sexta-feira, 31 de julho de 2020

RÚSSIA DIZ QUE TERÁ VACINA APROVADA CONTRA COVID-19 EM DUAS SEMANAS ...


Os primeiros a receber a imunização devem ser os profissionais de saúde.

A Rússia deve ter uma vacina aprovada contra Covid-19 até 10 de agosto, afirmaram fontes em Moscou ao correspondente da CNN Internacional Matthew Chance.
Os próprios cientistas estariam se voluntariando para testar a imunização. Alexander Ginsburg, diretor do projeto, confirmou ter injetado a vacina em si mesmo.
A vacina foi criada pelo Instituto Gameleya, baseado em Moscou. De acordo com as autoridades, o país espera produzir até 200 milhões de doses até o fim do ano —dessas, 30 milhões seriam exclusivas para a Rússia.
Ainda não foram divulgados dados de segurança ou eficácia.

 

Fonte pagina1pb

terça-feira, 28 de julho de 2020

FARMACÊUTICA AMERICANA INICIA ÚLTIMA FASE DE TESTES DE VACINA ..


O estudo, conduzido nos Estados Unidos, contará com a participação de cerca de 30.000 voluntários saudáveis.

A farmacêutica americana Moderna iniciou nesta segunda-feira, 27, a última fase de testes em humanos da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID). O estudo, que busca avaliar a eficácia do imunizante, está sendo conduzido nos Estados Unidos e contará com a participação de cerca de 30.000 voluntários saudáveis. As informações são da Veja.

De acordo com a publicação, a primeira dose já foi aplicada em uma paciente em Savannah, no estado da Georgia. A vacina chamada mRNA-1273 será testada em aproximadamente 89 centros de pesquisa clínica nos Estados Unidos, dos quais 24 fazem parte da NIH Coronavirus Prevention Network, uma rede criada pelo NIAID e pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) para realizar testes clínicos fase 3 de vacinas e anticorpos monoclonais. De acordo com o NIH, os centros designados para conduzir o estudo serão selecionados de acordo com a disseminação do vírus na região.

Os participantes serão divididos em dois grupos: um receberá duas doses da vacina, aplicadas nos dias 1 e 29 do estudo, respectivamente, e o outro receberá duas doses de um placebo na mesma data.

Estudo

Ainda de acordo com a Veja, o estudo é duplo cego, então nem os participantes nem os pesquisadores sabem quem está recebendo a vacina contra o coronavírus e quem está no grupo placebo. O objetivo é avaliar se a vacina é capaz de prevenir a infecção pelo coronavírus e evitar o desenvolvimento de sintomas graves.

Fonte Veja

sábado, 25 de julho de 2020

RECUPERADOS DA COVID-19 NO MUNDO CHEGAR A 9 MILHÕES ..


Indicadores apontam para um forte crescimento do número de recuperados.

O número de curados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chegou na marca de 9 milhões de pessoas. Até a manhã deste sábado (25), o número de pessoas salvas alcançou um total de 9.062.409 pacientes, segundo a universidade americana Johns Hopkins, que faz o levantamento de dados da doença no mundo.

Entre os países, o Brasil se mantém na liderança com o maior número de recuperados, com 1,6 milhão de pessoas curadas, de acordo com a plataforma. O país assumiu a liderança há exatamente um mês, no dia 25 de junho, quando atingiu a marca de 660 mil curados e ultrapassou os Estados Unidos.

Os norte-americanos, atualmente em segundo, aparecem com 1,2 milhão de pessoas salvas. Entre os cinco primeiros colocados ainda aparecem a Índia, com 849 mil, a Rússia, com 596 mil, e o Chile, com 313 mil curados.

Os indicadores apresentados atualmente apontam para um forte crescimento do número de recuperados em comparação com último mês. O Brasil, por exemplo, viu a quantidade de curados mais que dobrar e crescer 156% comparada com o total que possuía há 30 dias. Acompanhe abaixo a lista dos dez países com maior número de curados:

1° Brasil – 1.693.214
2° Estados Unidos – 1.261.624
3° Índia – 849.432
4° Rússia – 596.064
5° Chile – 313.696
6° México – 283.382
7° Peru – 259.423
8° Irã – 251.319
9° África do Sul – 245.771
10° Paquistão – 236.596

Fonte Resumo PB

sexta-feira, 24 de julho de 2020

POLÍCIA DISPERSA AGLOMERAÇÃO DURANTE COMPETIÇÃO DE "PASSINHO" NA PB ...


