terça-feira, 30 de abril de 2019

PULAR O CAFÉ DA MANHÃ PODE MATAR ?


30/04/19 - 

 

O café da manhã é internacionalmente reconhecido como a refeição mais importante do dia.
Um estudo divulgado na semana passada pelo American College of Cardiology, associação médica que se dedica a doenças cardiovasculares nos EUA, afirma que o café da manhã pode também salvar vidas.
Pular a primeira refeição do dia está associado a um maior risco de morte por doenças cardiovasculares, afirmam os pesquisadores.
A pesquisa envolveu uma equipe de médicos e pesquisadores de diferentes universidades dos EUA. Eles analisaram uma mostra de 6.550 adultos com idades entre 40 e 75 anos, que participaram de uma pesquisa nacional de saúde e nutrição entre 1988 e 1994. Os participantes informaram a frequência com que tomavam café da manhã.
De um modo geral, 5% dos participantes disseram que nunca tomavam café da manhã, cerca de 11% deles afirmaram que raramente comiam pela manhã e 25% disseram que consumiam café da manhã de forma intermitente.
Os pesquisadores, então, analisaram os registros de morte dessas pessoas até 2011 - 2.318 participantes do estudo tinham morrido - e procuraram por associações entre o consumo de café da manhã e mortalidade.
Depois de avaliar outros fatores de risco como fumo ou obesidade, os pesquisadores descobriram que 87% dos que pulavam o café da manhã tinham maior probabilidade de morrer de doença cardiovascular.
Ressalvas ao estudo
Pesquisas médicas já haviam indicado, anteriormente, que pular o café da manhã tinha impacto negativo na nossa saúde. Mas cientistas continuam procurando entender as possíveis relações entre não fazer essa refeição e ter algum problema de saúde.
Ao comentar a pesquisa da associação americana de cardiologia, o NHS, o serviço público de saúde do Reino Unido, foi categórico em dizer que o estudo "não é capaz de provar que não comer café da manhã é causa direta de morte por doença cardiovascular".
"Pessoas que não tomam café da manhã (no estudo) tinham mais chances de ser ex-fumantes, consumidores pesados de álcool, sedentários, com uma alimentação pobre e de baixo status socioeconômico do que os que tomavam café da manhã", diz uma resenha publicada no site do NHS, destacando os fatores aumento o risco de doenças cardiovasculares.
"O estudo só teve uma avaliação única do café da manhã, que pode não refletir hábitos ao longo da vida. Também não explica o que o café da manhã significa para pessoas diferentes", diz o texto do NHS.
"Por exemplo, muitas pessoas tomam café da manhã todos os dias, mas pode ter uma variação enorme entre quem come algo saudável às 8h e quem come um sanduíche de bacon ou uma barrinha de cereal açucarada no fim da manhã."
De qualquer forma, Wei Bao, professor assistente de epidemiologia da Universidade do Iowa e um dos autores da pesquisa, sai em defesa das descobertas do estudo.
"Muitos estudos têm mostrado que pular o café da manhã está relacionado com alto risco de ter diabetes, hipertensão ou colesterol alto", diz Bao. "Nosso estudo indica que tomar café da manhã pode ser uma forma simples de promover a saúde cardiovascular", completa o professor.
Bao e seus colegas também escreveram no artigo sobre a pesquisa que as associações entre o consumo de café da manhã e o risco de doença cardíaca "eram significativas e independentes do nível socioeconômico, do índice de massa corporal e dos fatores de risco cardiovascular".
"Até onde sabemos, esta é a primeira análise prospectiva (que avalia) pular o café da manhã e o risco de mortalidade por doença cardiovascular", observaram os pesquisadores.
Os problemas cardiovasculares - especialmente o infarto e o acidente vascular cerebral - são a principal causa de morte no mundo, tendo sido responsáveis por um total de 15,2 milhões de mortes em 2016, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: G1

POEIRÃO TERÁ SUA 44ª EDIÇÃO INICIADA NESTA QUARTA - FEIRA ,DIA DO TRABALHADOR ,EM ITAPORANGA.VEJA !


