segunda-feira, 30 de junho de 2025

CANTORA PARAIBANA CÁTIA DE FRANÇA É ELEITA ARTISTA DO ANO NO PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA

 


A cantora e compositora paraibana Cátia de França foi consagrada como Artista do Ano no 8º Prêmio Profissionais da Música, realizado em Brasília. O reconhecimento nacional veio em conjunto com o pianista pernambucano Amaro Freitas, consolidando duas potências da música nordestina no cenário cultural brasileiro contemporâneo.

- PUBLICIDADE -

O prêmio é resultado de uma intensa jornada artística impulsionada pelo disco “No Rastro da Catarina” (Tuim Discos, 2024). A obra rendeu à artista uma agenda robusta de shows, entrevistas e indicações — entre elas, a nomeação ao Grammy Latino, além de centenas de pedidos de participações em eventos culturais por todo o país.

“Fizemos na raça. Criar um disco que revelasse toda a genialidade de quase 60 anos de carreira não foi fácil. Mas sabíamos da força e da verdade da Cátia”, declarou Dina Faria (Atua Comunicação Criativa), produtora da artista. “Este prêmio é um reconhecimento justo, que coroa uma trajetória marcada pela resistência, talento e reinvenção.”

Aos 78 anos, Cátia se firma, mais uma vez, como uma das vozes mais autênticas e singulares da música brasileira. A artista paraibana rompeu barreiras e convenções ao longo das últimas cinco décadas, construindo um repertório que une lirismo, crítica social e ancestralidade, com raízes profundas na cultura nordestina.

O Prêmio Profissionais da Música, que valoriza a diversidade e a excelência da produção musical nacional, celebrou não apenas a obra recente de Cátia, mas uma história inteira de dedicação à arte, que sobreviveu mesmo em meio à escassez e invisibilidade.

“Cátia merece esse reconhecimento como ninguém. Por tudo que ela representa. especialmente neste momento em que a arte precisa mais do que nunca ser respeitada e reverenciada”, completou Dina.

Com este prêmio, Cátia de França entra, definitivamente, para o panteão dos grandes nomes da música brasileira atual. E essa conquista chega com a força e a poesia de quem nunca se curvou.

Paraíba Já

HOSPITAL DIVULGA ESTADO DE SAÚDE DE CRIANÇA QUE FOI BALEADA NA CABEÇA EM ITAPORANGA

 


Criança teve que ser transferida para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Por Redação

29/06/2025 às 23:18 | Atualizado em 29/06/2025 às 23:23

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande divulgou na noite deste domingo (29) o boletim médico atualizado sobre o estado de saúde da criança de apenas um 1 ano e 5 meses qur foi ferida durante um feminicídio ocorrido em Itaporanga (PB) na manhã de hoje.

A menina foi atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça, efetuado pelo próprio pai, Elson Félix de Souza, de 35 anos, que também assassinou a companheira e mãe da criança, Claudia Kelly de Oliveira Miguel, de 28.

• Leia: Em Itaporanga, homem é suspeito de matar companheira e ferir filha de 2 anos

Segundo o boletim, a pequena paciente deu entrada na unidade às 19h13, após ser transferida em estado crítico do Sertão para Campina Grande. Ela está internada na área vermelha e passa por procedimentos médicos de emergência. O quadro clínico é considerado gravíssimo.

O crime ocorreu por volta das 10h30 dentro da residência da vítima, localizada no Conjunto Chagas Soares, em Itaporanga. De acordo com o delegado llamilto Simplício, da 17ª Delegacia Seccional, Elson havia sido solto da Cadeia Pública dois dias antes, na quinta-feira (26), após decisão judicial que revogou sua prisão preventiva por agressões anteriores contra Claudia Kelly.

Diamante Online


    domingo, 29 de junho de 2025

    EM ITAPORANGA, HOMEM É SUSPEITO DE MATAR COMPANHEIRA E FERIR FILHA DEE 2 ANOS

     


    O homem fugiu e, segundo a Polícia Militar, encontra-se em uma área de mata na zona rural do município.

    Por Redação

    29/06/2025 às 12:08 | Atualizado em 29/06/2025 às 12:21

    Crime aconteceu na manhã deste domingo (29) - Reprodução

    Crime aconteceu na manhã deste domingo (29) (Foto: Reprodução)

    Um ajudante de vidraceiro, identificado como Elson Félix, assassinou a mulher e atirou contra a filha de 2 anos na manhã deste domingo (29) na cidade de Itaporanga (PB). O fato ocorreu na casa deles, localizada no conjunto Chagas Soares.

    Conforme informações policiais, a companheira foi a óbito ainda no local. Já a criança, foi socorrida às pressas, em estado grave, ao hospital.

    As investigações preliminares apontam que Elson havia saído da Cadeia Pública na última sexta-feira (27), onde estava preso por descumprimento de medidas protetivas determinadas pela Justiça, em razão de repetidos episódios de violência doméstica contra a vítima.

    O homem fugiu e, segundo a Polícia Militar, encontra-se em uma área de mata na zona rural do município. As buscas pelo suspeito seguem intensificadas

    O caso devera ser investigado como feminicídio e tentativa de homicídio. Familiares e vizinhos relataram que a vítima já vivia sob constante ameaça, e que a tragédia poderia ter sido evitada.

    Vítima caída ao solo (Foto: Redes sociais)

    Diamante Online


      ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

        Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...