Nos dias de hoje é muito difícil nos depararmos com bandas cabaçais tocando pelas ruas das pequenas cidades do Vale do Piancó, no interior da Paraíba.
Estas bandas são as mais conhecidas como “bandas de pífanos”, aquelas que reúnem três ou mais músicos de instrumentos artesanais, todos feitos com madeira e couro de bode, além dos pífanos que são de taboca.
(Banda Cabaçal é chamada para se apresentar em todos os eventos culturais da cidade)
No município de Serra Grande, uma das 18 cidades que compõem a região, esta cultura é valorizada e incentivada, buscando levar o conhecimento da arte do pífano aos mais novos, para que despertem o interesse em prolongar por muitos anos a música que tem influências indígenas e africanas.
Imagens abaixo:
Imagens abaixo:
De acordo com a Secretária de Cultura do município, Maria Vidal de Moura Cruz, a atual gestão procura investir nesta modalidade de cultura.
“No ano de 2011, eu estava à frente da Secretaria de Assistência Social no município, com total apoio do então Prefeito João Bosco Cavalcante e a nossa Equipe de trabalho, quando Implantamos aulas de Flautas doce no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que foram os primeiros passos para dar continuidade a Banda Cabaçal”, pontua a Maria Vidal.
Segundo consta nos arquivos da Prefeitura, em Janeiro de 2013, (início da atual gestão), Maria Vidal assumiu a Pasta da Secretaria de Cultura, na qual buscou dentro das possibilidades cabíveis, atender de forma legal, o que rege a Lei 177/2012, que dispõe da criação da Secretaria Municipal de Cultura, onde dar condições para manter as tradições e costumes da localidade.
“Não foi possível dar prosseguimento com o Projeto da flauta doce na Assistência Social, porém, sou perseverante no que faço e através dos esforços da nossa equipe da Cultura, conseguimos implantar um novo projeto que conta com 25 crianças, participando de aulas de música, ministradas pelo maestro Gilberto Carlos Antão que de forma voluntária colabora com a Cultura serra-grandense”, comenta a Secretária.
Para Maria Vidal, a Banda Cabaçal de Serra Grande é uma arte que vem passando por gerações, porém a Gestão Municipal, através do pedido da Secretaria de Cultura, visa passar este conhecimento para que a tradição seja mantida e mesmo em um futuro distante, a mesma seva ouvida e vista por outros filhos serra-grandenses que estão por vir.
Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário