terça-feira, 30 de outubro de 2012


Ministério das Comunicações abre Aviso de Habilitação para rádio comunitária no Vale do Piancó

O Ministério das Comunicações publicou Aviso de Habilitação para entidades da sociedade civil interessadas em executar serviço de rádio comunitária no município de Igaracy, que é uma das poucas cidades do Vale sem emissora comunitária.

O Aviso de Habilitação nº 12 foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 26. Associações comunitárias e outras entidades interessadas têm 60 dias para fazer a inscrição e apresentar a documentação exigida ao Ministério das Comunicações.

A inscrição deverá ser feita mediante a utilização de formulário que se encontra disponível na página do Ministério das Comunicações no endereço eletrônico (www.mc.gov.br). Preenchido o formulário, ele deverá ser enviado via postal à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, situada na Esplanada dos Ministérios, Bloco R - Anexo-B, Sala - 300, CEP 70044-900 - Brasília- DF; 2 - diretamente no protocolo central do Ministério das Comunicações em Brasília, DF, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco R - Edifício Sede, Térreo.

Se mais de uma entidade se inscreve, o Ministério das Comunicações fará uma seleção para definir que fica com a rádio. Geralmente, a entidade com maior representação tem mais chances de vitória.

Folha do Vali

domingo, 28 de outubro de 2012


Após luta contra câncer, morre em Salvador-BA a atriz global Regina Dourado


A atriz Regina Dourado, de 59 anos, morreu na manhã deste sábado (27), no Hospital Português, em Salvador. A artista lutava há nove anos contra um câncer de mama e estava internada em estado grave desde o dia 20 de outubro.

Regina morreu por volta de 11h20 depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ela descobriu um nódulo maligno em um dos seios, no ano de 2003, e durante alguns anos, passou por cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia. A doença deu uma trégua, voltando apenas em 2010.


No último dia 20, a atriz deu entrada no Hospital Português, em Salvador, em estado grave. Dois dias depois, a baiana deixou a UTI e não estava mais se submetendo à quimioterapia. A doença chegou a sua fase de metástase, dificultando o processo de cura. Em seus últimos dia de vida, Regina apresentou um quadro de insuficiência respiratória e infecção urinária - complicações decorrentes da metástase.


Na quarta-feira (24), Oscar Dourado, irmão da atriz, falou sobre o estado de saúde da irmã. "Sinal de vida em minha querida irmã só no coração. Ela não reconhece absolutamente mais ninguém e necessita de oxigênio para se manter viva. Nós só estamos aguardando o coração dela parar de funcionar", disse na ocasião.

Oscar também já havia confirmado que a doença de Regina já estava em fase terminal: "O estado dela é terminal. Ela está sedada, mas, quando abre os olhos, não reconhece ninguém".

A artista premiada começou a carreira na Companhia Baiana de Comédia, em Salvador, com quinze anos. Aos 25, fez sua estreia na TV Globo, no especial Quincas Berro D'água, dirigido Walter Avancini e estrelado por Paulo Gracindo. Desde então, Regina atuou em mais de vinte novelas, entre elas Renascer, Explode Coração, Pai Herói, América e Bicho do Mato. Sua última personagem na TV foi Altina, de Caminhos do Coração, na TV Record.

Muitos papeis de destaque também no cinema e no teatro. Em abril deste ano, Regina interpretou Maria na versão baiana de A Paixão de Cristo, dirigida pelo seu irmão, Paulo Dourado.

Terra



Após derrota, gestores “limpam” prefeituras e demitem quase mil contratados e comissionados



Durante o mandato, eles mantiveram centenas de servidores comissionados e contratados na folha de pagamento. Entretanto, após a derrota nas urnas durante as eleições deste ano, alguns prefeitos paraibanos começaram a promover uma espécie de “limpeza” nas prefeituras que eles comandam. Em Cachoeira dos Índios e em Cajazeiras a medida já foi adotada e quase mil funcionários foram dispensados esta semana. O resultado da atitude dos gestores é estudantes sem aulas e saúde sem funcionamento.


Os cortes começaram por Cachoeira dos Índios onde o prefeito Arlindo Francisco de Sousa (Têta Francisco-PR) demitiu todos servidores contratados e comissionados do município, inclusive cinco dos sete secretários que mantinha na prefeitura. Ficaram apenas os da Administração e o de Finanças.

De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), até o mês de agosto eram mantidos 84 funcionários na prefeitura, sendo 41 comissionados e 43 contratados.

Apesar das demissões terem ocorrido apenas depois do pleito, o prefeito Têta explicou ao PolíticaPB que o corte é feito todos os finais de ano por medida de contenção de despesas. “Foi simplesmente contenção de despesa. Todo ano faço isso. Prefeitura pequena tem que fazer isso senão não fecha o ano”, revelou o gestor acrescentando que a medida também é uma consequência da redução de repasses por parte do governo federal para a prefeitura.

