quinta-feira, 7 de julho de 2016

INSCRIÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHASABRIRÁ NA PRÓXIMA SEMANA .VEJA NÚMERO DE VAGAS .....


EXCLUSIVO-oconcurso da Prefeitura de São José de Piranhas está perto. Nesta quinta-feira (7), a comissão concluiu a planilha com o número de vagas, remunerações e os cargos que serão preenchidos na administração municipal.

O blog conseguiu informações com exclusividade que as inscrições devem começar na próxima semana, logo após a divulgação do edital.  Serão oferecidos cargos para todos os níveis de escolaridade.

Os valores das inscrições vão de R$ 60 até R$ 110 e os salários variam de R$ 840 até R$ 5 mil.

A organizadora do concurso é Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Com exclusividade o blog conseguiu a planilha com o número de vagas, cargos e salários. Veja.
  

 
LEVANTAMENTO DE VAGAS DO CONCURSO DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – PB
MAIO / 2016
CARGO
JORNADA
DE
TRABALHO
Nº DE VAGAS
REQUISITOS
MÍNIMOS
REMUNERAÇÃO
R$
NPD
PD
TOTAL
Agente Administrativo
40 horas
06
01
07
Ensino Médio completo
880,00
Agente Comunitário de Saúde
de saúde - USF Dr. Oseas Alves Mangueira - PSF I ( São Sebastião)
40 horas
01
---
01
I – Haver concluído o ensino médio.
II – Residir na área de atuação
1.014,00
Agente Comunitário de Saúde – USF  Nezinho Braz PSF VII
( Centro)
40 horas
01
----
01
I – Haver concluído o ensino médio
II – Residir na área de atuação
1.014,00
Agente Comunitário de saúde – USF Chagas Miguel PSF IX
( Conj. Zuza Holanda)
40 horas
01
-----
01
I – Haver concluído o ensino médio
II – Residir na área de atuação
1.014,00
Agente Comunitário de Saúde – USF Geraldo Batista - PSF IV
 ( Distrito de Bom Jesus)
40 horas
02
-----
02
I – Haver concluído o ensino médio
II – Residir na área de atuação
1.014,00
Agente Comunitário de Saúde – USF Manoel Camilo – PSF X
( Canaã)
40 horas
01
-----
01
I – Haver concluído o ensino médio
II – Residir na área de atuação
1.014,00
Agente Comunitário de Saúde - USF Ricardo Cavalcanti PSF VIII
( Picada dos Ferreira)
40 horas
01
----
01
I – Haver concluído o ensino médio
II – Residir na área de atuação
1.014,00
Agente de combate a endemias
40 horas
12
------
12
Ensino Médio Completo
880,00
Agente Municipal de Transito
40 horas
05
------
05
Ensino Médio completo
880,00
Artesã  CAPS
40 horas

01
------
01
Nível Fundamental Completo

880,00
Assistente Social
30 horas
04
01
05
Nível Superior em Serviço Social + registro no conselho competente
1.300,00
Assessor Jurídico
40 horas
02
------
02
Nível Superior em Direito+ registro na OAB
1.500,00
Atendente de Consultório Dentário
40 horas
10
------
10
Ensino Médio COMPLETO +Registro no Conselho de classe

880,00
Atendente de farmácia
40 horas
01
-----
01
Nível  médio completo
880,00
Auxiliar de Serviços Gerais – Zona Rural

40 horas
05
------
05
Ensino Fundamentalcompleto
880,00
Auxiliar de Serviços Gerais – Zona Urbana
40 horas
10
02
12
Ensino Fundamental completo
880,00
Bibliotecário
40 horas
01
------
01
Diploma do curso de biblioteconomia com registro no conselho
1.200,00
Bioquímico
30 horas
01
------
01
Nível  superior completo em Farmácia /Bioquímica + Registro no conselho competente
1.300,00
Cuidador Da NACAP
40 horas


02
------
02
Ensino Médio completo

880,00
Cuidador de Creche
40 horas
01
------
01
Ensino Médio  com Habilitação para Magistério
( Normal)