O Poeirão é realizado pelo Atlântida Esporte Clube e o 1ª colocado estará sendo premiado com R$ 20.000,00
A 44ª edição do Maior Torneio de Futebol Amador do Mundo terá início no final da tarde desta quarta-feira, 1º de Maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador, na cidade de Itaporanga (PB).
O Poeirão como é chamado o evento esportivo, promete reunir milhares de pessoas todas as noites para assistir as partidas de futebol no Estádio Municipal José Barros Sobrinho (O Zezão).
Esse ano, a Prefeitura que colabora diretamente com a realização do evento, preparou além do Estádio, uma área externa para a instalação de uma praça de alimentação.
O Poeirão é realizado pelo Atlântida Esporte Clube e o 1ª colocado estará sendo premiado com R$ 20.000,00 (Vinte mil reais em dinheiro). As premiações também serão oferecidas para outras colocações.
Os jogos serão retransmitidos pelas emissoras de rádio local.
O tradicional desfile das equipes terá início às 16h desta quarta-feira, com saída do centro da cidade em direção ao Estádio. Logo em seguida, acontece a solenidade de abertura no gramado do Zezão.
Fonte Diamante Online

segunda-feira, 29 de abril de 2019

MUSCULAÇÃO PODE TER EFEITO RÁPIDO EM REDUÇÃO DA GORDURA NO FÍGADO ,INDICA ESTUDO ....


29/04/19 - 

 

