BRASIL TEM 14% DE VEGETARIANOS E 81 % DE ADEPTOS À DIETA COM CARNES ,DIZ PESQUISA IBOPE ....
Os adeptos da alimentação vegetariana, aqueles que excluem a carne do cardápio, somam 30 milhões (14% da população brasileira), diz pesquisa do Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Já os que se declaram como não vegetarianos chegam a 81%. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 16 de abril de 2018 em 102 municípios brasileiros.
Nas regiões metropolitanas, houve um crescimento no índice de vegetarianos. Pesquisa feita pelo Ibope em 2012 só nessas áreas apontava para 8% de adeptos da dieta. Hoje, esse índice é de 16% (um pouco maior que a média nacional).
Para chegar ao dado da pesquisa de 2018, o Ibope fez a seguinte pergunta aos entrevistados: "o quanto você concorda ou discorda: sou vegetariano". O índice de 14% de vegetarianos foi obtido somando-se a porcentagem de quem disse que concorda totalmente (8%) e parcialmente (6%) com a frase. A mesma metodologia foi adotada dentre os que não se consideram vegetarianos.
A pesquisa também mostrou o interesse da população por mais produtos veganos (livres de qualquer ingrediente de produtos de origem animal). Mais da metade dos entrevistados (55%) disse que consumiria mais produtos se eles estivessem melhor indicados na embalagem.
Nas capitais, o índice de interessado nesse tipo de alimentação sobe para 65%.
Ainda, 60% dos entrevistados afirmaram que consumiriam mais produtos veganos caso eles tivessem o mesmo preço dos alimentos que estão acostumados a consumir.
O Ibope entrevistou homens e mulheres a partir dos 16 anos. Foram feitas 2002 entrevistas. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Saúde e confiança na medicina
A pesquisa incluiu outras perguntas -- como se os brasileiros verificam a quantidade de calorias que comem. Uma das perguntas do questionário foi "O quanto você concorda ou discorda: 'Sempre considero as calorias dos alimentos que como".
60% disseram que consideram as calorias (35% concordou totalmente e 25% concordou parcialmente).
Ainda, 49% dos entrevistados disseram que não se cuidam como deveriam.
A pesquisa também perguntou se os brasileiros confiam na medicina e na homeopatia: 75% sinalizaram confiança e 18% apontaram desconfiança.
Fonte: G1