PRESIDENTE DA UNIMED DIZ QUE COVID -19 ACOMETE AGORA OS MAIS JOVENS .. - Serra Grande em Foco

Header Ads

IPTU Patos

PRESIDENTE DA UNIMED DIZ QUE COVID -19 ACOMETE AGORA OS MAIS JOVENS ..

 

Publicado dia 19/02/2021 às 09h10min

Atualmente são 38 entubados na Unimed de João Pessoa com Covid-19

O presidente da Unimed João Pessoa, o médico Gualter Ramalho, disse que a Covid-19 passou a deixar paciente mais tempo internado e acomete agora os mais jovens. Ele declarou que o Hospital da Unimed já fez 1.750 internações pela doença e atendeu cerca de 30 mil usuários na porta do hospital, sendo 10 mil atendimentos na porta, em 2021. Ele destacou também que "nos últimos dias tivemos uma média de 10 internações por dia."

Atualmente são 38 entubados na Unimed com Covid-19, ainda segundo dados repassados pelo presidente da Unimed-JP, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (18), conforme apurou o ClickPB.

Segundo o médico, o quadro atual da pandemia mostra pacientes mais jovens e com tempo de internação maior. "A gente tem assistido dentro da Unimed ao acometimento de pacientes mais jovens e uma doença mais prolongada. Então uma internação que era de 10 dias, passou a ser de 21 dias. Então dobramos o tempo de internação. À medida que você dá seis altas como ontem e faz 14 internações então o balanço é sempre positivo em relação ao número de pacientes internados e, como o período de tempo se alargou, a gente tem mais dificuldade de dar alta precoce. Em função disso, a gente já está em processo de expansão (na equipe) em razão desse balanço favorável ao número de internação pelo tempo de permanência aumentado."

Picos da Covid-19

Gualter relatou quais foram os momentos de pico da Covid-19. "Tivemos um pico de atendimento dia 25 de maio. Entramos numa perspectiva de que isso iria arrefecer. Após o período eleitoral, 15 dias depois, dia 30 de novembro, nós tivemos um pico igual ao de maio. E agora a gente, com essa demanda de final de ano de festa e de aglomeração no verão, volta a subir. Ou seja, constantemente a gente muda de nível 1 ao 3, do 3 ao 1.

Ele falou do atendimento na Unimed para suprir a demanda. "Nós apenas tiramos aquela tenda de triagem externa, mas nunca alteramos o nosso núcleo estratégico. Sempre mantivemos ativo captando estatísticas diárias e curvas de tendência para tomar decisões. Esse núcleo sempre esteve ativo e também as escalas de back up, como a gente teve agora ampliando mais funcionários médicos e fisioterapeutas, enfermeiros, enfim, toda a engrenagem. Então a gente está sempre se adaptando 15 dias a frente da doença."

Variantes

Gualter Ramalho destacou, ainda, que há 13 variantes do coronavírus já identificadas. "Isso não quer dizer que ele não vai mais mutar e aparecer com mais variantes ainda", alertou o médico. "A mutação dentro do vírus é tão frequente que uma imunização que seleciona somente grupos não vai ser efetiva porque você vai deixar algum grupo de fora, ela provocar mutações e ela ter um efeito negativo sobre todos nós. Essas novas cepas, as duas que estão circulando por aí, seja a vinda da África ou a do Japão, que chegou até Manaus e circulou por aqui, a gente viu o que Manaus passou, ela é muito mais contagiosa. Mas a tendência é que, quando passa a ser mais contagiosa é ela ser menos agressiva, do ponto de vista de casos que evoluem com maior gravidade", completou.

Vacinação

O presidente da Unimed-JP lembrou que as vacinas contra Covid-19 são eficientes contra todas as mutações do novo coronavírus e reforçou a importância da imunização de todos e dos cuidados com distanciamento, uso de máscara e de álcool para higienização. Ele acredita que até o fim do ano todos estarão imunizados.

Fonte ClickPB
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
google.com, pub-1915932731349236, DIRECT, f08c47fec0942fa0