sexta-feira, 30 de setembro de 2016

RICARDO COUTINHO E REITOR DA UEFP DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DE CAMPUS UNIVERSITÁRIO NO VALE DO PIANCÓ ..


Publicado dia 29/09/2016 
     
  •  
  •  
  •  
Atualmente a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem campus em oito cidades

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta quarta-feira (28), na Granja Santana, com o o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior, para discutir parcerias para implantação de um campus universitário na cidade de Piancó, localizada a 395 km de João Pessoa. Também participaram da reunião o prefeito do município, Sales Lima, e o deputado federal Efraim Filho.
Na ocasião, Ricardo enfatizou a importância da descentralização dos polos de educação de ensino superior para beneficiar os estudantes que residem longe dos grandes centros educacionais. “Essa é uma demanda antiga que viemos discutindo e o objetivo é que a prefeitura entre com uma contrapartida. Temos escolas estaduais que poderão servir para as futuras instalações agregados aos trabalhos já existentes, mas para isso vamos estudar a demanda para os cursos apropriados, sejam ele presenciais ou até mesmo à distância. Faremos tudo de maneira sustentável e equilibrada”, observou Ricardo.
O governador ressaltou ainda o atual momento vivido pelo sistema educacional no país. “Hoje em dia o ensino está bastante evoluído e temos que nos adaptar a tudo. Temos que otimizar os espaços das escolas e fazer um levantamento do que vamos precisar no corpo técnico-administrativo, equipamentos e instalações”, pontuou.
O reitor da UEPB, Rangel Júnior, destacou que a instituição vem trabalhando com a perspectiva de expansão das unidades. “Ontem aprovamos a construção do Campus durante uma reunião do Conselho Universitário, que foi debate para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEPB. Incluímos metas a serem seguidas e viemos apresentá-las ao governador que as acatou. Vamos estudar a região para garantir recursos e manutenção viáveis dos cursos”, informou. Ainda ficou acordado que, nos próximos dias, a prefeitura de Piancó, em parceria com a UEPB, definirá todos os estudos técnicos para que voltem a ser avaliados pelo Conselho Universitário.
O deputado federal Efraim Filho avaliou o encontro como positivo para os estudantes e professores do Vale do Piancó. “É um sonho da comunidade que se viabiliza, através de uma decisão muito convicta do governador e UEPB para pensar o futuro da região. A partir de agora, o governo vai inserir esta demanda em seu projeto de desenvolvimento começando a pensar a estrutura física, definição de cursos, parcerias institucionais por meio de uma gestão integrada e compartilhada. Em Brasília, também vou tentar buscar recursos federais para viabilizar a construção o mais breve possível do campus”, afirmou.
Atualmente a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem campus em oito cidades: Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Catolé do Rocha, Lagoa Seca, Monteiro, Patos e Araruna. Além disso, compõem um quadro docente de 1350 professores e discente de 21 mil estudantes.

Fonte Secom-PB

terça-feira, 27 de setembro de 2016

RESOLUÇÃO DA ANA NÃO ALTERA CRONOGRAMA DA TRANSPOSIÇÃO NA PARAÍBA ,DIZ MINISTÉRIO


Publicado dia 27/09/2016 
       
  •  
  •  
  •  
Governo federal confirmou que Eixo que beneficiará Cariri e Agreste fica pronto até o fim do ano

Na semana passada, a Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou o prazo para início da operação da Transposição do Rio São Francisco e a notícia levantou dúvidas sobre como fica a situação de municípios paraibanos que dependem dessa obra para lidar com a seca. No entanto, a população não deve alimentar o medo de ficar ainda mais tempo sem água.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o cronograma já anunciado pelo governo federal não foi alterado. Ou seja, as estruturas físicas do Eixo Leste, que beneficiará Cariri e Agreste, devem ficar prontas até 15 de dezembro deste ano. A previsão é de que as águas cheguem às casas ao longo de 2017.