Polícia chegou ao local após denúncia anônima.

A Polícia Militar foi acionada, na noite desta quinta-feira (23), após uma denúncia de que um grande número de pessoas estavam aglomerados em uma praça no bairro do Valentina, em João Pessoa, para a disputa de uma competição de "passinho".

Chegando ao local, a PM constatou a veracidade da denúncia e, com o apoio de outras viaturas, dispersou a multidão que estava no local. A polícia suspeita que as pessoas foram mobilizadas por outros participantes por grupos de mensagens instantâneas.

Apesar da aglomeração, ninguém foi detido pela polícia. De acordo com a PM, quem flagrar aglomerações, pode denunciar ligando para o 190.

Fonte G1.

PREFEITO DE ITAPORANGA ENVIA PROJETO DE LEI QUE EXTINGUE ÓRGÃO DE TRÂNSITO À CÂMARA MUNICIPAL ..


Medida prevê transferência e extinção de cargos efetivos e comissionados.

O prefeito de Itaporanga (PB), Divaldo Dantas, enviou nesta sexta-feira (24) à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que extingue a Superintendência Itaporanguense de Transporte e Trânsito (SITTRANS) e o Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU).

Conforme o documento assinado pelo gestor, os cargos de provimentos efetivos e comissionados relacionados aos órgãos devem ser transferidos e extinguidos, alterando as Leis Complementares N° 16 e 17 de 20 de julho de 2015 e revogando as Leis Municipais n° 805 e 806/2011 e n° 857/2013. 

O projeto foi encaminhado para ser apreciado e votado, em caráter de urgência, pelos vereadores.

Diamante Online

quarta-feira, 22 de julho de 2020

ESTUDOS IDENTIFICA 6 TIPOS DE COVID -19 QUE PRODUZEM SINTOMAS DIFERENTES ...


Pessoas podem apresentar sintomas diferentes.

Uma análise feita por pesquisadores do Kings College, em Londres, identificou 6 "tipos" de covid-19, cada um caracterizado por um conjunto específico de sintomas.

A gravidade da doença e a necessidade de auxílio respiratório em caso de hospitalização variam conforme o tipo de vírus, segundo os cientistas.

"Essas descobertas têm implicações importantes para o atendimento e o monitoramento das pessoas mais vulneráveis à forma mais grave da covid-19", disse a autora do estudo, Claire Steves, do Kings College.

A equipe liderada por Steves usou dados coletados do COVID Sympston Study App, um aplicativo que permite aos usuários baixar e inserir informações sobre o coronavírus.

Embora tosse persistente, febre e perda de olfato (anosmia) sejam geralmente apontados como os três principais sintomas da covid-19, os dados dos usuários coletados do aplicativo indicam que as pessoas podem experimentar uma ampla gama de sintomas diferentes, incluindo enxaquecas, dores musculares, fadiga, diarreia, confusão, perda de apetite, dificuldades respiratórias, entre outros.

A progressão da doença, bem como suas consequências, também varia significativamente entre as pessoas, que podem manifestar desde um leve sintoma semelhante à gripe ou erupções cutâneas simples a condições graves ou até morte.

Para entender se sintomas específicos têm tendência a se manifestarem juntos e como isso se relaciona com a evolução da doença, a equipe de cientistas usou um algoritmo de aprendizado para analisar dados de um subgrupo de cerca de 1,6 mil usuários que testaram positivo para o covid-19 no Reino Unido e nos Estados Unidos e que informaram regularmente seus sintomas no aplicativo entre março e abril.

Eles também contaram com um segundo banco de dados independente de 1 mil usuários no Reino Unido, nos EUA e na Suécia que informaram seus sintomas em maio.

A análise revelou seis grupos ou agrupamentos de sintomas que surgem em momentos específicos durante a progressão da doença, indicando seis "tipos" diferentes de covid-19

Os 6 grupos de sintomas
1. "Gripe" sem febre: enxaqueca, perda de olfato, dor muscular, tosse, dor de garganta, dor no peito, sem febre.

