DIRETORIA DA ANVISA APROVA USO EMERGENCIAL DE VACINAS CONTRA COVID ...
Reunião foi feita nesta quinta-feira (10)
Em reunião nesta quinta-feira (10), a Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma via mais fácil para que fabricantes de vacinas contra a Covid-19 possam ter autorização para uso dos produtos no Brasil.
Na semana passada, a agência já havia divulgado os requisitos mínimos para que uma vacina obtivesse a chamada “autorização de uso emergencial”, que difere do registro sanitário, a via regular para a liberação.
Dentre as regras para uso de vacinas liberadas emergencialmente estão a proibição do uso em massa e de comercialização — todas serão destinadas ao sistema público.
Outro critério estabelece que apenas vacinas contra covid-19 que estejam na fase 3 de testes clínicos (etapa prévia ao pedido de registro formal) sendo realizados no Brasil podem solicitar o uso emergencial.
Isto habilita atualmente quatro candidatas no país: Universidade de Oxford/AstraZeneca, Sinovac Biotech/Instituto Butantan, BioNTech/Pfizer e Janssen (Johnson & Johnson).
A mesma modalidade de uso emergencial foi usada para autorizar a vacina da Pfizer/BioNTech no Reino Unido e no Canadá.
A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, vai ser reunir hoje para definir a autorização emergencial da mesma vacina.