros Claudino, com quem teve quatro filhas: Gisella, Virgínia, Angélica e Vera.

Ainda criança, mudou-se com os pais para Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, onde seu pai, o Seu Joca, montou um pequeno comércio, o primeiro da família, e depois todos foram para Cajazeiras, na Paraíba. Em 1947, aos 18 anos, Valdecy passou a trabalhar com o pai e os irmãos.

Os irmãos João e Valdecy começaram juntos nos negócios, em 1958, fugindo de uma grande seca, inauguraram em Bacabal, no Maranhão, o Armazém Paraíba. Rapidamente o Paraíba cresceu e hoje é considerado uma das maiores lojas de departamentos do Brasil.

Dez anos depois, foi aberta a primeira loja no Piauí, no Centro de Teresina. O sucesso continuou e na década de 80, a marca foi expandida pelo país, ganhando destaque nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Bahia, Amazonas, Pará e Tocantins.

g1

EM OPERAÇÃO ,POLÍCIA MILITAR APREENDER 13 MOTOS E PRENDE SUSPEITO , EM COREMAS

 


PM realizou abordagens buscando encontrar motocicletas que estivessem circulando de maneira irregular.

Foto: Reprodução

A Polícia Militar realizou uma mega operação na última sexta-feira (26), buscando combater a circulação de motocicletas com documentação irregular no município de Coremas (PB).

Na ocasião, os policiais apreenderam 13 motocicletas e prenderam uma pessoa.

As motos, juntamente com o suspeito, foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga para a realização dos procedimentos cabiveis.

Diamante Online

GALINHA PÔE OVO COM FORMATO ESTRANHO E CHAMA ATENÇÃO DE AGRICULTORES

 


"A gente nunca tinha visto”, relatou a agricultora.

Ovo colocado pela galinha em Pedra Grande, no interior do RN — Foto: Divulgação

A agricultora Edite Agostinho da Silva teve uma surpresa nesta semana ao entrar no galinheiro que fica no quintal da casa dela no município de Pedra Grande, no interior do Rio Grande do Norte. Isso porque uma das galinhas pôs um ovo num formato diferente, que ela e a família nunca tinham visto (veja foto acima).

“Quando eu fui botar comida para as galinhas, cheguei perto da vasilha da água, ela se agachou e soltou. Eu chamei a minha menina [filha] para olhar. A gente nunca tinha visto”, relatou a agricultora.

A família de Edite achou o formato do ovo parecido com os traços de um pato. A textura também saiu diferente de um ovo “normal”.

De acordo com o professor e pesquisador do departamento de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Iberê Freitas, o fato é raro e pode estar associado a questões nutricionais ou até genéticas.

“Pra isso, é preciso ver se foi a primeira vez, se já teve outras deformidades”, explicou.Segundo a agricultora Edite Agostinho, essa foi a primeira vez que ela viu um ovo nesse formato em vários anos de criação. A agricultora contou também que alimenta as galinhas com milho e restos de comida das refeições.

Algumas especificidades do Rio Grande do Norte podem ter afetado na má formação do ovo, segundo o pesquisador.”Essas deformidades também podem ser salinidade excessiva da água, que aqui na nossa região a gente tem”, explicou.

“E uma coisa muito importante que a gente tem na nossa região é o calor. O calor também altera a casca do ovo, fragilizando e deformando. Então é ficar de olho se isso se repete”.

O professor Iberê Freitas explicou ainda que problemas de saúde nas galinhas, como bronquite infecciosa, podem causar essa deformidade no ovo. Além disso, também recomendou que o ovo não seja consumido, já que a textura dele era diferente.

“A casca é porosa, então pode ter a entrada de contaminantes, toxinas ou mesmo bactérias. A gente não sabe a causa, então não se deve consumir”, reforçou.

g1

MÉDICO DJACI BRASILEIRO LANÇA PRÉ -CANDIDATURA A PREFEITO DE ITAPORANGA PELA OPOSIÇÃO

 


Anúncio foi feito durante reunião com políticos e aliados.

O médico Djaci Brasileiro lançou neste domingo (28) a pré-candidatura a prefeito de Itaporanga (PB) na eleição deste ano. Anúncio foi feito durante reunião com políticos e aliados.

Diversas lideranças do estado demonstraram apoio à pretensa postulação de Djaci, a exemplo do senador Veneziano Vital (MDB), do deputado federal Mercinho Lucena, do parlamentar estadual Taciano Diniz e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

O profissional de medicina deverá reunir todo o bloco opositor em torno de sua candidatura. 

Djaci foi prefeito do município por um mandato, de 2009 e 2012. O filho dele, Daci Júnior, é o atual vice-gestor. 

Diamante Online

PREFEITO ANUNCIA ATRAÇÕES DO CARNAVAL DE PIANCÓ: CONFIRA

 


Eventos acontecem do dia 9 a 13 de fevereiro.

O prefeito de Piancó (PB), Daniel Galdino, anunciou nesta sexta-feira (26) as atrações do carnaval de 2024 no município. A programação foi publicada nas redes sociais do gestor.

Os eventos iniciam dia 9 e seguem até dia 13 de fevereiro.