2. "Gripe" com febre: enxaqueca, perda de olfato, tosse, dor de garganta, rouquidão, febre, perda de apetite.

3. Gastrointestinal: enxaqueca, perda de olfato, perda de apetite, diarreia, dor de garganta, dor no peito, sem tosse.

4. Grave nível um (fadiga): enxaqueca, perda de olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito, fadiga.

5. Grave nível dois (confusão): enxaqueca, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular.


6. Grave nível três (abdominal e respiratório): enxaqueca, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular, dificuldade respiratória, diarreia, dor abdominal.

Todos aqueles que relataram sintomas tiveram enxaqueca e perda de olfato, com diferentes combinações de sintomas adicionais em momentos diferentes.

Alguns, como confusão, dor abdominal e dificuldade respiratória, ainda não são reconhecidos como sintomas de covid-19. No entanto, segundo o estudo, eles distinguem formas mais graves da doença.

Os cientistas então investigaram se as pessoas que experimentavam um conjunto específico de sintomas tinham maior probabilidade de precisar de assistência respiratória por meio de um respirador ou oxigênio adicional.

Eles descobriram que uma porcentagem muito baixa — entre 1,5% e 3,3% — de pessoas com grupos 1, 2 e 3 necessitava de assistência respiratória.

Mas a porcentagem daqueles que manifestaram sintomas dos grupos 3, 4 e 5 foi de 8,6%, 9,9% e 19,8%, respectivamente.

Além disso, quase metade dos pacientes do grupo 6 foi parar no hospital, em comparação com apenas 16% no grupo 1.

Em termos gerais, os pacientes que manifestaram sintomas dos três últimos grupos tendiam a ser mais velhos e ter a saúde mais frágil, com mais propensão a serem obesos e a terem doenças pré-existentes, como diabetes ou problemas pulmonares, na comparação os pacientes dos grupos 1, 2 ou 3.


A partir das informações sobre os sintomas identificados apenas cinco dias após o início da doença, e combinando-as com idade, sexo, massa corporal e condições pré-existentes dos pacientes, a equipe do Kings College desenvolveu um modelo a partir do qual poderiam prever o grupo ao qual pertenceriam os pacientes e quais seriam os seus riscos de hospitalização e cuidados respiratórios.

Como a maioria das pessoas que necessitam de assistência respiratória costuma ser internada cerca de 13 dias após a manifestação dos primeiros sintomas, esses oito dias de antecedência representariam um "alerta precoce" significativo de quem precisaria de cuidados mais intensivos.

"Se você puder prever quem seriam essas pessoas já no quinto dia, haveria mais tempo para oferecer assistência e intervenção precoces, como por exemplo monitorar os níveis de oxigênio e açúcar no sangue, além de garantir que eles estejam bem hidratados", explicou Steves.

"São cuidados que podem ser realizados em casa, evitando hospitalização e salvando vidas", concluiu.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados - É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

Fonte Noticias r7

terça-feira, 21 de julho de 2020

MUNICÍPIOS QUE RECEBERAM RECURSOS CONTRA A COVID -19 TERÃO QUE PRESTAR CONTAS ..


A Lei determina que os municípios divulguem a prestação de contas.

Lei obriga municípios paraibanos, que receberem recursos financeiros para enfrentamento de pandemia, a prestarem contas. A Lei foi sancionada pelo governador do Estado João Azevêdo (Cidadania) e publicada na edição desta terça-feira (21), do Diário Oficial.

A Lei determina que os municípios divulguem em site oficial próprio, a prestação de contas dos valores recebidos dos recursos destinados pelos poderes Executivos Federal e Estadual, órgão ou entidade transferidora, data da transferência financeira, empresas que forneceram bens ou materiais, ou que prestaram ou executaram serviços, comprovantes de como foram empregados os recursos financeiros recebidos, valores dos recursos próprios do município usados no combate ao vírus, valores recebidos através de doações de pessoas jurídicas ou físicas e Decretos e atos editados pelo município relacionados ao novo coronavírus.

As informações devem ser disponibilizadas em até 30 dias após o encerramento do decreto de calamidade pública. O município que descumprir a Lei sofrerá restrição de transferência voluntária de recursos do Estado.