1.000,00
Digitador
40 horas
05
01
06
Nível  médio completo
880,00
Enfermeiro – ESF
40 horas
10
----
10
Nível Superior Completo em Enfermagem + Reg. No Conselho de classe
2.000,00
Enfermeiro – SAMU
30 horas
05
----
05
Nível Superior Completo em Enfermagem + Curso ou qualificação no atendimento pré-hospitalar + Reg. No Conselho de classe
1.500,00
Enfermeiro- CAPS

40 horas
01
----
01
Nível Superior Completo em Enfermagem+ especialização em Saúde Mental+Reg. no Conselho de classe
2.000,00
Engenheiro Civil
40 horas
01
----
01
Nível Superior Completo com registro no conselho da classe
2.000,00
Entrevistador do Cadastro Único
40 horas
02
----
02
Ensino Médio completo
880,00
Facilitador Social
40 horas
01
----
01
Ensino Médio completo
880,00
Farmacêutico
30 horas
01
----
01
Nível Superior Completo em Farmácia  + Reg. No Conselho de classe
1.300,00
Fiscal de Vigilância Sanitária
40 horas
02
----
02
Nível  médio completo
880,00
Fisioterapeuta
30 horas
04
-----
04
Ensino Superior Completo em fisioterapia + Reg. No Conselho Competente
1.300,00
Fonoaudiólogo
30 horas
01
---
01
Ensino Superior Completo em fonoaudiologia + Reg. No Conselho Competente
1.300,00
Gari de Ruas
40 horas
08
02
10
Ensino Fundamental Incompleto
880,00
Médico ESF
40 horas
08
02
10
Ensino Superior Completo em medicina + Reg. No Conselho de classe
5.000,00 +
Incentivos
Médico psiquiatra - CAPS
30 horas
01
------
01
Ensino Superior Completo em Medicina + especialização em Psiquiatria + registro no conselho de classe
6.000,00

Médico Veterinário SMS
30 horas
01
-----
01
Ensino Superior Completo em Medicina Veterinária + Reg. No Conselho de classe
1.300,00
Merendeira Zona Rural
40 horas
04
-----
04
Ensino Fundamental Incompleto
880,00
Merendeira Zona Urbana
40 horas
04
-----
04
Ensino Fundamental Incompleto
880,00
Monitor de CAPS
40 horas
01
-----
01
Nível Fundamental Completo
880,00
Motorista

40 horas
07
-----
07
Nível Fundamental Completo + CNH “D”
880,00
Motorista

40 horas
02
-----
02
Nível Fundamental Completo + CNH “C”
880,00
Nutricionista
30 horas
02
-----
02
Ensino Superior Completo em Nutrição + Reg. No Conselho  de classe
1.400,00
Odontólogo ESF
40 horas
10
-----
10
Ensino Superior Completo em odontologia  + Reg. no Conselho de classe
2.000,00
Operador de Máquinas Pesadas
40 horas
03
-----
03
Ensino Fundamental Incompleto
880,00
Orientador Social
40 horas
03
01
04
Ensino Médio completo
880,00
Pedreiros
40 horas
02
-----
02
Ensino Fundamental Incompleto
880,00
Preparador Físico
30 horas
01
-----
01
Nível superior completo e Educação Física + Registro no Conselho de classe
1.100,00
Professor de
Ensino Fundamental II anos finais Matemática
25 horas
01
-----
01
Diploma de curso de Licenciatura Plena com habilitação na área específica de atuação
1.792,16
Professor de
Ensino Fundamental II anos finais Ensino Religioso
25 horas
01
-----
01
Diploma de curso de Licenciatura Plena em Filosofia ou em Ciências da Religião
1.792,16
Professor de
Ensino Fundamental II anos finais Artes
25 horas
01
-----
01
Diploma de curso de Licenciatura Plena com habilitação na área específica de atuação
1.792,16
Professor de
Ensino Fundamental II anos finais
Geografia
25 horas
01
-----
01
Diploma de curso de Licenciatura Plena com habilitação na área específica de atuação
1.792,16
Professor de
Ensino Fundamental II anos finais Inglês
25 horas