Inúmeros estudos - e o senso comum - indicam que atividades físicas ajudam na perda de gordura e na prevenção da obesidade e diabetes.
Mas qual é o papel de exercícios musculares na ação destes distúrbios sobre um dos órgãos mais importantes e multifuncionais do nosso corpo, o fígado?
Foi esta pergunta que motivou um estudo de pesquisadores brasileiros da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da USP (Universidade de São Paulo) em parceria com colegas das universidades de Harvard e de Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences, nos EUA. O trabalho foi publicado neste mês no periódico internacional Journal of Endocrinology e teve apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Experimentos feitos com camundongos mostraram que 15 dias de treino moderado de força foram suficientes para diminuir o acúmulo de gordura no fígado e melhorar o controle da glicose no organismo. É a primeira vez que um estudo demonstra os efeitos especificamente do treino muscular - e não exercícios aeróbicos, como caminhar e correr, por exemplo - neste órgão.
Para entender a descoberta e o que ela pode representar para o nosso cotidiano, é preciso primeiro entender as partes do corpo envolvidas, seu funcionamento - e as disfunções.
A gordura que não se vê
Quando você pensa em gordura, pode logo pensar naquela que se vê: na barriga, nos braços, nas pernas...
No entanto, ela também se acumula nos órgãos. E o fígado, já conhecido por segurar o consumo excessivo de álcool e alimentos pesados, também sofre com a presença anormal de gordura dentro dele - que se torna tóxica para o órgão.
"Todo mundo tem um pouco de gordura no fígado. Mas quando há um acúmulo e ele não é tratado, o quadro pode evoluir para uma inflamação, a esteato-hepatite. Se continuar não tratando, pode até se desenvolver para uma cirrose e, em casos mais extremos, carcinomas (tumores malignos)", explica à BBC News Brasil Leandro Pereira de Moura, professor da Unicamp e coordenador da pesquisa.
Por isso, o fígado é afetado com a obesidade e, também, com a diabetes tipo 2 (relacionada à obesidade e ao sedentarismo, que normalmente atinge pessoas com mais de 40 anos - apesar de afetar pessoas cada vez mais cedo).
Estas são, atualmente, condições que representam alguns dos mais graves e crescentes riscos à saúde da população em nível mundial. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2016, 13% dos adultos em todo o o globo estavam obesos; em relação à diabetes (de ambos os tipos), em 2014, ela atingia 8,5% deles.
E estes distúrbios são ainda correlacionados: segundo a organização britânica Diabetes.co.uk, acredita-se que a obesidade seja responsável por 80 a 85% do risco de desenvolver a diabetes tipo 2. Algumas pesquisas chegaram a mostrar que pessoas obesas têm 80 vezes mais chances de desenvolver essa doença.
Mas como a diabetes 2 - envolvida no estudo - afeta diretamente o fígado?
A diabetes é uma doença que se manifesta por problemas na produção ou nos efeitos da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que permite a entrada da glicose nas células, para transformá-la em energia.
O fígado é um dos principais órgãos envolvidos na gestão do açúcar no organismo. Isso porque ele "estoca" glicose, liberada quando o fígado responde à insulina. Isso se evidencia por exemplo em jejuns, pois é o órgão que garante algumas horas de "combustível" para o corpo sem a alimentação.
"O pâncreas secreta a insulina, mas ela age de diferentes formas no organismo. Por exemplo, no cérebro, ela pode controlar a forme; no músculo, ela faz a captação de glicose. No fígado, a ação da insulina é justamente liberar e parar a produção de glicose", explica Moura, que fez pós-doutorado pela Unicamp em parceria com a Escola de Saúde Pública de Harvard.
"Quando a gordura se torna tóxica para o fígado, o órgão deixa de responder de forma adequada à insulina. Então, indivíduos obesos e diabéticos apresentam um quadro de resistência à insulina. Significa que eles têm o hormônio, mas o organismo não responde bem".
O papel dos exercícios
Assim, reduzir a presença da gordura no órgão é algo fundamental para pacientes como obesos e diabéticos.
Mas como fazê-lo?
Uma vez que os efeitos da redução de peso e dos exercícios aeróbicos na eliminação da gordura em todo o organismo já são bem conhecidos, Moura e sua equipe decidiram testar o papel dos exercícios de força especificamente no fígado.
Como queriam saber o papel da atividade muscular, fizeram testes com cobaias garantindo que não haveria perda de peso.
Os camundongos, manipulados sob as regras da legislação brasileira e da avaliação do comitê de ética da Unicamp no que diz respeito a pesquisas com animais, foram divididos em três grupos: o grupo de controle recebeu uma ração padrão e não fez exercícios; outro recebeu dieta hiperlipídica (35% de gordura) e também não fez exercícios; o último grupo também teve a dieta hiperlipídica mas, quando já havia ficado obeso e diabético, fez exercícios de força por 15 dias.
Com o fim do teste, este grupo (cobaias que passaram por exercícios) ainda estava obeso, mas tinha valores normais de glicemia em jejum; também teve redução de 25-30% na gordura no fígado. Já os obesos sedentários permaneceram diabéticos.
Agora, os próximos passos dos pesquisadores devem incluir testes com humanos e buscar por detalhes sobre como este impacto positivo do exercício muscular acontece. Segundo Leandro Moura, a chave para isso deverá estar no papel de certas proteínas que temos no corpo.
"Está sendo bastante investigado o papel das chamadas 'exercinas', proteínas liberadas para o sangue durante o exercício físico. Quando liberadas para o organismo, elas atuam em diferentes órgãos: cérebro, fígado, pulmão...", explica.
Eventualmente, confirmando-se as propriedades destas proteínas, a equipe vislumbra até sintetizá-las, transformando-as em remédios, por exemplo. Mas, destaca o pesquisador, mesmo que estes fármacos venham a existir, a atividade física ainda seria fundamental.
"Estamos muito longe de entender a total funcionalidade do exercício físico. Temos não só o efeito biológico, mas o psicológico etc. Não podemos resumir isso tudo a uma cápsula", diz o professor da Unicamp.

Fonte: G1

MODELO MORRE EM DESFILE E MORTE É CONSIDERADA "INDETERMINADA"


A morte causou algumas surpresas porque, de acordo com a família, o rapaz mantinha uma vida bastante saudável.

Ainda é considerada como indeterminada a morte do modelo Tales Newton Gomes Alvarega, de 25 anos, que caiu durante o desfile da São Paulo Fashion Week, na noite deste sábado (27). Após o desmaio, ele foi levado de ambulância para um hospital mas chegou sem vida à unidade médica.
A morte causou algumas surpresas porque, de acordo com a família, o rapaz mantinha uma vida bastante saudável.
“Ele fazia Crossfit, Yoga, meditava, não usava drogas, tinha uma alimentação super saudável. É difícil entender. Só mesmo quando a gente tiver o laudo na mão para saber o que realmente aconteceu. Existem várias especulações. Estão dizendo várias inverdades, como por exemplo, [que a causa foi] anorexia, droga, veganismo, estresse ou, ainda, porque não ofereceram lanche vegano antes do desfile. Umas coisas absurdas”, contou a Irma dele Alexandra Soares, ao Portal G1.
Como não conseguiu determinar a causa da morte, o médico legista que fez a necropsia do corpo do modelo solicitou exames complementares, como de sangue e pesquisa toxicológica.
Fonte MaisPB

sexta-feira, 26 de abril de 2019

MP DE ITAPORANGA ABRE INQUÉRITO PARA APURAR USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS NA REGIÃO ...