"O Ministério da Integração Nacional solicitou à Agência Nacional de Águas a prorrogação de uma condicionante da outorga do uso de recursos hídricos do Rio São Francisco para a execução das obras do Projeto de Integração. A outorga tem validade de 20 anos e foi emitida pela ANA em 2005. Destaca-se que a resolução não altera o início da operação definitiva do Projeto São Francisco. A resolução apenas amplia o prazo da condicionante para que esse processo seja iniciado antes de 26 de março de 2018. Anteriormente, a data da condicionante estava para setembro deste ano", explicou o órgão, em nota enviada ao Portal Correio.
A garantia do governo federal convence o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes. Para ele, a extensão do prazo não significa que necessariamente haverá atraso nas obras.
“É muito importante tranquilizar a população quanto a isso. As obras vão seguir os ritmos atuais. A medida da ANA é apenas uma precaução, uma permissão para que as obras continuassem caso algo impedisse a conclusão até a data anteriormente estabelecida”, explica.
João Fernandes disse que acredita na conclusão do Eixo Leste até o fim do ano. “Tenho visitado as obras e posso garantir que está tudo indo bem nessas obras”, diz. Cidades do Sertão, por outro lado, terão que esperar um pouco mais pela Transposição. “Essas serão contempladas pelo Eixo Norte, que está com obras paradas, e não tem previsão de conclusão. Mas é importante deixar claro que esse atraso não sofre e dificilmente sofrerá qualquer influência da resolução da ANA”, completa.
Ao Portal Correio, o Ministério da Integração garantiu que o Eixo Norte fica pronto ainda em 2017, mas não detalhes da previsão.
Seca
De acordo com levantamento do Estadão, cerca de 2,3 milhões de pessoas são afetadas pela seca na Paraíba. Dos 223 municípios do estado, 170 estão em situação de emergência ou racionamento. O cenário é de rios, córregos e poços afetados pela forte estiagem.
Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba com 402 mil habitantes, está entre as que enfrentam sérios riscos de um colapso e pode não ter água suficiente para suportar mais até o primeiro semestre de 2017. A única esperança é uma grande chuva, já que o governo do Estado diz constantemente que não há plano B.
Atualmente, o açude Epitácio Pessoa, que fica na cidade Boqueirão e abastece Campina, tem menos de 7% da capacidade. A cidade enfrenta um esquema de racionamento e só tem água apenas três dias por semana. Em todo o estado, cerca de 90% das cidades têm problemas com abastecimento por conta da forte estiagem.
“Estamos atentos a todas as regiões que passam por dificuldades no abastecimento e criamos um grupo de trabalho para construir estratégias de enfrentamento da seca para áreas com grande intensidade demográfica, como a de Campina Grande, que há 100 anos não tinha uma estiagem tão extensa como esta e pode entrar em colapso no fim do primeiro trimestre de 2017”, garantiu o ministro da Integração Nacional, ao Estadão.

Fonte Portal Correio

ELEITORES NÃO PODEM SER PRESOS APARTIR DE HOJE ....


Publicado dia 27/09/2016 às 17h25min
       
  •  
  •  
  •  
O eleitor só poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável

O calendário eleitoral prevê que a partir de hoje nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto. A regra vale até 48 horas após o encerramento do pleito.
A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral, e o texto diz: “Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.”
Hoje também é o último dia para que os representantes dos partidos políticos e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica formalizem pedido ao juízo eleitoral para a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral.
Os Tribunais Regionais Eleitorais ainda tem até esta terça-feira para divulgarem na Internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da Junta Eleitoral.

Fonte Blog do Gordinho

sábado, 24 de setembro de 2016

SOCIEDADE EXCLUI OBESOS ....