01
-----
01
Diploma de curso de Licenciatura Plena com habilitação na área específica de atuação
1.792,16
Professor de
Ensino Fundamental II anos finais  
Educação Física
25 horas
01
-----
01
Diploma de curso de Licenciatura Plena em Educação Física com Registro no CREF
1.792,16
Professor de  Libras
25 horas
01
-----
01
-Diploma  de curso  de Licenciatura Plena em Letras Com habilitação em Libras.
1.792,16
Professor de Ensino Fundamental  I
Anos Iniciais
25 horas
11
-----
11
Diploma de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior. Diploma de curso de nível médio na modalidade normal
1.404,20

Professor de Ensino Fundamental II  anos finais
 Português
25 horas
01
-----
01
Diploma de curso de Licenciatura Plena com habilitação na área específica de atuação
1.792,16
Professor de Ensino Fundamental II anos finais Ciências

25 horas
02
-----
02
Diploma de curso de Licenciatura Plena com habilitação na área específica de atuação
1.792,16
Psicólogo
30 horas
03
01
04
Nível  Superior Completo em psicologia  + Reg. No Conselho de classe
1.400,00
Psicopedagogo
30 horas
01
------
01
Nível Superior em Pedagogia com habilitação em Psicopedagogia com
registro no conselho de classe
1.344,12
Psicopedagogo

40 horas

01

-----

01
Diploma  de curso  de Licenciatura Plena em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia
1.792,16
Técnico em Enfermagem SAMU
40 horas
05
-----
05
Ensino meio completo; Curso técnico em enfermagem + Curso ou qualificação no atendimento pré-hospitalar + Registro no Conselho de classe
880,00
Técnico em Enfermagem
40 horas
08
02
10
Ensino meio completo; Curso técnico em enfermagem + registro no Conselho de classe
880,00
Técnico em Nutrição
40 horas
01
-----
01
Ensino Médio mais curso de técnico em nutrição
880,00
Técnico em Radiologia
30 horas
01
-----
01
Ensino Médio Completo, Curso Técnico em Radiologia + Registro no conselho de classe
880,00
Vigilante
40 horas
13
02
15
Ensino Fundamental Incompleto
880,00





VAGAS DIRECIONADAS PARA A ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS-PB


CARGO
LOCALIDADE
VAGA
PROFESSOR EDU. INF. E FUND. I ANOS INICIAIS
SÍTIO SERRA DO BRAGA
02
PROFESSOR EDU. INF. E FUND. I ANOS INICIAIS
SÍTIO QUIXERAMOBIM
02
PROFESSOR EDU. INF. E FUND. I ANOS INICIAIS
DISTRITO DE BOM JESUS
02
PROFESSOR EDU. INF. E FUND. I ANOS INICIAIS
SÍTIO MALHADA DAS FLORES
02
PROFESSOR EDU. INF. E FUND. I ANOS INICIAIS
SÍTIO SERRA DE SANTA RITA
01
PROFESSOR EDU. INF. E FUND. I ANOS INICIAIS
SÍTIO SERROTE DAS FLORES
01
PROFESSOR EDU. INF. E FUND. I ANOS INICIAIS
SÍTIO MULUNGU
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS PORTUGUÊS
DIST. DE BOM JESUS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS MATEMÁTICA
DIST. DE BOM JESUS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS CIÊNCIAS

DIST. DE BOM JESUS /  DIST. PIRANHAS VELHAS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS CIÊNCIAS

Zona Urbana
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS HISTÓRIA
DIST. DE BOM JESUS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS GEOGRAFIA
DIST. DE BOM JESUS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS INGLÊS
DIST. DE BOM JESUS /  DIST. PIRANHAS VELHAS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS ARTE
DIST. DE BOM JESUS /  DIST. PIRANHAS VELHAS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS ENS. RELIGIOSO
DIST. DE BOM JESUS /  DIST. PIRANHAS VELHAS
01
PROFESSOR EDU. FUND. II  ANOS FINAIS EDUC. FÍSICA
DIST. DE BOM JESUS /  DIST. PIRANHAS VELHAS
01