O inquérito foi publicado no Diário Oficial do MPPB nessa quinta-feira (25), com recomendação expedida por pelo menos quatro órgãos.
O Ministério Público da Paraíba, por meio da Promotoria Cumulativa de Itaporanga, abriu um inquérito Civil Público para apurar uso indiscriminado de agrotóxicos na região.
A divulgação da existência de contaminação nas águas foi publicada pelo Ministério da Saúde na semana passada, na qual foi apontada pesticidas poluentes em mananciais de pelo menos 12 cidades regionais. Na maioria delas, sendo contaminadas pelos agrotóxicos de plantações.
O inquérito foi publicado no Diário Oficial do MPPB nessa quinta-feira (25), com recomendação expedida por pelo menos quatro órgãos.
Confira:
a) promovam, cada qual em sua esfera de atribuição, campanhas educativas que estimulem o uso seguro e eficaz dos agrotóxicos, com o objetivo de reduzir os efeitos prejudiciais aos seres humanos, animais e meio ambiente, além de prevenir acidentes que decorram de utilização imprópria;
b) procedam com a efetiva fiscalização do uso indiscriminado de agrotóxicos, no âmbito da Comarca de Itaporanga – que engloba os Municípios de Pedra Branca, Serra Grande, Curral Velho, Diamante, Boa Ventura, São José de Caiana e Itaporanga – visando cumprir os mandamentos estampados na Lei Federal nº 7.802/1989 e na Lei Estadual nº 9.007/09;
c) implementem um plano de trabalho integrado, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, objetivando fiscalizar: (i) os estabelecimentos que comercializem agrotóxicos na região desta Comarca; (ii) a devolução das embalagens vaziados produtos aos referidos estabelecimentos, bem como sua armazenagem e destinação final; (iii) a existência de profissionais técnicos legalmente habilitados em tais estabelecimentos;
d) remetam a este Órgão Ministerial, informações e provas documentais acerca das providências adotadas para o cumprimento das alíneas “a”, “b” e “c” desta recomendação, no prazo de 60 (sessenta) dias;
e) informem, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, quais estabelecimentos que comercializam agrotóxicos na região estão devidamente registrados em órgão federal (art. 3º da Lei Federal nº 7.802/89) e cadastrados na Gerência Operacional de Defesa Vegetal (GODV) da SEDAP (art. 6º da Lei Estadual nº 9.007/09).
Fonte BV Online

quinta-feira, 25 de abril de 2019

TRATAMENTO INOVADOR DEVOLVE MOVIMENTO A PACIENTES CRÔNICOS DE PARKINSON




 

