O jovem Cassiano Sabino, natural da cidade de Curral Velho, no Vale do Piancó paraibano, se destaca mais uma vez, na vida acadêmica, após ter sido escolhido para participar do 7º Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Experimental, que acontece até o dia 11 de novembro em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Aos 25 anos, vindo de família humilde, Cassiano comemora a conquista, pois teve três artigos aprovados como autor principal e mais dois como co-autor. O jovem já se destacou outras vezes levando o nome da Universidade Estadual da Paraíba para outros países.
Cassiano falou ao DiamanteOnline que vive uma das melhores fases de sua vida, pois estas conquistas ficarão marcadas para sempre em sua vida como profissional de Psicologia.
Saiba mais
Artigo 1: Envelhecer: Como Dar Sentido à Vida na Terceira Idade – Uma Proposta da Logoterapia.
Autor: Cassiano Sabino dos Santos.
Co-autores: Adélia Sandra Gonçalves; Lorena Bandeira; Vitor Aleksandr Ramos Araújo.
A busca incessante de sentido para a vida faz parte dos questionamentos existenciais. Viktor Frank foi pioneiro em abordar o tema na Psicologia. Posteriormente, a pesquisa fez uso de seus ensinamentos e ampliou a definição do construto. Estudos transculturais têm contribuído para melhor compreensão do tema, mas as pesquisas ainda precisam ser aprofundadas. Este estudo objetiva analisar o sentido de vida na velhice. A metodologia foi de revisão bibliográfica e pesquisa coletados em artigos científicos. Conclui-se que este estudo faz-se dizer que o envelhecimento é heterogêneo, não se apresentando linearmente, pois o ser humano pode muito mais do que imagina, desde que, movido pela autoconfiança e a confiança dos seus semelhantes, coloque sua esperança naquele para cumprir uma missão.
Artigo 2: Melancolia e Depressão Endógena em Indivíduos na Crise da Meia-idade: Uma Visão Logoterapêutica.
Autor: Vitor Aleksandr Ramos Araújo.
Co-autores: Cassiano Sabino dos Santos; Jessica Féliz Maciel; Lorena Bandeira; Thaíla Santiago Gomes.
Meia-idade refere-se ao período entre 40 e 65 anos de idade. Ao chegar a essa faixa etária muitos experimentam a chamada crise da meia idade, termo esse designado por Elliott Jaques em 1965. Tendo o tema da melancolia e depressão endógena na crise da meia-idade como foco desse artigo, procurou-se fazer uma revisão da literatura a fim de refletir acerca dos mesmos e propor uma visão logoterapêutica sobre o assunto. Os resultados apontam que a crise da meia-idade diferencia-se entre homens e mulheres, porém não é uma regra; não acomete todos os indivíduos. Surgem sintomas de depressão endógena em meio a uma baixa vital, com ainda traços de um sentimento de inferioridade. Com a logoterapia o paciente pode aprender que é possível fazer novas escolhas, e encontrar sentido nas situações.
Artigo 3: Promoção do Cuidado Humanizado e Sentido do Trabalho: Intervenções Logoterápicas a funcionários do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal.
Autor: Thaila Santiago Gomes.
Co-autores: Cassiano Sabino dos Santos; Lorena Bandeira; Micaelly de Sousa Rocha; Sabrynna Felix Izidro.
O presente artigo resultou de uma prática de extensão realizada com os funcionários da unidade do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) do município de Campina Grande. Objetivou-se proporcionar a estes profissionais momentos de reflexão sobre o sentido do trabalho, sobre a morte e a importância do trabalho humanizado, com base nos pressupostos teóricos da Logoterapia. Participaram em média 10 adultos, de ambos os sexos, maiores de 18 anos. As intervenções ocorreram semanalmente, durante o 1º semestre do ano de 2014. Os resultados obtidos apontam que os profissionais do NUMOL reconhecem o espaço para o aprendizado do cuidado humanizado e valorizam esse aspecto, e o quanto é importante a inserção de um Psicólogo naquela Instituição, para que todas as famílias e profissionais que ali estão dia a dia possam ser beneficiados.
Do DiamanteOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário