sexta-feira, 30 de maio de 2025

MULHER É PRESA APÓS TENTAR MATAR FILHA DE 2 ANOS POR CAUSA DE DÍVIDAS NO JOGO DO TIGRINHO

 


À polícia, ela declarou que vinha sendo ameaçada por agiotas, devido às dívidas acumuladas.

Por Redação

30/05/2025 às 10:50 | Atualizado em 30/05/2025 às 11:33

Um crime ocorrido em Santo Antônio do Descoberto, cidade do Entorno do Distrito Federal, terminou com a prisão em flagrante de uma mulher de 23 anos. Segundo a Polícia Civil de Goiás (PCGO), ela é suspeita de tentar matar a própria filha, de 2 anos, após contrair dívidas em apostas no "jogo do tigrinho", como é conhecido o site de jogos online.

O caso aconteceu na última sexta-feira (23) e está sendo investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do município. Conforme o relato policial, a mulher teria desferido 15 facadas no pescoço e no tórax da criança. A menina foi socorrida com vida e levada a um hospital do Distrito Federal, onde permanece internada.

Mulher é investigada por ataque à filha
A delegada Nathália Luz, responsável pela investigação, informou à CNN que após cometer o crime, a mulher tentou tirar a própria vida. No local onde mãe e filha foram encontradas, a polícia recolheu uma faca com vestígios de sangue e uma carta de despedida.

A mulher foi atendida por uma equipe médica e, depois, levada à delegacia para prestar depoimento. À polícia, ela declarou que vinha sendo ameaçada por agiotas, devido às dívidas acumuladas com o "jogo do tigrinho".

"Na delegacia, a autora depôs que estava sendo ameaçada por agiotas devido a dívidas contraídas no jogo do tigrinho, por isso ela tentou se matar e matar sua própria filha, pois ela não queria que a sua filha fosse criada por seus familiares", afirmou a delegada.

Após o depoimento, a mulher teve a prisão convertida em preventiva pelo Judiciário. A investigação segue em andamento, sob segredo de Justiça.

Terra


    quinta-feira, 29 de maio de 2025

    LULA ENTREGA PRIMEIRO TRECHO DO RAMAL DO APODI ,OBRA DA TRANSPOSIÇÃO , NO SERTÃO DA PARAÍBA

     


    Cerimônia aconteceu na Barragem Redondo, que fica localizada próxima à cidade de Cachoeira dos Índios.

    Por Redação

    28/05/2025 às 21:13 | Atualizado em 28/05/2025 às 21:16

    Lula entregou primeiro trecho de obra de Ramal do Apodi, que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco - YouTube

    Lula entregou primeiro trecho de obra de Ramal do Apodi, que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco (Foto: YouTube )

    O presidente da República, Lula, entregou o primeiro trecho da obra do Ramal do Apodi na cidade de Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba, em cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira (26). A obra faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco.

    De acordo com o Governo Federal, com 115,5 km de extensão, a estrutura do ramal liga a Barragem Caiçara, na Paraíba, à Barragem Angicos, que fica localizada no estado do Rio Grande do Norte, com vazão projetada de 40 m³/s.

    “Sempre vai existir a seca, agora a fome por causa dela é falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país. Quando pensamos em trazer as águas do São Francisco para a região seca, muita gente era contra (...). O rio nasceu em Minas Gerais, ele passa por aqui e de lá vai para o mar. O que eu quero é pegar um pouquinho de água antes dela chegar no mar e trazer de volta para o povo do sertão”, destacou.

    Em termos de impacto na chegada de água para as pessoas, o governo avalia que 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

    Participaram da ceriômonia de entrega do trecho em Cachoeira dos Índios diversas autoridades. O governador do estado, João Azevêdo, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o prefeito da cidade Alyson Francisco, o senador paraibano Veneziano Vital, o deputado estadual Adriano Galdino. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, esteve presente, além de alguns ministros do governo.

    A obra foi iniciada em 2021 e o primeiro trecho entregue agora corresponde a 74,43% da obra concluída. A previsão de entrega total está fixada para outubro de 2026. Ao todo foram investidos cerca de R$ 1,6 bilhão.

    G1


      terça-feira, 27 de maio de 2025

      PARAIBANA DE 12 ANOS É SELECIONADA PARA PROGRAMA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA UNIVERSIDADE DE OXFORD MNO REINO UNIDO

        

      Maria Vitória é natural de João Pessoa e vai participar de treinamentos sobre meio ambiente e justiça climática no Reino Unido.

      Por Redação

      27/05/2025 às 08:21 | Atualizado em 27/05/2025 às 08:29

      Aos 12 anos, paraibana já discursou em conferências da ONU sobre mudanças climáticas — Foto: Arquivo Pessoal / Mavi Brilhante

      Uma estudante de João Pessoa, de apenas 12 anos, foi aprovada no Global Youth Climate Training Programme 2025, programa de formação em liderança climática promovido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Maria Vitória Brilhante, conhecida como Mavi, é a representante do Brasil na iniciativa Oxford Net Zero, voltada à capacitação de jovens em políticas ambientais e justiça climática.

      Com a aprovação no programa, Mavi inicia uma nova etapa de aprendizado junto a especialistas da Universidade de Oxford.

      “Eu fiquei muito feliz. É um privilégio pra mim. O meu objetivo é representar os jovens e mostrar que a gente precisa cuidar do nosso meio ambiente, porque essa é a nossa casa”, disse.
      Apesar da idade mínima para o curso ser de 16 anos, Mavi foi aceita após análise do histórico de atuação. A inscrição foi feita pelo pai, que reuniu em um dossiê as ações ambientais realizadas por ela, além de artigos e cartas de recomendação. “Eles mandaram um e-mail dizendo que só viam motivos para aprová-la, apesar da idade”, contou a mãe, Geysa Brilhante.

      O programa ocorre ao longo de 2025 e prevê encontros com especialistas britânicos para discutir temas como transição ecológica, políticas públicas e participação juvenil.

      Mesmo sendo tão jovem, Mavi já acumula participações em eventos internacionais. Em 2023, Mavi foi a palestrante mais jovem da 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), realizada em Dubai. Ela participou de painéis com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Parceria Global para a Educação (Global Partnership for Education).

      No fim de 2024, ela também esteve na conferência da Organização das Nações Unidas sobre desertificação, encontro que ocorre a cada dois anos para discutir medidas de combate à seca e à degradação do solo.

      E, somado a todo esse currículo, Maria Vitória é embaixadora do programa “Meu Futuro, Minha Voz”, desenvolvido no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e também faz parte do movimento internacional “My Future, My Voice”, ligado à organização Earth Day Network, que atua com foco em educação ambiental.

      'Ela sempre diz que quer encontrar outras ‘Mavis’ pelo mundo'
      Mesmo com a rotina cheia de compromissos, a mãe afirma que a filha ainda vive a infância com leveza. “Quando ela sai dos eventos, vai brincar. Esses dias, assim que saiu de um dos eventos, foi tomar um sorvete.”

      Geysa ainda conta que a trajetória de Maria Vitória surpreende até a própria família. “Cada ano é uma emoção mais forte. Mesmo com o espírito de liderança que ela tem, quando foi para o primeiro evento internacional e recebeu a primeira credencial, já veio a emoção. A palavra que eu mais uso é gratidão.”

      Segundo ela, a filha quer incentivar outras crianças a se envolverem com causas ambientais. “Ela sempre diz que quer encontrar outras ‘Mavis’ pelo mundo, quer incentivar outros jovens. E ela lida com esses holofotes até melhor do que a gente. Pra mim não é normal, mas ela é.”

      G1


        ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

          Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...