23/09/16 - 



Além de afetar a saúde, a obesidade pode levar à solidão. Pessoas muito acima do peso são muitas vezes estigmatizadas, ridicularizadas ou excluídas da sociedade, aponta um estudo divulgado na Alemanha nesta quarta-feira (21).
A pesquisa, realizada pelo instituto Forsa sob encomenda da seguradora DAK, revelou que 71% dos entrevistados consideram o aspecto físico dos obesos antiestético; e 15% evitam o contato com eles. A maioria das pessoas consultadas considera que os obesos são preguiçosos e, por isso, não conseguem emagrecer.
No entanto, a obesidade pode se manifestar devido a uma série de fatores, como distúrbios metabólicos e predisposição genética. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define sobrepeso e obesidade como um acúmulo de gordura anormal ou excessivo. Estes são um grande fator de risco para uma série de doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares, depressão e câncer.
Exclusão agrava a obesidade
De acordo com a nova pesquisa, a exclusão social no dia-a-dia e no trabalho agrava a obesidade, elevando o nível de stress, provocando mudanças no comportamento alimentar e, consequentemente, aumento de peso.
A OMS usa o Índice de Massa Corporal (IMC) – peso da pessoa divido por sua altura, em metros, ao quadrado – para medir a obesidade. Se o IMC for maior ou igual a 30, a pessoa é considerada obesa. Se for igual ou maior que 25, há sobrepeso.
Antes considerados problemas somente em países desenvolvidos, a obesidade e o sobrepeso estão hoje em ascensão em países de baixa e média renda, sobretudo em áreas urbanas, aponta a OMS. Na Alemanha, um quarto das pessoas entre 18 e 79 anos de idade tem obesidade. O problema afeta um quinto dos brasileiros e 13% da população mundial.

Fonte: G1

POR QUE DESENHAR AJUDAR A DESESTRESSAR ?...


23/09/16 - 

 

O fenômeno dos livros para colorir anti-estresse já indica que existe algum efeito extremamente relaxante em sentar com papel e caneta e deixar a imaginação fluir. Mas para os pesquisadores da Brooklyn College não bastava saber que desenhar gera uma sensação boa: eles queriam saber o motivo.
O experimento que eles montaram dividia os desenhistas em dois grupos. Primeiro, os cientistas pediram que os participantes pensassem na última experiência triste que tiveram. O exercício de imersão fazia com que eles imaginassem não só a sensação de tristeza, mas os sons, os pensamentos e as paisagens envolvidas naquela experiência.
Depois, cada grupo desenhou por 15 minutos. Um dos grupos tinha de colocar no papel as emoções que estavam sentindo naquele momento. O outro recebeu a estranha missão de desenhar os próprio sapatos.
Por trás dessas tarefas estavam as duas principais teorias sobre o efeito relaxante da arte. Uma delas defende que os benefícios da arte vem da catarse - da capacidade de desabafar toda a sensação ruim e, assim, se livrar dela. Do outro lado, a hipótese aposta na distração: não pensar no tema estressante ajudaria as emoções a se regularem.
O experimento durou quatro dias - em cada dia, um grupo desabafava com o lápis, o outro desenhava coisas esquisitas, como em um exercício de observação. Depois eles relatavam seu estado mental.
No curto e no longo prazo, as pessoas que desenharam os próprios sapatos tiveram os maiores benefícios. Mesmo quando caiu na rotina, o desenho ainda era capaz de tirar o foco das pessoas nos problemas e, com isso, elas saíam do laboratório mais relaxadas e prontas para enfrentar o dia.
É claro que, para obter os benefícios do desenho, não é necessário usar os próprios sapatos - mas também não vale qualquer distração. Segundo os autores da pesquisa, a distração "terapêutica" precisa de dois quesitos fundamentais: precisa ser uma tarefa que absorva totalmente o foco e a reflexão do desenhista. Ele precisa estar consciente da necessidade de capturar cada detalhe do que está à sua frente. Em segundo lugar, o objeto a ser desenhado precisa ser neutro, sem um forte significado emocional - daí é que vem a grande vantagem de usar os próprios sapatos como "musos".

Fonte: Superinteressante

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

GAROTO SUSPEITO DE MATAR A MÂE ESPANCADA É ASSASSINADO A PEDRADAS NA PARAÍBA ....