OBSERVAÇÕES:
Obs 01: não colocar raciocínio lógico e atualidades na área de saúde nível superior;
Obs 02: colocar prova de titulo para área de saúde com as seguinte solicitações:
PROVA DE TÍTULOS – CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DA SAÚDE
TÍTULO/DESCRIÇÃO
 PONTUAÇÃO UNITÁRIA
MAXIMA PONTUAÇÃO PERMITIDA
Curso de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, em nível de Doutorado reconhecido no Brasil
5,0
5,0
Curso de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, em nível de Mestrado reconhecido no Brasil
4,0
4,0
Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização na área de atuação, com duração mínima de 360 horas. Máximo 03
1,0
3,0
Experiência Profissional (no máximo 04 anos)
0,5 p/ano
2,0
Curso de aperfeiçoamento (mínimo de 80 h/a) Máximo 02
0,5
1,0
Participação em eventos científicos (seminário, congresso, conferências etc). Máximo: 02 eventos
0,5
1,0
Publicação em Livro. Máximo 01
1,0
1,0
Publicação de artigo cientifico  em revista internacional. Máximo 01
1,0
1,0
Publicação de trabalho em seminário, congresso, conferências, encontro de extensão, etc. Máximo 01
0,5
0,5


VALORES DAS INSCRIÇÕES POR NÍVEL:
FUNDAMENTAL----------------------  R$: 60,00
MÉDIO----------------------------------- R$: 80,00
SUPERIOR---------------------------- R$: 110,00

SAÚDE REGISTRA 148 CASOS CONFIRMADOS DE MICROCEFALIA NA PB: ALGUNS DELES NO VALE DO PIANCÓ ....

Publicado dia 07/07/2016 
     
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Dos casos notificados na Paraíba, 25 evoluíram para óbito, sendo confirmados 17

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Resposta Rápida, registrou 889 casos de microcefalia em 135 municípios paraibanos, no período de agosto de 2015 até a 26ª semana de 2016. Desses casos, 148 foram confirmados (em 60 municípios), com base nos laudos dos exames de imagem e/ou resultados de exames laboratoriais para detecção do vírus zika; 479 foram descartados para a microcefalia relacionada à infecção congênita e 262 estão sendo investigados.
Dos casos notificados na Paraíba, 25 evoluíram para óbito, sendo confirmados 17, nos municípios de Sapé (2), São José do Sabugi (1), São João do Rio do Peixe (1), São Miguel de Taipu (01), Santa Rita (2), Sossego (1), Olivedos (1), Piancó (1), Parari (1), Nova Olinda (1), São Bento (1), Juazeirinho (1), João Pessoa (1), Conde (1) e Campina Grande (1). Oito foram descartados.
ALÔ MÃE!
O programa de monitoramento de gestantes Alô Mãe também funciona no Espaço Cultural e acompanha, por meio de ligações telefônicas, o processo de cuidado no pré-natal das gestantes, em todo Estado.
A partir das informações, disponibilizadas pelas gestantes, será considerado alerta o fato de terem apresentado sintomas e/ou sinais das doenças ocasionadas pelo mosquito (dengue, zika e chikungunya) durante a gestação. Nestes casos, de imediato, serão orientadas a buscarem os serviços de referência, considerando o Protocolo de Atenção à Microcefalia do Estado da Paraíba.
POLO DE ATENDIMENTO
A secretaria de saúde do município de Sousa iniciou atendimentos as crianças com microcefalia da 4ª macrorregião da Paraíba, que compreende 16 municípios.
Os primeiros atendimentos serão as consultas com Neuropediatra e Otorrinolaringologia, para avaliação e prescrição de demais exames necessários ao diagnostico e em seguida encaminhamento as instancias da assistência e proteção social.
Os atendimentos estão sendo realizados na Otoclinica deSousa a partir das 8h.

Fonte Assessoria

quarta-feira, 6 de julho de 2016

EX-PREFEITO DO CAIANA TERÁ QUE DEVOLVER MAIS DE R$ 19 MIL AOS COFRE PÚBLICOS ....