Confira a programação:

Sexta - 09/02
• Carlos Silva
• Gege Bismarck
• Lukas Bass
• Bloco da crianças
• Maestro Fábio Rufino e Orquestra

Sábado - 10/02
• Maestro Fábio Rufino e Orquestra
• Horizonte do Samba
• Alberto Bakana
• Tony Arruda

Domingo -  11/02
• Lance Atualizado
• Sensação
• Luka tô de boa

Segunda - 12/02
• Fernanda e Alessandro
• Waguim Descolado
• Fabrício Rodrigues
• Ramon shinayder

Terça - 13/02
• Yury Misael
• Tribala
• Gil Bala

Diamante Online

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

PB TEM NOVO MAPA REGIONALIZADO DE TURISMO COM 60 MUNICÍPIOS : VALE DOS DINOSSAUROS TEM SEIS , DESTAQUE PARA SOUSA E SÃO JOSÉ DE PIRANHAS

 


A edição 2024 do Mapa de Regionalização do Turismo paraibano tem 60 municípios distribuídos em 11 regiões turísticas, que em breve contarão com mais duas, contemplando cerca de 20 cidades no Litoral Norte e no Vale do Piancó. O mapa foi apresentado em Campina Grande junto com a nova logomarca do Programa do Turismo da Paraíba, durante o lançamento do Paraíbe-se.

No Mapa, as regiões que concentram maior número de cidades são o  Brejo, com 13 no total, entre elas Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Solânea e outras; o Cariri figura com 10 municípios, a exemplo de Cabaceiras com o famoso Lajedo do pai Mateus, Monteiro, Taperoá, Boqueirão, entre outros; o Vale do Paraíba com oito, entre eles Ingá da famosa pedra das Itacoatiaras, Itabaiana, Itatuba, Natuba e outros; o Vale dos Dinossauros, com seis, a principal delas Sousa, além de São José de Piranhas, Monte Horebe, Poço de José de Moura entre outras; o Vale dos Sertões que conta com seis, entre elas Maturéia, onde está localizado o conhecido Pico do Jabre, Brejo do Cruz, Santa Luzia e outras cidades; e a Serra da Borborema, que tem cinco cidades, a exemplo de Campina Grande, a cidade do Maior São João do Mundo, indutora do roteiro Paraíbe-se.

Entre as regiões turísticas que também se destacam estão o Curimataú, que tem as cidades de Tacima e Araruna, onde está localizada a Pedra da Boca, o Forum Regional de Turismo Sustentável do Seridó e o Vale do Mamanguape, além das regiões de cidades litorâneas: Costa das Falésias e Rota Sanhauá.

O mapa é um importante instrumento para as prefeituras buscarem apoio na divulgação dos roteiros e recursos por meio do Programa de Regionalização do Turismo. Confira o mapa no link: https://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, disse que os municípios que estão no mapa têm o compromisso de priorizar o turismo. “Figurar no novo Mapa do Turismo da Paraíba significa que o município assumiu o importante compromisso com o Ministério do Turismo, com o Governo do Estado e com a sua população, de priorizar e desenvolver o turismo no seu município e na sua região turística. Este redimensionamento vai contribuir para melhorar a nossa capacidade de atuar de forma coordenada com as regiões turísticas para investir, desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos”.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, a nova configuração do mapa traduz a evolução conquistada com o trabalho. “Estamos com estas cidades e outras tantas em processo de ingresso, o que ressalta ainda mais a importância de projetos como o Paraíbe-se, com foco na integração e fortalecimento da interiorização do turismo. Só figuram no mapa os lugares que comprovaram ter no turismo uma política pública central para o desenvolvimento da região da qual fazem parte”.

O diretor de Turismo da Sedte e interlocutor estadual, Miguel Ângelo, falou sobre as ações de estímulo à entrada de mais cidades ao mapa. “A Paraíba agora passará a contar com um programa de regionalização e interiorização próprio, com critérios que atendam às necessidades específicas do nosso estado com os mesmos princípios e diretrizes do programa nacional, em linha com a Lei Geral do Turismo nº 11.771 e a Portaria nº 41 do Ministério do Turismo. Com o apoio do Sebrae, nós estamos potencializando ainda mais a entrada de novas cidades e a formalização de Fóruns que estão se tornando Associações aptas a receber apoios para o desenvolvimento integrado e descentralizados dessas regiões”.

O secretário executivo do Turismo, Delano Tavares comemorou a ampliação dos municípios paraibanos no mapa e destacou as próximas novidades. “Um dos objetivos do Programa de Regionalização e Interiorização do Turismo Paraibano (PRIT-PB) é trazer todas as cidades do litoral paraibano de volta para o mapa, de modo que todas estejam aptas a compor programas governamentais, especialmente as que fazem parte do litoral norte, que serão diretamente beneficiadas com os investimentos do governo, como a Ponte para o Futuro, ligando Cabedelo, Santa Rita e Lucena”.

Prazo para atualização – Com o advento do sistema nacional do mapa turístico, as atualizações passaram a ser semanais. Embora no Ministério do Turismo os interlocutores estaduais e regionais tenham 45 dias para análise da documentação, as atualizações têm ocorrido todas as sextas-feiras por diligência da rede em parceria com MTur.

A equipe da Setde ressalta que cerca de 75% dos municípios que estão no mapa terão os certificados expirados em março e os interlocutores regionais e municipais precisam sensibilizar os gestores encaminharem novamente a documentação necessária para a atualização no mapa.

A Paraíba ainda adota os mesmos critérios da Portaria nº 41 do Ministério do Turismo, (https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/atos-normativos-2/2021-1/portaria-mtur-no-41-de-24-de-novembro-de-2021 ), mas ainda em 2024 será realizada uma seleção das cidades mais bem avaliadas e ranqueadas para compor uma plataforma específica para promoção dos atrativos turísticos da Paraíba, com critérios mais rigorosos.

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...