Contudo, em dezembro de 2011, a folha de pagamento da prefeitura de Cachoeira dos Índios, fechou com o total de 38 servidores comissionados e 53 contratados, somando 91, segundo o Sagres.

Com relação ao funcionamento das secretarias, já que a maioria dos secretários foi demitida, Têta Francisco afirmou que os dois que ficaram estão administrando as outras pastas e que não está havendo problemas na gestão das mesmas.

Em Cajazeiras

O corte de funcionários contratados e comissionados também ocorreu no município de Cajazeiras onde, pelo menos, 781 servidores foram dispensados pelo prefeito Carlos Rafael (PTB). A consequência das demissões, de acordo com o vereador Marcos Barros, é um estado de calamidade.

“A cidade está praticamente em calamidade, sem aulas porque não tem mais merendeira, nem servente, está sem transporte escolar, uma calamidade mesmo e o prefeito não explicou nada. Na saúde o próprio secretário deu entrevista dizendo que está com dificuldades para fazer funcionar”, revelou Marcos Barros.

Em Cajazeiras, de acordo com o Sagres, até o mês de agosto, estavam inseridos na folha de pagamento 187 servidores comissionados e 594 contratados.

A reportagem do PolíticaPB tentou entrar em contato com o prefeito Carlos Rafael, mas os telefones da prefeitura só chamaram sem que ninguém os atendesse.

Em Poço Dantas

O prefeito do município de Poço Dantas, Itamar Moreira Fernandes (PMDB) negou que tenha promovido uma demissão em massa, mas admitiu que precisou promover cortes em gratificações e ajudas de custo por medida de contenção de despesas. Além disso, ele revelou que ‘afastou’ alguns servidores que não estavam cumprindo com suas responsabilidades e oneravam a folha.

“Não existe essa história de demissão em massa como estão divulgando por aí. O que aconteceu é que houve cortes de gratificações e de ajudas por medida de redução de despensa e alguns que não estavam desempenhando bem suas funções foram afastados. A crise está grande nas prefeituras e aqui não é diferente”, revelou.

Política PB


Revoltada com a falta d’água, população de Piancó fecha rodovia em protesto contra Cagepa



Por cinco horas seguidas, entre às 3h da tarde e às 8h desta noite, 26, centenas de moradores de Piancó interditaram a rodovia BR-361 em protesto contra a falta d’água, um problema que ocorre há meses e que se agravou ainda mais nas últimas três semanas, principalmente nos bairros mais altos, mas hoje toda a cidade está sem água nas torneiras.

Revoltados, os moradores tentaram invadir o prédio da Cagepa, mas, depois de entendimento com a Polícia Militar, para se evitar danos ao patrimônio publico, eles deixaram o local e ocuparam a estrada, que passam em frente à companhia, na saída para Olho D’água, onde queimaram pneus e gritaram palavras de protesto.

Dias antes da manifestação, um abaixo-assinado foi encaminhado ao Ministério Público de Piancó, que notificou a Cagepa a solucionar o problema, mas não houve jeito, motivando o protesto popular. Igualmente sem água, vários moradores da zona rural também se incorporaram à manifestação.

A Polícia Militar estima que mais de 600 pessoas tenham participado do protesto, que foi encerrado por volta das 8h da noite por decisão dos líderes do movimento, que anunciaram novas manifestações caso o problema não seja solucionado urgetemente.

A versão da Cagepa para o agravamento da falta d’água nos últimos dias é de que ocorreu um rompimento na adutora, mas o local do vazamento ainda não teria sido localizado. No entanto, outro fator crucial no comprometimento do abastecimento d’água é a precariedade do sistema adutor da cidade e a estiagem, que está acarretando a seca do rio e do açude de Coremas, as duas fontes que abastecem Piancó.

Folha do Vali

serra grande-pb

serra grande-pb
O NOSSO JÁ CONSAGRADO FUTURO PREFEITO - JAIRO HALLEY- AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS PENSAM, JÁ COMEÇOU TRABALHAR. ENCONTRA-SE EM JOÃO PESSOA DESDE QUARTA FEIRA PARTICIPANDO DE ENCONTROS COM LIDERANÇAS POLÍTICAS, ESTADUAIS E FEDERAIS.
DESDE QUARTA EM REUNIÕES FIRMANDO PARCERIAS COM O GOVERNADOR RICARDO COUTINHO E REPRESENTANTES DO LEGISLATIVO ESTADUAL;
E HOJE (SÁBADO) - ENCONTRO COM O MINISTRO DAS CIDADES - AGNALDO RIBEIRO.
É SERRA GRANDE ENTRANDO NUM NOVO TEMPO... UM TEMPO DE RENOVAÇÃO.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

final de semana

dia 27/10/2012 tem dj amilton e dj caio no união club apartir das 22:00 de volta a serra grande-pb