Garoto, que era usuário de drogas e tinha sofrido várias ameaças de morte pelos roubos praticados, foi morto perto de onde morava no bairro Frei Damião, na cidade de Juarez Távora
Autor: Redação do Portal
Um adolescente de 15 anos foi assassinado a pedradas na madrugada desta sexta-feira (23), na cidade de Juarez Távora, no Agreste do estado, a 75 km de João Pessoa. Cleideson Euzébio da Silva é suspeito de matar a mãe com golpes de barra de ferro.
Garoto foi morto a pedradas
De acordo com a Polícia Militar, no fim de semana, o garoto teria pedido dinheiro à mãe para comprar drogas. Como disse que não tinha dinheiro, o menor teria desferido vários golpes de barra de ferro na mulher, que foi socorrida para o Hospital de Trauma de Campina Grande e morreu na quarta-feira (21).
A versão do espancamento foi confirmada pelos vizinhos, mas desconhecida pela família da vítima. Após a morte da mulher, os filhos dela se mudaram para a cidade de Guarabira, mas o menor retornou nessa quinta-feira (22) para Juarez Távora informando que tinha uma dívida com um homem e teria que pagar a quantia de R$ 10.
O garoto, que era usuário de drogas e tinha sofrido várias ameaças de morte pelos roubos praticados, foi morto perto de onde morava no bairro Frei Damião. Segundo a Polícia Militar, a cabeça do adolescente ficou dilacerada.
O caso será investigado pelo delegado de Alagoa Grande, Danilo Orengo. “Já estamos em campo com os investigadores fazendo diligências. Ainda é tudo prematuro afirmar se a morte dele foi represália pelo suposto espancamento a mãe, que teria provocado a morte dela”, afirmou . 
Fonte: Por Hyldo Pereira, com informações de Daniela Pimentel, TV Correio CG

ENSINO MÉDIO: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA SERÂO ÚNICAS OBRIGATÓRIAS :VEJA O QUE MUDA.....


Publicado dia 23/09/2016




A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo
Português e matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios nos três anos do ensino médio, de acordo com o novo modelo para a etapa anunciado hoje (22) pelo governo. A definição está em medida provisória (MP) assinada pelo presidente Michel Temer. Atualmente, a etapa tem 13 disciplinas obrigatórias para os três anos.
A MP prevê a flexibilização do ensino médio com o objetivo de torná-lo mais atraente para o jovem, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. Os componentes curriculares que deverão ser ensinados no período obrigatoriamente serão definidos na Base Nacional Comum Curricular, que começará a ser discutida no próximo mês e deverá ser definida até meados do ano que vem, segundo o Ministério da Educação.
De acordo com a medida provisória, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas - modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e formação técnica e profissional.
“O novo ensino médio tem como pressuposto principal o protagonismo do jovem. Hoje é bastante engessado. Esse modelo caminha na direção da flexibilidade”, disse Mendonça Filho.
Arte e Educação Física
O texto, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), determina o fim da obrigatoriedade do ensino de arte e de educação física no ensino médio. As disciplinas serão obrigatórias apenas no ensino infantil e fundamental.
As mudanças passarão a valer 180 dias após a publicação da Base Nacional, ou seja, não modificam o atual currículo. De acordo com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Silva, a intenção é enxugar na lei as obrigatoriedades do ensino médio. “Agora a Base Nacional tem que dizer o que é e o que não é obrigatório nesse um ano e meio. Se eu vou definir ênfases, como eu posso ter todos os conteúdos do mundo? Se eu digo que os 13 conteúdos são obrigatórios?”, questionou.
Segundo Silva, artes e educação física, assim como conteúdos como filosofia e sociologia certamente estarão garantidos na Base Nacional Curricular Comum e poderão voltar a ser obrigatórios.
Idiomas
O inglês passa a ser a língua estrangeira obrigatória que deverá ser ensinada em todas as escolas de ensino médio. Outros idiomas podem ser ensinadas em caráter optativo.
A MP abre a possibilidade que os estados tenham mais autonomia nas decisões referentes a essa etapa da educação básica. Um sistema de ensino poderá, por exemplo, definir um sistema de crédito, no qual um aluno cursa determinados períodos e, caso deixe a escola, possa retomar o curso de onde parou e não tenha, necessariamente, que cursar um ano inteiro.
Também está previsto na MP que os créditos adquiridos pelos alunos nesse caso poderão ser aproveitados no ensino superior, após normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologação pelo MEC. Ao entrar na universidade ou no ensino tecnológico, a trajetória escolar do aluno será considerada e ele não precisará cursar matérias que envolvem conhecimentos e competências que já possui.
Carga horária
A reforma também determina que a carga horária mínima anual da etapa deverá ser progressivamente ampliada para 1,4 mil horas, o que tornará o ensino médio integral, com 7 horas por dia.
A expectativa do MEC é que as primeiras turmas que seguirão a formação de acordo com o Novo Ensino Médio começem em 2018, após a aprovação da Base e da MP pelo Congresso Nacional. Não há prazo para que as redes de ensino se adequem às mudanças, mas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) trabalha com o cronograma do Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser implementado até 2024.
Ensino técnico
Entre as trajetórias que os estudantes poderão escolher está a formação técnica. Os alunos serão certificados e seus itinerários formativos permitirão a continuidade dos estudos. Essa oportunidade de formação vai ocorrer dentro do programa regular, sem a necessidade de o aluno estar cursando o período integral. No ensino técnico, os alunos poderão ser certificados a cada etapa que cumprirem, recebendo uma certificação das competências adquiridas até ali.
As aulas técnicas poderão ser ministradas por profissionais com notório saber - ou seja, sem formação acadêmica específica na área que leciona -, reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos afins à sua formação. “Isso não vale para os demais conteúdos, se eu tenho o ensino de filosofia, eu vou continuar tendo que ter um professor formado em filosofia, isso não muda. Vale apenas para o ensino técnico”, explicou o secretário de Educação Básica.
Resultados
A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo depois que o Brasil não conseguiu, por dois anos consecutivos, cumprir as metas estabelecidas para essa etapa da formação. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país, mostram que o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta para 2015 era nota 4,3, mas o índice ficou em 3,7.
Atualmente, o ensino médio tem 8 milhões de alunos, número que inclui estudantes das escolas públicas e privadas. Segundo o Ministério da Educação, enquanto a taxa de abandono do ensino fundamental foi de 1,9%, a do médio chegou a 6,8%. Já a reprovação no nível fundamental é de 8,2%, frente a 11,5% no ensino médio.