Publicado dia 06/07/2016 
     
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Conforme acórdão do TCE, pesa sobre a gestão de do ex-prefeito desvio de recursos públicos

Após decisão tomada na tarde desta terça-feira (5) pela Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, o ex-prefeito Gildivan Lopes da Silva, de São José de Caiana, no Sertão da Paraíba, a 454 km de João Pessoa, terá que pagar uma multa civil no valor de três remunerações mensais percebidas em 2004 (a ser revertida em favor do município), bem como ressarcir ao erário a quantia de R$ 19.327,30, devidamente corrigida.
Conforme acórdão do Tribunal de Contas, pesa sobre a gestão de do ex-prefeito desvio de recursos públicos, com omissão de receitas sem a consignação de ingresso de valores, ausência de comprovação de despesas extra-orçamentárias, transferências indevidas entre contas bancárias com falsa informação de créditos tributários, inexistência de recibos de pessoa física e jurídica, gastos com combustíveis e serviços automotivos sem comprovação de pagamentos, entre outras irregularidades.
O Juízo de primeiro grau havia julgado improcedente o pedido do Ministério Público Estadual, nos autos da Ação Civil Pública de Improbidade, sob alegação de que as irregularidades encontradas não acarretaram prejuízos ao erário municipal, tendo ocorrido em razão de erros contábeis. Já no 2º grau, porém, a decisão foi reformada, com relatoria do juiz convocado Marcos William de Oliveira.
Ao apreciar a matéria, o juiz relator afirmou que as irregularidades verificadas não podem ficar isentas de punição, tendo em vista que a insuficiência financeira no final do ano de 2004, no valor de R$ 2.115,72, demonstra, além da má administração dos recursos financeiros da Prefeitura, a infringência à Lei de Responsabilidade Fiscal.
O magistrado observou ainda que a própria "desorganização" alegada configura violação aos princípios da administração pública, pois a Lei de Improbidade dispõe que os agentes públicos são obrigados a velar pela observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade (artigo 4º, da Lei 8.429/92).
“As condutas engendradas pelo réu redundam em desrespeito aos princípios da Administração Pública, ganhando dimensões ainda maiores quando se observa que o caso dos autos envolve o município de São José de Caiana, município de pequeno aporte e, de certo modo, carente da infraestrutura necessária para os seus cidadãos”, argumentou.

Fonte Portal Correio


terça-feira, 5 de julho de 2016

SABER QUAL É A IDADE DO PC MAIS ANTIGO DO MUNDO? SIM , 2 MIL ANOS ...


O primeiro PC já registrado pelo humanidade data de 60 a.C., há mais de 2 mil anos.

Por definição, computadores são máquinas capazes de tratar informações de maneira automática ou de processar dados. Com isso, é possível afirmar que o primeiro PC já registrado pelo humanidade data de 60 a.C., há mais de 2 mil anos.
O computador em questão se chama Máquina de Anticítera e foi descoberto há 115 anos na ilha grega homônima, Anticítera. O PC possui 30 engrenagens, porém, até o momento, ninguém sabia direito qual era a função da máquina. Até agora, já que novas pesquisas que foram publicadas estão indicando um caminho bem interessante.
Como noticiado pela Reuters, pesquisadores da Universidade de Cardiff disseram que a máquina é uma calculadora astronômica utilizada pelos gregos antigos para traçar o movimento do Sol, da Lua e de planetas, além de prever eclipses. Ainda, os pesquisadores comentam que o computador também poderia ser usado para "adivinhar a sorte".
"Isso confirma que o mecanismo exibia planetas, além de mostrar a posição do Sol e da Lua no céu", comentou Mike Edmunds, professor da astrofísica em Cardiff, ao comentar uma análise de inscrições minúsculas nos fragmentos restantes do PC.
Eclipses
Edmunds está estudando a máquina há 12 anos e notou o seguinte sobre eclipses e predição: "Não sabemos bem como interpretar isso, mas pode remontar às insinuações de que a cor de um eclipse era uma espécie de presságio ou sinal. Certas cores podem ser melhores para o que está por vir do que outras", disse durante apresentação, e completou: "Se for isso, e estivermos interpretando corretamente, esta é a primeira ocasião em que encontramos qualquer menção real de astrologia, em vez de astronomia, no mecanismo."
Como nota a Reuters, mesmo com a possibilidade de os gregos tentaram "adivinhar o futuro" com o computador, o objetivo primordial era astronômico, não astrológico. Alexander Jones, professor de história do Instituto Para o Estudo do Mundo Antigo, de Nova York, disse o seguinte sobre o PC: "Os textos serviam para ajudar o observador a entender o significado de todos os diferentes pontos e indicadores, o que isso lhes ensinaria sobre o cosmo em que vivem e sobre como, através de ciclos de tempo, isso se relaciona com suas vidas".a

Fonte TECMUNDO

MUNICÍPIOS DO VALE DO PIANCÓ PODEM INFORMAR GASTOS DO BOLSA FAMÍLIA ATÉ AGOSTO .....