O descumprimento desta Lei sujeita ao agente político a Tomada de Contas Especial pelo Tribunal de Contas do Estado. O controle externo da Assembleia Legislativa, de comissão permanente, será exercido com auxílio do Tribunal de Contas do Estado, ao qual compete inspeções e auditoria de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nos municípios.

 

Fonte Paraíba.com

PINTO DO ACORDEON ,MÚSICO PARAIBANO ,MORRE COM CÂNCER EM SÃO PAULO ,AOS 70 ANOS ..


A obra do cantor e compositor Pinto do Acordeon se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba

O músico paraibano Pinto do Acordeon morre na madrugada desta terça-feira (21), aos 70 anos, vítima de um câncer. De acordo com o filho dele, Mô Lima, Pinto estava internado no Hospital da Beneficiência Portuguesa, em São Paulo, desde janeiro, onde faleceu.

O corpo do músico será velado na cidade de João Pessoa, em um cemitério privado, e enterrado no município de Patos, no Sertão paraibano. A previsão é queo corpo chegue em João Pessoa por volta das 16h.

Em 2015, Pinto do Acordeon teve parte de uma das pernas amputadas por conta de complicações causadas por diabetes. Anteriormente, o cantor já havia sido internado e submetido a uma angioplastia.

Francisco Ferreira Lima, o Pinto do Acordeon, nasceu no município de Conceição, no Sertão paraibano. Ele se tornou popular a partir de apresentações que realizava junto a trupe de Luiz Gonzaga. Ele gravou cerca de 20 álbuns durante a carreira. "Neném Mulher" é uma das músicas mais conhecidas do repertório.

Ele lançou seu primeiro LP solo (1976), no mesmo ano, a canção “Arte culinária”, uma parceria sua com Lindolfo Barbosa, fez sucesso com o Trio Nordestino; o LP “Gosto da Bahia”, pela Gravadora Japoti (1970); o álbum “As filhas da viúva” (1980); o LP “O rei do forró sou eu” Nova Produções (1994); participou da gravação do DVD do grupo paraibano Clã Brasil (2006); e os CDS: 20 anos de estrada, De língua, Forró Cocota, Me botando pra roer, Projeto divino, Eco nordeste, Vem viver essa paixão, Deixa o dia clarear; Sertanejo, entre outros. Durante toda a carreira, somam-se cerca de 20 álbuns gravados, entre LPs e CDs.

A obra do cantor e compositor Pinto do Acordeon se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba no dia 13 de julho de 2019.

De autoria do deputado Delegado Wallber Virgolino, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Assembleia legislativa, durante uma votação realizada no dia 18 de junho.

Em setembro do mesmo ano, ele foi reconhecido com o título "Mestre das Artes Canhoto da Paraíba". A homenagem foi oficializada pela Secretaria de Cultura do Estado através de uma publicação no Diário Oficial do Estado.

O título de Mestre das Arte’ foi criado pela Lei Estadual º 7.694, conhecida como Lei Canhoto da Paraíba. Ela é uma homenagem ao músico Francisco Soares de Araújo, conhecido como Canhoto da Paraíba, que morreu em 2008. O objetivo é proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais paraibanas.

Por meio do Registro no Livro de Mestres das Artes (REMA), as pessoas que contribuem há mais de 20 anos com atividades culturais na Paraíba recebem o título de “Mestres e Mestras”, ao terem suas artes reconhecidas.

Fonte G1PB

segunda-feira, 20 de julho de 2020

VACINA DE OXFORD É SEGURA E INDUZ RESPOSTA IMUNE ..

Vacina de Oxford é segura e induz resposta imune

A vacina pode estar disponível para alguns grupos de risco até o fim do ano.

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira (20) que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países.

O efeito deve ser reforçado após uma segunda dose da vacina, segundo os cientistas.