Um tratamento desenvolvido por pesquisadores canadenses se mostrou capaz de recuperar movimentos de pacientes com doença de Parkinson.
Pessoas que mal saiam de casa agora são capazes de caminhar com mais liberdade como resultado de uma estimulação elétrica na espinha dorsal.
Um quarto dos pacientes com Parkinson acaba desenvolvendo dificuldades para andar, conforme a doença avança.
O professor Mandar Jog, da Western University, em Ontário, no Canadá, disse à BBC News que os benefícios de seu novo tratamento foram "além de seus sonhos mais improváveis".
"Os nossos pacientes têm a doença há pelo menos 15 anos e não se sentiam seguros para caminhar havia muitos anos", disse.
"É incrível vê-los agora indo além dos limites de casa, sendo capazes de fazer passeios no shopping ou viagens de férias."
Uma caminhada comum envolve o envio de instruções do cérebro para as pernas se moverem. O cérebro, então, recebe sinais de volta, quando o movimento é concluído, para então enviar novas instruções para o próximo passo.
O professor Jog acredita que a doença de Parkinson reduz os sinais que retornam ao cérebro, interrompendo o ciclo e fazendo com que os pacientes "congelem" no processo de movimentação.
O implante com eletrodos desenvolvido por sua equipe ajuda a fortalecer esses sinais, permitindo que os pacientes caminhem normalmente.
Mas Jog se surpreendeu com a duração dos efeitos do tratamento. Os pacientes conseguiam caminhar mesmo depois de o implante com eletrodos ser desligado.
Ele acredita que o estímulo elétrico desperta o mecanismo de feedback das pernas para o cérebro, que havia sido danificado pela doença de Parkinson.
"É um tratamento de reabilitação completamente diferente", diz.
"Antes, a gente pensava que os problemas de locomoção ocorriam em pacientes com Parkinson porque os sinais do cérebro para as pernas não chegavam até elas. Mas parece que o problema está nos sinais que retornam das pernas para o cérebro."
Caminhadas no parque
Tomografias mostram que, antes de os pacientes receberem o tratamento de estimulação elétrica, áreas do cérebro que controlam movimentos não estavam funcionando adequadamente. Alguns meses após o tratamento, essas regiões do cérebro haviam se reativado.
Gail Jardine, de 66 anos, está entre os pacientes que receberam o tratamento. Antes de passar a usar o implante com eletrodos, há dois meses, ela costumava congelar, de repente, no meio de um movimento, além de tropeçar e cair entre duas e três vezes por dia.
Gail passou a se sentir insegura e parou de fazer, com o marido, as caminhadas de que tanto gostava na região de Kitchener, em Ontário.
Agora, ela e o marido, Stan, voltaram a caminhar no parque pela primeira vez em mais de dois anos.
"Consigo andar muito melhor", diz. "Eu não caí desde que comecei o tratamento. Ele me deu mais segurança. Estou ansiosa para fazer mais caminhadas com o Stan e, quem sabe, sozinha também."
Outro paciente que passou pelo tratamento é Guy Alden, de 70 anos, diácono numa igreja católica de Ontário. Ele acabou tendo que se aposentar em 2012, em decorrência do Parkinson.
Guy lamenta que a doença o tenha forçado a interromper trabalhos comunitários, como visitas ao presídio da cidade.
"Eu congelava no meio de um movimento com frequência, no meio da multidão. Todos ficavam me olhando. Era constrangedor", disse.
"Agora eu posso andar no meio da multidão de novo. Minha esposa e eu até tiramos férias no Mauí, no Havaí, e eu não precisei usar minha cadeira de rodas em nenhum momento. Tinha várias ruas estreitas e desníveis e consegui fazer tudo muito bem."
Beckie Port, diretora de pesquisas do Parkinson's UK, entidade do Reino Unido dedicada a estudos sobre a doença de Parkinson, disse: "Os resultados vistos nesse piloto de pequena escala são promissores e o tratamento certamente merece mais investigação."
"Se estudos futuros se mostrarem tão promissores quanto esse, (o tratamento) terá o potencial de melhorar dramaticamente a qualidade de vida dos pacientes, dando a pessoas com Parkinson liberdade para aproveitar atividades diárias.