Publicado dia 05/07/2016
 
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  • O passo a passo pode ser consultado no Manual de Orientações sobre a prestação de contas do IGD

    Os municípios de todo o Vale do Piancó têm até o dia 31 de agosto para prestar contas ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) quanto aos gastos feitos na execução do Programa Bolsa Família. As contas se referem aos gastos feitos no ano de 2015 e correspondem a transferências com base no Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF).
    Os dados devem ser lançados no Sistema SuasWeb, do governo federal. A comprovação dos gastos é analisada pelos respectivos Conselhos de Assistência Social. Os gestores precisam informar como ocorreu a prestação de contas e o resultado da apreciação feita pelo Conselho de Assistência Social. A data limite para o registro da deliberação do Conselho é 30 de setembro.
    As informações são essenciais para que os estados e as prefeituras permaneçam recebendo os recursos para gerirem o Bolsa Família. Os entes federativos que não registrarem essas informações nos prazos estipulados terão os repasses suspensos até que regularizem a situação.
    O passo a passo pode ser consultado no Manual de Orientações sobre a prestação de contas do IGD. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 707 2003.
    O Índice
    O recurso para a execução do Programa Bolsa Família é repassado anualmente pelo governo federal aos entes federados. A quantia é calculada com base no Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador que mostra a qualidade de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único.
    O gestor municipal ou estadual do Programa é o responsável pela aplicação dos recursos. As atividades devem ser planejadas de maneira integrada e articulada com as áreas de educação, assistência social e saúde, levando em consideração as demandas e as necessidades da região.

    Fonte Assessoria

    segunda-feira, 4 de julho de 2016

    TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO É AMEAÇADA POR PROBLEMAS FINANCEIROS DE CONSTRUTORA ...


    Publicado dia 04/07/2016
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  • Governo federal informou que está trabalhando para evitar risco de paralisação das obras

    A construtora Mendes Júnior está enfrentando problemas para obtenção de crédito e isso ameaça as obras de transposição do Rio São Francisco. Quem diz é o governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional (MI) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que informaram nesta segunda (5) que estão trabalhando em parceria resolver o problema. A previsão é que as obras sejam concluídas no fim deste ano.
    Leia mais Notícias no Portal Correio
    De acordo com nota do MI, as Pastas têm analisado alternativas legais para encontrar a medida mais adequada para a substituição da empresa Mendes Júnior. No mês de junho, a Mendes Junior consultou o Ministério sobre a possibilidade de transferir o contrato a outra empresa.
    “Estamos buscando fazer um processo de transição sem que haja prejuízo de prazo. O otimismo é que nós vamos encontrar uma solução. A obra não está parada”, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.
    A Mendes Junior possui dois contratos firmados com o ministério para construção das estruturas de engenharia da primeira etapa (Meta 1N) do Eixo Norte do empreendimento. Com 87,7% de avanço físico, o trecho possui 140 quilômetros de extensão e conta com 2.827 profissionais. A água do Velho Chico percorre 51,2 quilômetros desse trajeto.
    Composta por três estações de bombeamento do eixo, canais, reservatórios e túnel, a meta 1N compreende a captação de água do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o início do reservatório Jati, em Jati (CE).
    Segundo o MI, faltam apenas 12,6% para finalizar o projeto que vai garantir o abastecimento regular para mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte que sofrem constantemente com a estiagem. Os dois eixos de transferência de água do projeto - Norte e Leste – atingiram 87,4% de conclusão em maio deste ano. Serão beneficiados 390 municípios nesses estados.
    Em maio deste ano, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho aumentou os repasses financeiros mensais para o projeto em até 43%. O objetivo é acelerar as atividades das construtoras para que o cronograma pactuado com o governo federal seja cumprido. Com a elevação ao máximo da produtividade das prestadoras de serviço, as obras estão previstas para serem concluídas em dezembro deste ano.

    Fonte Portal Correio


    O 5 G VEM AÍ: VEJA AS MUDANÇAS ,NOVAS VELOCIDADES E TUDO SOBRE A TECNOLOGIA ....