Pesquisa Ipespe aponta Luciano Cartaxo com 52% e Cícero Lucena com 27%

A primeira pesquisa Ipespe sobre o segundo turno das eleições em João Pessoa mostra Luciano Cartaxo (PT) na liderança com 52% das intenções de voto. Cícero Lucena (PSDB) aparece com 27%. A diferença do petista para o tucano é de 25 pontos percentuais. Os votos brancos e nulos somam 11% e os indecisos 10%.

No levantamento onde só são apurados os votos válidos, sem incluir brancos, nulos e indecisos, Luciano Cartaxo tem 65% das intenções de voto e Cícero Lucena 35%, uma diferença de 30%.

O Ipespe ouviu 800 eleitores no período de 15 a 17 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, dentro de um intervalo de confiança de 95,5%. A consulta está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o número 000146/2012.

Os números oficiais das eleições em João Pessoa no primeiro turno deram Cartaxo com 38,32% dos votos e Cícero com 20,27%. Em seguida vieram Estela Bezerra (20,08%), José Maranhão (18,87%), Renan Palmeira (1,57%), Antônio Radical (0,57%) e Lourdes Sarmento (0,32%). Os votos brancos somaram 3,36% e os nulos, 5,58%.

A campanha no segundo turno começou com os candidatos registrando importantes apoios. Luciano Cartaxo recebeu adesões de políticos ligados a partidos como PMDB, PTB, PCdoB, PDT e PEN. Cícero também contabiliza apoios de partidos que no primeiro turno estavam com outros candidatos, como o PEN, do deputado Edmilson Soares, que apoiou Estela.

PBHOJE com JPonline


São João das prefeituras torra R$ 31 milhões na PB



Em ano de eleição e de seca braba, as prefeituras torraram R$ 31,3 milhões de verbas públicas com festejos juninos. Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades graves nos gastos realizados nos 223 municípios.

Um caso gritante vem do pequeno município de Várzea, que tem pouco mais de dois mil habitantes. Agora em 2012, a prefeitura gastou R$ 280.558,40 com festejos juninos. Por habitante, a despesa do município foi de R$ 141,64, quase 10 vezes mais que a de Campina Grande, que ficou em R$ 15,65. Nas eleições do último dia 7 de outubro, o prefeito de Várzea, José Ivaldo de Morais (DEM), foi reeleito com 57,16% dos votos.

Pelo levantamento, a prefeitura que gastou mais foi Campina Grande, com uma despesa de R$ 5.721.881,61, o que corresponde a 2,05% do orçamento do município. A prefeitura de João Pessoa vem em seguida, com R$ 2.569.176,85 (0,32% do orçamento municipal). Na terceira posição está a cidade de Patos, que realiza uma das maiores festas juninas do Estado. Os investimentos da prefeitura patoense foram da ordem de R$ 1.703.410,75 (1,52% do orçamento).

As despesas das prefeituras com festas juninas serão analisadas com mais detalhes no balancete da prestação de contas de cada município. Mas pelo que já está sendo levantado, os indícios apontam que houve irregularidades na aplicação dos recursos.

“Tudo leva a crer que a gente tem um forte indício de alguma coisa fora do padrão e que vai merecer uma análise mais profunda da auditoria”, afirma Humberto Gurgel, da auditoria do TCE.

Dos 223 municípios, apenas Areia, São José de Princesa e São Sebastião do Umbuzeiro não apresentaram gastos com festas juninas, o que também será objeto de apuração da auditoria do Tribunal de Contas do Estado. “É difícil não ter nem que seja uma pequena despesa com festas. Tudo isso vai ser motivo de levantamento nosso”, disse o auditor de contas públicas Humberto Gurgel.

As informações levantadas pelo Tribunal de Contas tiveram como base os empenhos apresentados pelas próprias prefeituras no Sistema Sagres. Foram identificados 4.404 empenhos relacionados a eventos juninos, que somaram R$ 31.312.014,2.

Para efeito de análise, a auditoria leva em conta o montante da despesa levantada com festa junina, o percentual da despesa em relação ao orçamento do ano passado e o valor da despesa por habitante. “Em cada um desses itens a gente vai trabalhar junto às divisões para fazer um levantamento mais apurado dessas despesas”, destacou Gurgel.