Fonte Agência Brasil

BOMBEIROS CONFIRMAM QUE INCÊNDIO NO PICO DO JABRE FOI CRIMINOSO .....


Publicado dia 23/09/2016




Os bombeiros informaram que o incêndio da região foi controlado nesta tarde
O Corpo de Bombeiros confirmou nesta quinta-feira (22) que foi criminoso o incêndio que atingiu a área de preservação ambiental do Pico do Jabre, na cidade de Matureia, no Sertão paraibano. No local foram encontrados baldes, tecidos e garrafas com combustível. Ainda de acordo com o órgão, moradores perceberam a presença de dois homens em uma moto, próximo aos locais onde os focos de incêndio foram iniciados. Os bombeiros informaram que o incêndio da região foi controlado nesta tarde.
De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), o tenente-coronel Saulo Laurentino, desde que o incêndio começou, na tarde da sexta-feira (16), as equipes perceberam um comportamento anormal nas chamas, com aparição de focos de incêndio em lugares distintos.
“Nossos peritos já haviam notado isso e começaram a suspeitar. A confirmação começou a surgir na noite da terça-feira, quando uma moradora informou que viu dois homens em uma moto com alguns objetos em uma parte do pico e que logo após a saída deles, um incêndio começou a tomar conta da vegetação onde eles estavam”, disse ele.
Segundo o comandante, a união desta informação, com o encontro dos produtos inflamáveis e o levantamento feito pela equipe de peritos do Corpo de Bombeiros confirmaram que o incêndio foi criminoso. “Não há dúvidas para nós que participamos do combate de que foi um incêndio doloso, criminoso”, disse o comandante.
Fogo controlado
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, na tarde desta quinta-feira (22), o incêndio da região foi controlado, mas as equipes vão continuar na área pelo menos até esta sexta-feira (23) para evitar que algum foco seja retomado e inibir novas ações criminosas. A estimativa do Corpo de Bombeiros é de que, em seis dias, as chamas atingiram uma área de 40 hectares.
Inquérito Policial
Com a confirmação de que o incêndio no Pico do Jabre foi criminoso, o Corpo de Bombeiros preparou um laudo pericial e encaminhou o documento, na manhã desta quinta-feira, para a Polícia Militar, com o objetivo de pedir rondas no local, e também para a Polícia Civil. O delegado André Rabelo confirmou ao comandante do Corpo de Bombeiros que vai abrir um inquérito para investigar o caso. Como o incêndio ocorreu em uma área de preservação ambiental, o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba também foi comunicado.