    Publicado dia 04/07/2016 às 20h54min
       
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    Velocidade, diversificação e capacidade são só algumas das palavras-chave dessa novidade

    Muita gente aqui do Brasil ainda mal tem cobertura 4G disponível na cidade ou ainda luta para achar um sinal decente, estável e duradouro de 3G. Porém, acredite se quiser, mas o andamento das tecnologias de redes de celular já aponta para o próximo destino: a quinta geração de conectividade móvel, popularmente conhecida como 5G.
    Embora as previsões ainda estejam um pouco nebulosas em termos de data, em matéria de tecnologia já temos algumas informações a respeito do que deve ser uma das grandes novidades dos dispositivos móveis para daqui a alguns anos. Os Estados Unidos, que devem ser um dos pioneiros no desenvolvimento da estrutura, já estão preparando o terreno para a evolução. Do outro lado do mundo, Japão e Coreia do Sul também já mostraram estrutura e testes.
    Velocidade, diversificação e capacidade são só algumas das palavras-chave dessa novidade. Mas quais são as promessas — e em que elas podem melhorar a sua vida ou a forma com que você usa o seu smartphone? Essas são algumas das perguntas que já podem ser respondidas.
    Afinal, o que vai mudar?
    Na transição do 3G para o 4G, o foco estava em melhorar a taxa de transferência de dados e diminuir a latência. Desta vez, é claro que esses ganhos também estão no meio, mas o foco principal tem sido em transformar o 5G em um ecossistema completamente novo. Para cumprir os requisitos determinados, pode ser necessário aprimorar ou mudar a interface atual. Porém, tecnologias LTE-A e até WiFi podem ser aproveitadas para a garantia de bom funcionamento da nova conectividade.
    Velocidade: para o alto e avante
    O aumento de velocidade do 4G para o 5G promete ser bastante significativo. De acordo com a FCC, o órgão norte-americano que funciona mais ou menos de acordo com a Anatel aqui no Brasil, a próxima geração de internet sem fio deve ser tão boa quanto a tecnologia atual de fibra.
    Atualmente, a velocidade de transferência do 4G LTE chega a 1 gigabit por segundo (Gbps), sendo que o consumidor normalmente não chega a ter nada perto disso. No 5G, não está claro ainda qual será a velocidade par ao consumidor, mas não seria surpresa algo acima de 10 Gbps. O padrão ideal a ser alcançado pelo 5G é o de 20 Gbps, o suficiente para baixar um filme em alta definição em 10 segundos. É claro que essa velocidade toda é mais um "teto" para a indústria se basear e desenvolver soluções. Além disso, obstáculos (como prédios ou paredes) e outros sinais e ondas interferem bastante nesse valor.
    O que podemos esperar? Em testes, a operadora japonesa DoCoMo conseguiu atingir 2 Gbps dentro de um prédio em Tóquio, e 2,5 Gbps dentro de um carro. Já o consórcio Next Generation Mobile Networks Alliance, que define padrões da indústria para a aplicação de redes, estabeleceu que o 5G deve oferecer 1 Gbps simultâneo "para diversos funcionários ao mesmo tempo em um andar de um prédio comercial", ou seja, uso individual será com certeza mais rápido.elocidade, diversificação e capacidade são só algumas das palavras-chave dessa novidade
    A Samsung já atingiu 7,5 Gbps em testes, enquanto a Nokia marcou 10 Gbps. Um teste de 1 Tbps (terabits por segundo) chegou a ser registrado, mas sob condições extremamente específicas. Para efeitos de comparação, a rede atual de LTE-A chega a 300 Mbit/s.
    Latência: o mínimo possível
    Em computação, a latência é o tempo que um pacote de dados ou comando leva para ir de um ponto a outro. Quando você dá a ordem para entrar em um site no seu smartphone, há uma "espera", por mais rápida que seja, para que a ordem se transforme na ação propriamente dita, o navegador entenda o seu objetivo e a página carregue por completo.
    No 4G, a média de tempo de latência está em 10 milissegundos (ms). Isso é muito baixo para os nossos padrões em horas ou minutos, mas está bastante defasado em termos de eletrônicos que precisam ser imediatos. Para o 5G, a ideia é ter latência extremamente baixa, na faixa de 1 ms.