Entenda a novidade anunciada:

-a vacina de Oxford é a mais adiantada, das que estão em pesquisa, segundo a OMS. Ela está sendo testada também no Brasil
-testes iniciais, das fases 1 e 2, realizadas na Inglaterra, agora apontam que ela é segura e induz o corpo a reagir contra a Covid-19; o resultado é o esperado
-o resultado não permite ainda concluir se de fato uma pessoa exposta ao Sars-Cov-2 fica imune com a vacina
-a fase 3, final, ainda está em andamento e ela é que irá determinar se há eficácia num grande número de pessoas

De acordo com a Unifesp, o imunizante, se tudo der certo, poderá ter o registro liberado em junho de 2021

nesta segunda também saiu o resultado preliminar de testes de uma vacina desenvolvida pela China e a chegada de uma carga de outra vacina chinesa a SPAs fases 1 e 2 dos testes, que foram conduzidas simultaneamente no Reino Unido, tiveram 1.077 voluntários. Os ensaios mostraram que a vacina foi capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias depois da administração da dose.

Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: 543 pessoas receberam a vacina experimental, e outras 534 receberam uma vacina de meningite (o grupo controle).


A vacina pode estar disponível para alguns grupos de risco no Reino Unido até o fim do ano, mas provavelmente não estará para todos, afirmou Sandy Douglas, de Oxford.

De acordo com Soraia Smaili, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o imunizante, se tudo der certo, poderá ter o registro liberado em junho de 2021,


Ao todo, 50 mil pessoas participam dos testes em todo o mundo, 10 porcento delas no Brasil: 2 mil em São Paulo, 2 mil na Bahia e outras 1 mil no Rio de Janeiro. O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Unifesp coordena a aplicação da vacina em São Paulo, que começou em junho com voluntários da área da saúde.

 

Fonte Resumo PB

quarta-feira, 15 de julho de 2020

ESTUDO PREVÊ FIM DA PANDEMIA DA COVID -19 NA PARAÍBA PARA FIM DE SETEMBRO DE 2020 ..




Um relatório produzido pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB projetou em um cenário pessimista o fim da pandemia do novo coronavírus na Paraíba para o final de setembro. A estimativa tomou como base os dados da Covid-19 registrados até o dia 11 de julho.

O estudo estatístico indica ainda que um crescimento de médio de 4 a 6 dias ao número de dias até o final da pandemia na Paraíba. As “previsões consideram a hipótese de que continuamos próximos ao pico da pandemia no Brasil e ainda em um momento ascendente da curva no Estado da Paraíba”, diz o relatório.

“Em relação ao estado da Paraíba, as previsões mostram evidência de crescimento no registro de casos diários e de novos óbitos no Estado. Devido ao limite superior do intervalo de confiança, que ainda não é possível determinar se ocorrerá redução nos próximos 30 dias. As previsões sugerem, considerando os limites do intervalo de confiança, que não está ocorrendo estabilização do número de casos na capital paraibana, e também não há evidência de estabilização referentes à ocorrência de novos óbitos”, conclui o relatório.

A previsão para o estado é de que, em até 15 dias a contar de 11 de julho, chegue a marca de 1346 novos casos por dia. Para João Pessoa, a mesma previsão, considerando os mesmo critérios, é de 316 novos casos diários.

A mesma projeção foi feita para os casos de mortes registradas por dia na Paraíba. De acordo com o Relatório Estatístico Covid-19 nº 01, o número de mortes diárias pode chegar a uma média de 32 óbitos na Paraíba, e de 13 óbitos em João Pessoa.

Reabertura dos shoppings em João Pessoa foi feita no dia 13 de julho — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Reabertura dos shoppings em João Pessoa foi feita no dia 13 de julho — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O estudo feito pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB indica ainda que a transmissão comunitária do coronavírus, não está controlada em 75,3% dos municípios do estado, sendo necessário a manutenção das medidas de isolamento propostas por gestores estaduais e municipais, para melhor tomada de decisão acerca de eventuais medidas e decretos destinados à flexibilização de alguns setores da economia.

A metodologia adotada para os cálculos estatísticos levam em consideração o coeficiente de reprodução do vírus, que é o valor que fornece evidência de quantos de indivíduos são contaminados a partir de um indivíduo infectado que servirá como fonte do agente infeccioso.

“É um valor calculado quando não há uma vacina disponível para a população estudada, sem contato prévio com o patógeno e quando não há formas eficazes de controlar sua dispersão. O ‘novo coronavírus’ SARS-CoV-2 se encaixa perfeitamente nestes pré-requisitos”, explica o texto do relatório.

G1/PB


ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...