Fonte: G1

terça-feira, 23 de abril de 2019

OMS ANUNCIA PRIMEIRO TESTE EM GRANDE ESCALA DE VACINA CONTRA MALÁRIA


23/04/19 -

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira (23) que iniciará a implementação da primeira vacina contra a malária. A vacina, desenvolvida ao longo de 30 anos, tem proteção parcial contra a doença em crianças pequenas.
O primeiro país a receber doses da vacina será o Malaui. Nas próximas semanas, Gana e Quênia receberão doses também.
Segundo comunicado da OMS, a vacina RTS, S é a primeira e, até hoje, a única vacina que mostra um efeito protetor contra a malária em crianças pequenas e entrará para o calendário de vacinação destes países.
Nos testes, além da proteção parcial, a vacina também conseguiu reduzir a necessidade de transfusões de sangue em 29%. As transfusões são necessárias contra a anemia severa causada pela doença.
A eficácia da vacina foi estabelecida em teste anteriores envolvendo mais de 15 mil crianças da África subsaariana. Ficou comprovado que crianças que receberam 4 doses da vacina tiveram um risco significativamente menor de desenvolver malária.
Segundo a OMS, a malária mata 435 mil pessoas por ano, a maioria delas crianças menores de cinco anos.
“Temos visto ganhos tremendos de mosquiteiros e outras medidas para controlar a malária nos últimos 15 anos, mas o progresso estagnou e até reverteu em algumas áreas. Precisamos de novas soluções para recuperar a resposta da malária, e essa vacina nos oferece uma ferramenta promissora para chegar lá ”, disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.
"A vacina contra a malária tem o potencial de salvar dezenas de milhares de vidas de crianças"-Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
A doença infecciosa é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Os sintomas podem incluir febre alta, dor de cabeça, tremores e calafrios.
Quem pode tomar a vacina?
Cerca de 360 mil crianças por ano nos três países escolhidos devem receber as doses da vacina.
São necessárias 4 doses, sendo a primeira dose dada após os cinco meses de idade, seguida das doses 2 e 3 em intervalos mensais e a quarta dose perto dos dois anos de idade.
Segundo a OMS, os efeitos colaterais conhecidos incluem dor e inchaço no local da injeção e febre, efeitos semelhantes às reações de outras vacinas infantis.
Outro efeito relatado foi de convulsões ocasionais em crianças com febre. De acordo com a organização, as crianças que tiveram convulsões após a vacinação se recuperaram completamente e não houve consequências duradouras.
Países selecionados
A OMS explicou como selecionou os três países para o programa de vacinação contra malária. Em dezembro de 2015, a organização pediu que ministérios africanos da saúde interessados em colaborar no programa de implementação da vacina se apresentassem.
Dos dez países que se apresentaram, três foram selecionados para o programa com base em critérios como desejo de participação e programas de malária e imunização que funcionassem bem.
Outros critérios usados foram:
* bom controle da malária e de vacinações infantis
* transmissão de malária de moderada a alta, apesar da boa implementação de intervenções contra a doença
* um número suficiente de crianças pequenas que vivem nas áreas de transmissão da doença onde a vacina será introduzida
* forte pesquisa de implementação ou experiência de avaliação no país
* capacidade de avaliar os resultados de segurança
O programa de vacinação nestes países durará até 2022 e pesquisadores avaliarão seus resultados para uma possível implementação em larga escala.
A farmacêutica GSK é a responsável pelo desenvolvimento e fabricação da vacina e doou 10 milhões de doses de vacina para este teste inicial.

Fonte: G1

MULHER MAIS VELHA DO VALE DO PIANCÓ COMEMORA 110 ANOS COM BOLO DA GALINHA PINTADINHA ....


Apesar da idade bem elevada, Nanoca come o que quer, nunca fez dieta, não aceita muita ajuda para as atividades do dia-a-dia e pouco se medica.
Considerada a mulher mais idosa no Vale do Piancó, Maria Pereira (Nanoca), comemorou seus 110 anos de vida no sábado, dia 20 de Abril, na cidade de Curral Velho, no Sertão da Paraíba.
Com direito a um lindo bolo da “Galinha Pintadinha”, a centenária pousou para fotos ao lado do seu filho-neto, o professor José Ricardo Pereira e família.
(Em 2018 ela ganhou um bolo da Barbie)
A lucidez e a vitalidade de Nanoca fizeram com que conferíssemos na identidade a data de seu nascimento. Estava lá: dezenove de abril de 1909. Nanoca é devota de Santo Expedito, que tem seu dia religiosamente comemorado aos 19 de abril.
Apesar da idade bem elevada, Nanoca come o que quer, nunca fez dieta, não aceita muita ajuda para as atividades do dia-a-dia e pouco se medica.
A idosa teve 5 filhos, de onde saíram dezenas de netos, bisnetos e tataranetos. Anualmente seus netos comemoram seu aniversário como se fosse de uma criança.
Fonte Diamante Online

sexta-feira, 19 de abril de 2019

CRM FISCALIZA HOSPITAL DO SERTÃO E DESINTERDITA UTI E MATERNIDADE DE PATOS ....