    Para explicar direito como isso afeta o consumidor, vamos usar o exemplo da Huawei com testes em carros autônomos. Nas redes 4G, a latência era tão alta que um veículo de 100 km/h demoraria 1,4 metro para parar o carro efetivamente ao detectar um obstáculo e enviar um comando de freio. No 5G, o automóvel se mexe por somente 2,8 cm — distância comparada ao de um sistema de freios ABS.
    Banda e frequência: ampliar e expandir
    Os dados nos celulares percorrem um caminho: o telefone converte a informação (voz, vídeo, áudio ou texto) em um sinal elétrico que vai parar uma torre de celular via rádio. De lá, ela passa por uma rede até chegar ao destino (um servidor ou outro telefone). As bandas responsáveis por “aguentar” a transferência de dados terão um espectro muito mais largo e de maior frequência no 5G.
    O LTE usa faixas de frequência de até 20 MHz. Já o 5G ainda não possui um padrão definido, mas deve ficar em torno de 60 GHz. Uma nova geração de rede móvel quase sempre adota uma frequência maior, já que elas normalmente não estão em uso e, até por conta disso, estão mais livres para receber novos dados. Com isso, a ideia é que as bandas de frequência mais alta garantam maior espaço para transição de dados, sem grandes interferências ou obstáculos que reduzem a velocidade.
    Tudo conectado
    O 5G deve ser um dos maiores avanços da indústria para a popularização da "Internet das Coisas", o cenário em que objetos cotidianos e dispositivos estão todos conectados entre si, incluindo na sua própria casa — sensores, eletrodomésticos, portas e mais. Eles não precisarão ficar necessariamente ligados via WiFi, ou poderão usar o 5G em caso de queda dessa conexão.
    Os carros autônomos ainda parecem sonhos distantes, mas o 5G pode ajudar bastante a tornar realidade os automóveis que se dirigem sozinhos. Com essa conexão móvel, o esquema de controle do veículo (com sensores que enviam ações para um centro de comando, que só então distribui para um setor do carro) deve ser imediato. É aqui que o baixo tempo de latência especialmente se destaca, já que a reação a comandos de veículos deve mesmo ser o mais imediato possível. Além disso, recursos de entretenimento (afinal, você não estará dirigindo mesmo), informação e lazer (via apps de streaming ou notícias) também devem ser cobertos pela tecnologia.
    Robôs de telepresença, aqueles que permitem videoconferência com quem está longe, devem ser popularizados, já que a conexão será melhor e mais estável para chamadas em vídeo. Além disso, assistentes pessoais para a casa, como o Amazon Echo e o Google Home, também se beneficiariam dessa conexão constante.
    O armazenamento em nuvem ficará mais rápido e, com isso, os serviços do tipo devem ser muito beneficiados em termos de novos usuários. Também usando o espectro de nuvem, streaming de vídeo e áudio via internet móvel também ficará rápido — ou seja, Netflix em ótima qualidade e estabilidade sem precisar de WiFi pode ser uma realidade.
    A realidade virtual também tem muito a ganhar, especialmente na qualidade da imagem. Com o 5G sendo mais rápido, a resolução do conteúdo visível por você nos óculos fica bem melhor, acabando com um dos grandes defeitos da tecnologia atual. A baixa latência também faz com que os comandos fiquem mais rápidos e a experiência torne-se ainda mais imersiva.
    Quando vamos ter tudo isso?
    O 5G ainda deve demorar até ser uma tecnologia de conexão comercializável. Há bastante expectativa em relação ao 5G, mas é preciso respeitar os prazos, por mais longos que eles sejam. Se a ideia é de fato causar uma revolução na tecnologia móvel e mudar bastante a estrutura de banda, não adianta correr e entregar uma estrutura de menor qualidade.
    A ideia é que a primeira aplicação fora dos laboratórios e em smartphones de consumidores aconteça próximo ou durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul. Já a “estreia” oficial em planos de operadoras deve ser apenas em 2020 — lembrando que o Brasil ainda pode demorar um pouco mais para ter a cobertura completa, mesmo já contando com ótimos números na adoção do 4G.

    Fonte ClickPB

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