Fonte G1-PB

AÇUDE DE COREMAS ATINGE SITUAÇÃO CRÍTICA COM 3,4 DE CAPACIDADE TOTAL ....


Publicado dia 23/09/2016




O açude é um dos 54 reservatórios que estão em situação crítica na Paraíba, com menos de 5% de seu volume total
O volume de água acumulada no açude de Coremas chegou a 3,4% da capacidade total, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (22) pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Atualmente há 20.320.283 m³ de água no açude de Coremas.
O açude é um dos 54 reservatórios que estão em situação crítica na Paraíba, com menos de 5% de seu volume total. Coremas é um dos principais abastecedores do Sertão do Estado. O açude de Mãe d’água, localizado também na cidade de Coremas está com 11% de seu volume total, valor também divulgado hoje.
Em Mãe D’água, o volume de água equivale a 62.180.347 m³ e o reservatório está entre os 34 açudes em observação na Paraíba.
O açude do Boqueirão, que abastece grande parte da região de Campina Grande, chegou ao menor volume de sua história, de acordo com informações da Aesa. Atualmente, o reservatório está com 6,9% de sua capacidade total, o que corresponde a 28.338.031 m³.
A situação hídrica no estado está tão crítica que, dos 126 açudes monitorados pela Aesa, apenas 34 deles estão com capacidade acima de 20% de seu volume total. Outros 34 reservatórios estão em observação e 54 permanecem em situação crítica.

Fonte ClickPB

PARAÍBA REGISTRA MAIS CANDIDATOS A VICE -PREFEITO DO QUE A PREFEITO ...


Publicado dia 23/09/2016




Já para as eleições proporcionais, 10.859 disputam o cargo de vereador
Faltando apenas nove dias para as eleições de 2 de outubro, a Paraíba registra, até o momento, mais candidatos a vice-prefeito do que a prefeito. A situação é possível por conta dos julgamentos dos registros das candidaturas que ainda não aconteceram.
No total, 570 candidatos a vice já tiveram os registros deferidos, enquanto que para o cargo de prefeito, esse número atingiu a marca de 566 postulantes.
Já para as eleições proporcionais, 10.859 disputam o cargo de vereador nas eleições deste ano nos 223 municípios do Estado.
Atualmente, a Paraíba possui 2.889.731 eleitores aptos a irem às urnas em 2 de outubro. De acordo com dados repassados pelo TRE-PB, houve um aumento de 53 mil novos eleitores em relação às eleições estaduais de 2014.

Fonte MaisPB

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ANVISA SUSPEITO LOTES DE MEDICAMENTO CONTRA CÂNCER ....


Publicado dia 21/09/2016 
       
  •  
  •  
  •  
A iniciativa ainda determina que a empresa Apsen Farmacêutica, responsável pelo Destilbenol, recolha todo o estoque existente desses lotes no mercado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e o uso de 15 lotes do medicamento Destilbenol (dietilestilbestrol) 1 miligrama comprimido revestido. Esse remédio é usado no tratamento de câncer de mama avançado em mulheres após a menopausa e de câncer de próstata também avançado.
De acordo com a Agência, a decisão é uma medida de interesse sanitário, já que foi comprovado, em auditoria, que o remédio foi fabricado com formulação não aprovada pela Anvisa.
A iniciativa ainda determina que a empresa Apsen Farmacêutica, responsável pelo medicamento, recolha todo o estoque existente desses lotes no mercado.