CRM constatou que foi feito o abastecimento de medicamentos, insumos e materiais necessários para o atendimento à população.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) do Hospital e Maternidade Peregrino Filho foram desinterditadas e os médicos poderão voltar a internar crianças a partir da zero hora desta sexta-feira (19). Estas unidades estavam interditadas eticamente pelo CRM-PB desde o dia 12 de abril, por falta de materiais básicos, que comprometiam um atendimento adequado.
A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) esteve na cidade de Patos, no Sertão paraibano, nesta quinta-feira (18) para averiguar as melhorias realizadas nas unidades de saúde da cidade, após inspeção realizada na semana passada. Foi feito o abastecimento de medicamentos, insumos e materiais necessários para o atendimento à população. 
“Felizmente, vimos que a maternidade foi abastecida com o material necessário e, com isso, promovemos a desinterdição. No entanto, durante a visita ao hospital, também realizamos reunião com a equipe médica e constatamos que eles estão muito insatisfeitos por estarem com seus salários atrasados desde o mês de janeiro, querendo organizar um indicativo de greve. Como essa não é atribuição do CRM, orientamos os profissionais procurarem o Sindicato dos Médicos”, explicou o diretor de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.
Ainda em Patos, a equipe de fiscalização visitou o Hospital do Bem, inaugurado em setembro do ano passado, pelo Governo do Estado, com a proposta de ser referência no tratamento do câncer para a população do Sertão. Há necessidade de adequações, como a escala médica no hospital. A direção do hospital terá 15 dias, após receber o relatório do CRM-PB, para entregar a escala médica completa da unidade hospitalar.  
O Hospital do Bem faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que após o recebimento do relatório do CRM-PB, tem um prazo de 20 dias para sanar os problemas da estrutura física.
Hospital de Taperoá   
Na fiscalização realizada pelo CRM-PB, no Sertão, no último dia 12 de abril, também foi inspecionado o Hospital Geral de Taperoá.  A equipe do conselho encontrou um hospital com falta de medicamentos, insumos, roupa para pacientes e funcionários, além de uma quantidade escassa de médicos. Diante da gravidade, o CRM-PB havia dado um prazo de 10 dias para as adequações necessárias.
Após visita realizada no hospital, pelo secretário executivo de Gestão de Rede e Unidades de Saúde, Geraldo Medeiros, no último dia 16, o CRM-PB foi informado que o hospital passará para a gestão direta do Governo da Paraíba, de forma transitória e excepcional, visando a manutenção do serviço. O hospital era administrado pela Organização Social (OS) Instituto Gerir, assim como a maternidade Peregrino Filho e o Janduhy Carneiro.
Com a mudança de administração, os problemas devem começar a ser resolvidos. A equipe do CRM-PB observou que o hospital já estava sendo abastecido e preparado para atender as urgências da população durante o feriado da Semana Santa. “Ficamos satisfeitos com os problemas começando a serem resolvidos, após uma ação do Conselho de Medicina”, disse João Alberto.
Fonte ClickPB

quinta-feira, 18 de abril de 2019

PAGAMENTO DE IPVA É AMPLIADO PARA CASAS LOTÉRICAS E TODA A REDE BANCÁRIA ....

Publicado dia 17/04/2019 às 07h40min

A ampliação do pagamento por Ficha de Compensação foi desenvolvida pela Gerência Executiva de Arrecadação e de Informações Fiscais da Receita Estadual. O pagamento do tributo, até então, era restrito ao Banco do Brasil.
 
 
 
Os proprietários de veículos terão mais facilidade de realizar o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) na Paraíba. A partir desta quarta-feira (17), os contribuintes já poderão efetuar o pagamento nas casas lotéricas, correspondentes bancários e em toda a rede bancária.
 
O secretário de Estado da Receita,Marialvo Laureano, afirmou que “a ampliação do pagamento do IPVA para toda a rede bancária e casas lotéricas vai desafogar também as filas bancárias. O objetivo da atual gestão é facilitar a vida do cidadão, que ganhará centenas de pontos de pagamento do tributo”, comentou.
 
A ampliação do pagamento por Ficha de Compensação foi desenvolvida pela Gerência Executiva de Arrecadação e de Informações Fiscais da Receita Estadual. O pagamento do tributo, até então, era restrito ao Banco do Brasil.
 
