COREMAS COMPLETA 69 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA : VEJA HISTÓRIA - Serra Grande em Foco

Header Ads

IPTU Patos

COREMAS COMPLETA 69 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA : VEJA HISTÓRIA

 


Cidade é a 4ª maior da região do Vale do Piancó.

O município de Coremas, localizado no Sertão paraibano, comemora 69 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira (4).

De acordo com a última prévia do IBGE de 2022, a localidade é a quarta maior da região do Vale do Piancó, região intermediária onde está inserida, com 14.680 habitantes, ficando atrás de Itaporanga, Conceição e Piancó.

A cidade passou a ter independência em 1954 e, apesar de mais de meio de século de existência, o município só foi oficializar o hino oficial próprio em 2019.

Na oportunidade, a administração abriu um concurso para composição.

Pôr do sol do açude de Coremas (Foto: Turismo Coremas/Levy Jr.)

Veja a história

Coremas foi habitada em seus primórdios por uma numerosa tribo indígena pertencente a nação Cariri, guerreiros valentes e destemidos que por muito tempo resistiram bravamente a entrada de brancos em seus domínios. O grupo de Oliveira Lêdo muitas vezes foi rechaçado pelos índios.

O Coronel Manuel de Araújo Carvalho, sentindo a impossibilidade de dominá-los, resolveu mudar de tática. Recebera ordens de Dom João de Alencastro, governador-geral, para pacificá-los e queria a todo custo cumpri-las. Servindo-se de três índios que foram capturados, e dos quais se tornaram amigos conseguiu falar com o cacique da tribo, e negociaram uma paz honrosa para ambas as partes. O fato registrou-se fins do século XVII. Daí em diante a região começou a ser habitada pelos fazendeiros colonizadores.

Com a pacificação da região do Rio Piancó, pode finalmente muitos dos fazendeiros fixaram-se em suas novas moradias nos longínquos sertões da Paraíba.

O pequeno povoado foi fundado com o nome de Boqueirão do Curema, em virtude de sua localização onde o rio Piancó forma um boqueirão. Hoje, neste local, encontra-se erguida a barragem, represando as águas do maior açude da Paraíba e 3º do Brasil, o Coremas – Mãe d’água, com capacidade de 1,4 bilhões de m³ de água.

Construção da torre do Açude Estevam Marinho, em 1937 (Foto: Instagram eu_amo_coremas)

Os fundadores de Coremas são os fazendeiros e comerciantes: João Soares Evangelista, Manoel Gonçalves Piranhas, Antônio Moreira de Oliveira e Antônio Lucas de Lacerda. Merecem as honrarias por tal empreendimento, uma vez que em suas terras foram erguidas as primeiras casas na área onde hoje se situa o núcleo urbano. No entanto, Coremas tem sido indiferente com os seus legítimos pioneiros. O município teve sem dúvida, seu maior impulso populacional, com o início da construção do maior açude do Brasil, em meados de 1936, ocasião em que veio residir um contingente considerável de pessoas empregadas na obra.

Fonte: IBGE

Diamante Online
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
google.com, pub-1915932731349236, DIRECT, f08c47fec0942fa0