De acordo com a bula, o remédio é um estrógeno, que é um hormônio feminino, que tanto no homem, quanto na mulher, ajuda a diminuir o crescimento do tumor. Para saber quais são os lotes suspensos, basta acessar o site da Anvisa.

Fonte ClickPB


PAI DA PARAIBANA ESQUARTEJADA SUSPEITA DO CUNHADO DA VÍTIMA ....


Publicado dia 21/09/2016 às 10h45min
       
  •  
  •  
  •  
A família de Janaína suspeita de um irmão de Marcos, que ficou abrigado durante vários meses na casa da família

Familiares dos paraibanos mortos na Espanha não aceitam a tese da polícia espanhola de envolvimento com tráfico de drogas para explicar a execução de Marcos Campus, Janaína Santos Américo e os dois filhos, de 5 e 1 ano de idade. A família de Janaína suspeita de um irmão de Marcos, que ficou abrigado durante vários meses na casa da família, de quem ela dizia ter medo e faz diversos relatos de agressividade.
O pai de Janaína, o empresário Wilton Diniz Américo, disse não querer acusar formalmente o cunhado da filha, mas afirma que a única coisa anormal que tomou conhecimento, na rotina da família, na Espanha, foi a presença dessa pessoa. “Esse rapaz tem problema com drogas e, numa discussão em uma escola aqui no Brasil, cravou um lápis no pescoço do professor. Tempos depois fugiu para a Espanha e Marcos o abrigou na casa deles. Minha filha não gostou e pedia para que o marido o mandasse embora. Sempre que eu falava ao telefone comigo ela dizia que o cunhado era psicopata, que morria de medo dele e que ele não gostava da menina de 5 anos. Vivia xingando e querendo bater na menina”, contou.
Segundo Wilton, após algum tempo com o irmão morando em casa, Marcos resolveu atender os pedidos de Janaína e o mandou embora. “Fiquei sabendo que ele se entregou na embaixada brasileira da Espanha. Mas agora vem essa tragédia. A polícia de lá já disse que a casa não foi arrombada. Que o assassino era conhecido da família e entrou com o consentimento deles. Se eles tinham se mudado havia pouco tempo para aquele condomínio, quem haveria de conhecido ali para ter acesso à casa desse jeito? Pode ser que a investigação revele outra coisa. Mas para mim, a única coisa estranha que aconteceu com eles na Espanha foi esse episódio do cunhado”, acrescentou.
O empresário disse ainda que a filha dizia que o marido teria sido um “presente de Deus”. Sobre o temperamento de Marcos, Wilton disse que a filha usava a expressão de “uma moça”, para falar do quanto era tranquilo e incapaz de fazer algum mal.
Casaram no Brasil. De acordo com relatos de familiares, Marcos Campus morava na Espanha há 15 anos. Janaína era filha gêmea com um irmão, sendo os mais velhos dos cinco filhos de Wilton Diniz. “Ela conheceu o Marcos aqui mesmo, começou a namorar com ele e todos nós aprovávamos muito a relação. A família dele é excelente, formada por pessoas do bem, com exceção desse rapaz”, lembrou o empresário. Há cerca de quatro anos e meio, Marcos veio a João Pessoa, casou com Janaína e a levou para a Espanha.
Parentes vão à Espanha. A confirmação de que os brasileiros executados na Espanha eram os paraibanos, só chegou para a família de Janaína no início da tarde da última segunda-feira. Wilton disse que, no domingo à noite, viu a reportagem em uma emissora de TV nacional, mas não ligou o fato à filha. Ao receber a confirmação, o empresário teve um pico de hipertensão e precisou ser internado.
Ontem à tarde, o irmão gêmeo de Janaína fazia os últimos preparativos para viajar para a Espanha, junto com uma tia, para acompanhar o trabalho da polícia espanhola e a liberação dos corpos. “Somente quanto eles chegarem lá é que vamos ter notícias mais concretas sobre as linhas de investigação, possíveis suspeitos e o desenrolar dessa tragédia. Vamos trazer os corpos para serem sepultados aqui em João Pessoa”, disse Wilton.

Fonte Correio da Paraíba


BOLSA FAMÍLIA PAGA R$ 102,3 MILHÔES A PARAIBANOS ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO ....