Para ter direito ao serviço ampliado de pagamento do IPVA em toda a rede bancária e nas mais 300 casas lotéricas espalhadas no Estado, o contribuinte precisa optar no ato da impressão pela ‘Ficha de Compensação’, que pode ser emitida no portal da Receita Estadual www.receita.pb.gov.br, no banner do IPVA, como também via portal do www.detran.pb.gov.br
 
No calendário do IPVA, abril é o mês de pagamento para os veículos com placa final 4. O contribuinte neste mês já poderá imprimir o boleto, via Ficha de Compensação, para pagar em qualquer instituição bancária ou casa lotérica. No ato de imprimir pode ser agendada a data limite de pagamento, último dia útil deste mês (30 de abril), para evitar pagamento com acréscimo de juros e multa.
 
Regras de impressão por Ficha de Compensação - A Receita Estadual lembra, entretanto, que o boleto emitido por Ficha de Compensação necessita de até 60 minutos para ser registrado no sistema de pagamentos da rede bancária. Ou seja, se a impressão for realizada para pagamento no mesmo dia, em virtude das normas recentes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os contribuintes terão de esperar até 60 minutos antes de efetuar o pagamento na rede bancária ou nas lotéricas, enquanto a comprovação da compensação do pagamento do tributo por Ficha de Compensação será de 24 horas. 
 
Outra informação importante ao contribuinte é que a impressão por Ficha de Compensação só é válida para um único pagamento. Se o proprietário não respeitar a data impressa do boleto para pagar não poderá ser mais pela modalidade Ficha de Compensação. Neste caso, o pagamento somente será possível mediante a emissão de DAR (Documento de Arrecadação), que é, exclusivamente, no Banco do Brasil. Para evitar risco de perder esta opção ampliada, o contribuinte poderá inserir a data limite de pagamento do IPVA na Ficha de Compensação, que é o último dia útil de cada mês, como forma de ganhar mais prazo para efetuar o pagamento nesta modalidade.
 
Atenção no ato da emissão - Antes de imprimir a Ficha de Compensação do boleto do IPVA no link estadual https://www.receita.pb.gov.br/ser/info/ipva, o contribuinte precisa ficar atento, no ato da emissão, para selecionar a opção Ficha de Compensação para ter direito a pagar em toda a rede bancária.
 
Pagamento do ICMS também foi ampliado - No último mês de fevereiro, a Receita Estadual ampliou também o pagamento do principal tributo do Estado, o ICMS, por meio de Ficha de Compensação, para que fosse pago em toda a rede bancária, como forma de facilitar o serviço de pagamento dos empresários do Estado.

Fonte Secom-PB

terça-feira, 16 de abril de 2019

AUTORIDADES FRANCESAS DUVIDAM SER POSSÍVEL SALVAR CATEDRAL....


A coroa de espinhos e a túnica de São Luís foram resgatadas; a pintura de Nossa Senhora foi consumida pelas chamas
Diante das chamas sem controle, as autoridades francesas consideram improvável salvar a Catedral de Notre Dame, em Paris. Uma das torres da igreja, concluída no século XIII, desabou e, apesar da presença de centenas de bombeiros em ação, o incêndio continua forte e incontrolável.
Boa parte do monumento histórico e religioso francês está entregue ao fogo, que começou por volta das 17h50 (12h50 em Brasília). Até o momento, algumas obras de arte e relíquias foram resgatadas. Entre elas, a coroa de espinhos e a túnica de São Luís, patrono da França, e as 16 esculturas de cobre retiradas da catedral no último dia 11 para restauração.
O tesouro sacro de Notre Dame está guardado em um cofre na sacristia. Ainda não se sabe se estará a salvo das chamas e do calor. Mas o quadro com a imagem de Nossa Senhora, que dá nome à catedral em estilo gótico, foi consumido pelo fogo.
O incêndio é considerado muito difícil de ser controlado pelos bombeiros. Há mais de 400 profissionais atuando neste momento no combate ao fogo, segundo o general Jean-Claude Gallet, comandante da brigada de bombeiros de Paris. A população da Île de la Cité, onde está localizada a catedral, foi removida por questão de segurança.
Fonte Veja

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...