JP Online

Vale do Piancó: Prefeitura de Olho D’Água reabre concurso para 63 vagas


A Prefeitura de Olho D'Água (PB) reabriu o concurso público para 63 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários não foram divulgado

Os cargos de nível superior são para assistente social, auditor de convênio, enfermeiro PSF, farmacêutico, fisioterapeuta, médico veterinário, nutricionista, odontólogo PSF, psicólogo, professor de educação básica II de ciências, geografia, inglês e matemática e supervisor educacional.

As vagas de nível médio são para auxiliar de consultório dentário, técnico de vigilância sanitária e técnico em enfermagem.

Os postos de nível fundamental são para agente administrativo, eletricista, motorista "D", tratorista e vigia.

Os salários vão obedecer às determinações constitucionais vigentes e à Lei Complementar Municipal nº 04/2012, de 6 de junho de 2012.

As inscrições devem ser feitas no período de 29 de outubro a 9 de novembro na secretaria de administração da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 35 para nível fundamental, R$ 40 para nível médio e de R$ 52 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2013.

G1

Prefeitos de 32 municípios assinam Termo de Adesão ao Garantia Safra

Os prefeitos de 32 municípios assinaram, nesta quinta-feira (25), o Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2012/2013. Por meio desta adesão, as prefeitras estão comprometidas em implementar o Programa nos municípios. No Estado, 100 mil famílias estão sendo cadastradas e terão direito ao seguro no valor de R$ 760,00. O valor dos aportes pagos pelos prefeitos para cada agricultor aderido é de R$ 28,50.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, apresentou a evolução do programa na Paraíba, onde já foram investidos aproximadamente R$ 270 milhões. “Segundo o presidente da Famup, a adesão ao Garantia Safra nesta época de estiagem é uma importante ação do Governo do Estado e os prefeitos precisam fazer a sua parte, pagar os aportes para que nenhuma família que tenha direito ao seguro fique sem receber”, afirmou.

Os municípios que ainda não assinaram o Termo de Adesão devem procurar a Coordenação Estadual Programa na Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca até o próximo dia 30 para regularizar a situação.

ASCOM

Paraíba fica sem energia elétrica após apagão na noite desta quinta


A Paraíba ficou três horas sem energia elétrica durante um apagão que aconteceu no final da noite da quinta-feira (25) e durou até a madrugada desta sexta-feira (26). Todos os 223 municípios ficaram sem luz. O apagão atingiu ainda mais oito estados do Nordeste.
A falta de energia pode ter sido causada por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.
"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul e Sudeste", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao "Bom Dia Brasil". Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.
A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Chipp. De acordo com ele, o circuito atingido pelo incêndio é relativamente novo. "Não foi problema de idade, manutenção. Nada disso. As coisas estão todas em dia."
De acordo com informações da assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica do Estado, Energisa, a luz começou a ser restabelecida na Paraíba a partir das 2h (horário local) desta sexta-feira. Além da Paraíba, também foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal também foram afetadas.
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
G1-PB

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Prefeitos que têm convênios firmados com a Funasa devem executar as ações conveniadas, ou responderão por eventuais pendências


A superintendente da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde na Paraíba (Funasa), Ana Cláudia Vital do Rêgo, advertiu,ontem, que os prefeitos que estão no término dos seus mandatos que têm convênios firmados com o órgão devem executar as obras e ações conveniadas, ou responderão por eventuais pendências ou irregularidades, por meio de tomadas de contas especiais e providências jurídicas perante o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

A superintendente Ana Cláudia esclareceu, ainda, sobre as deliberações do TCU, que após auditoria realizada em maio, no último dia 3, deu prazo de 180 dias para a Funasa prestar contas de convênios na Paraíba. Ela destacou que a auditoria não teve conotação punitiva à Funasa, mas recomendativa. “A auditoria não apontou irregularidades, são recomendações inerentes à reestruturação da Funasa”, explicou.

O TCU determinou que a Funasa adote as providências para regularizar a situação dos convênios firmados com os municípios paraibanos. A medida foi tomada na sessão do último dia 3, quando os membros do TCU analisaram o relatório de auditoria feito no órgão, de 8 a 21 de maio de 2012. Ana Cláudia disse que a Funasa já foi notificada da decisão e que as providências já estão sendo tomadas. Segundo ela, as maiores dificuldades da Funasa ocorrem em função da quantidade insuficiente de servidores.

“A Funasa tem um quadro de pessoal defasado para a atual realidade e não é permitido realizar concurso em ano eleitoral. O órgão está passando por um processo de reestruturação”, disse, revelando que, por outro lado, há mais de mil convênios na Funasa da Paraíba.

Ela garantiu que a instituição está realizando as adequações recomendadas pelo TCU, como prestação de contas, acompanhamento de convênios, entre outras, e que o Sistema Integrado de Monitoramento de Convênios permite acesso e transparência das informações do órgão.

JP

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...