Publicado dia 21/09/2016 
       
  •  
  •  
  •  
alor médio sacado é R$ 196,81. Ao todo, 520 mil famílias serão beneficiadas

Cerca de R$ 102,3 milhões devem ser repassados aos beneficiários do Bolsa Família até o dia 30 de setembro, na Paraíba. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o pagamento teve início nessa segunda-feira (19) e é feito de forma escalonada. O valor médio sacado por cada família é R$ 196,81. Ao todo, 520 mil famílias serão beneficiadas no estado.
Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O valor repassado varia conforme o número de membros da família, a idade de cada um e a renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. No primeiro dia de pagamento, receberam as famílias com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. No segundo dia, os cartões terminados em 2 e, assim, sucessivamente.
As famílias inscritas no programa estão recebendo o Bolsa Família com aumento desde julho, quando foi concedido, pelo governo federal, um reajuste de 12,5% no valor do benefício médio. Desde então, os valores máximos mensais para quem pode receber o benefício passaram de R$ 77 para R$ 85 (situação de extrema pobreza) e de R$ 154 para R$ 170 (situação de pobreza).
Inclusão produtiva
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, garante que o Programa será aprimorado e não sofrerá cortes. A pasta elabora estratégia de ação voltada à inclusão produtiva dos inscritos no programa. A intenção é promover a autonomia dos beneficiários, por meio de investimentos na geração de emprego e renda.

Fonte Portal Correio


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

FAMÍLIA PARAIBANA É ACHADA MORTA E ESQUARTEJADA EM PROVÍNCIA DA ESPANHA


Corpos estavam em sacolas plásticas e autoridades acreditam que crime tenha sido "ajuste de contas"
Autor: Redação do Portal
Um casal paraibano e seus dois filhos foram encontrados mortos na madrugada desse domingo (18), em uma casa na província espanhola de Guadalajara, distante 60 km da capital Madri. Segundo familiares das vítimas, o homem tinha 40 anos e a mulher, 39. O casal e a filha mais velha, de cinco anos, são naturais de João Pessoa; já o caçula, de um ano, teria nascido na Espanha. Familiares não souberam informar o que pode ter motivado o assassinato e já tratam questões legais e liberação dos corpos com Embaixada do Brasil no país europeu. Veja vídeo abaixo
Casal da PB foi esquartejado
De acordo com o jornal espanhol El Pais, os corpos foram encontrados em sacos plásticos. O casal foi esquartejado e teve partes do corpo distribuídas em dois pacotes cada. As crianças não foram desmembradas. Autoridades espanholas acreditam que o crime tenha sido um ajuste de contas. A hipótese foi reforçada pelo presidente da Sociedade Espanhola de Perfis Criminais, Juan Francisco Alcaraz, em entrevista à Folha de S. Paulo.
O especialista acredita que o fato de que as crianças não foram esquartejadas passa a mensagem de que os assassinos queriam vingança apenas contra os pais. "Eles estão dizendo que os jovens eram inocentes e foram um dano colateral", disse Alcaraz, à publicação.
Ele também acredita que o crime foi praticado por uma grande organização criminosa. No entanto, até o momento, não existem indícios da participação do casal em esquemas ilícitos que fundamentem melhor esta tese. Ainda à Folha de S. Paulo, moradores do condomínio disseram que quase nunca encontravam a família nas ruas.
A casa onde os brasileiros foram achados estava quase vazia, o que, para o El País, indica que as vítimas fugiam de alguém. Pelo estado dos corpos, as autoridades espanholas acreditam que o crime tenha ocorrido há pelo menos um mês, segundo divulgado pelo jornal. Os corpos foram encontrados depois que um vizinho se queixou de mau cheiro vindo da casa.
Em João Pessoa, o pai da mulher assassinada passou mal ao saber do crime. Ele foi levado a um hospital particular da Capital e não corre risco de morte.
O Portal Correio tentou contato com a representação brasileira na Espanha para saber detalhes do caso e investigações, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. 
Veja reportagem da TV Correio:

 
Fonte: Portal Correio

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...