quinta-feira, 31 de agosto de 2023

CRISE FINANCEIRO : NO VALE DO PIANCÓ , APENAS IGARACY , SERRA GRANDE E SANTANA DE MANGUEIRA PAGAM FOLHA DE AGOSTO DENTRO DO MÊS TRABALHADO

 



Em 31/08/2023

 



As recentes quedas na arrecadação nos pequenos municípios do Brasil, atingiu severamente as cidades da região do Vale do Piancó, causando transtornos financeiros, e ocasionando atraso no pagamento da folha dos servidores públicos municipais.

A falta de recurso, trouxe de volta a incerteza quanto ao pagamento dos funcionários das prefeituras, acostumados nos últimos anos, a receber os seus salários dentro do mês trabalhado, prática, cada vez mais distante nos últimos meses de 2023.

Entre os dezoito municípios do Vale do Piancó, apenas Serra Grande, Igaracy e Santana de Mangueira, conseguiram efetuar os pagamentos até esta quinta-feira (31), realidade totalmente diferente das outras cidades da região, que devem estender o calendário de pagamento até metade do mês de setembro, na tentativa de quitar a folha dos servidores referente ao mês de agosto.

A falta de recurso poderá causar um efeito “Bola de neve”, prejudicando não apenas as gestões municipais, como também, o comércio da regional, que tem boa parte da sua receita mensal, obtida através da regularidade do pagamento dos servidores municipais, dessa forma, desaquecendo a economia local, e causando uma série de demissões.

Os prefeitos de Igaracy (Lidio Carneiro), Serra Grande (Vicente Neto) e Santana de Mangueira (Nerival Inácio), confirmaram os pagamentos das folhas de servidores referente ao mês de agosto, nos dias 30 e 31 deste mês, respectivamente.

GRANDE VENCEDOR DO FESTIVAL DE GRAMADO " MUSSUM - O FILMIS '', DIVULGA TRAILER OFICIAL

 


Longa-metragem tem lançamento nacional marcado para 2 de novembro

Após ser o grande premiado no 51° Festival de Gramado deste ano, “Mussum – O Filmis” divulgou seu primeiro trailer nesta quarta-feira, 30. Dirigido por Silvio Guindane, o longa-metragem, que estreia no dia 2 de novembro, narra a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, e almeja ir além do papel inesquecível do humorista em “Os Trapalhões”.

A obra promete reunir momentos menos conhecidos e explorados da vida do comediante e músico, como revela o trailer, que explora importantes passagens da carreira musical de Mussum ao lado do conjunto “Originais do Samba”, e, também, significativos episódios dele com sua família.

No Festival de Gramado, a obra ganhou destaque nacionalmente após receber os prêmios de melhor filme; de atriz coadjuvante, para a veterana Neusa Santos; do Júri Popular; e de melhor trilha musical. Além disso, o encontro também premiou os atores Ailton Graça e Yuri Marçal que interpretam Mussum em diferentes épocas da carreira do comediante.

Na cerimônia de premiação, o ator Ailton Graça, que vive Mussum durante seus anos de sucesso com “Os Trapalhões”, celebrou a vitória e aproveitou para agradecer aos filhos do artista em um discurso emocionado. “Gostaria também de agradecer aos filhos do Mussum, ao Antônio Carlos (Mussunzinho), ao Sandro e ao Augusto, que visitaram o set na mangueira quando eu estava caracterizado, me abraçavam e me chamaram de pai. Eles viram o Mussum em mim e me deram essa responsabilidade”.

Jovem Pan

REGIS DANESE SOFRE ACIDENTE DE CARRO A CAMINHO DE SHOW EM GOIÁS

 


Em vídeo dentro da ambulância, o cantor solicitou orações e relatou sentir dores abdominais em consequência do acidente.

Regis Danese sofre acidente de carro a caminho de show em Goiás (Foto: Reprodução/ Instagram)

O cantor e músico Regis Danese, reconhecido pelo sucesso "Faz um milagre em mim", esteve envolvido em um acidente de carro nesta quarta-feira (30) enquanto se dirigia para um show em Ceres, Goiás. O próprio artista, de 50 anos, recorreu às redes sociais para compartilhar a notícia do incidente, gravando um vídeo diretamente da ambulância onde estava sendo atendido. Ele solicitou orações e relatou sentir dores abdominais em consequência do acidente.

"Acabei de sofrer um acidente a caminho do show em Ceres. Estou aqui sendo atendido, o carro arrebentou todo. Orem por mim, to com muita dor no abdômen", expressou Regis Danese, expressando sua confiança em Deus: "Deus é bom, Deus é fiel. Vai dar tudo certo. Mas acho que não vou conseguir fazer o show hoje".

No veículo também estava o irmão do cantor, que felizmente não sofreu ferimentos no acidente. Regis Danese tinha como destino a praça cívica de Ceres, onde se apresentaria como parte das comemorações dos 70 anos da cidade, agendado para as 21h desta quarta-feira.

Após o comunicado do acidente, fãs e outros artistas utilizaram as redes sociais para expressar votos de pronta recuperação ao cantor. Personalidades da música gospel como Eyshila e Aline Barros deixaram mensagens de apoio e orações. Celso Portiolli, apresentador, também enviou palavras de encorajamento, declarando: "Vai dar tudo certo".

Seguidores, amigos e familiares aguardam por novas informações sobre seu estado de saúde e recuperação, enquanto demonstram apoio e carinho ao artista.

Portal T5

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

BULLYING NA ESCOLA : RECONHEÇA 8 SINAIS QUE IDENTIFICAM SE OS FILHOS ESTÃO SOFRENDO

 


Especialista lista indícios comuns para ajudar pais e professores a identificar as agressões escolares mais facilmente.

O Brasil tem sido palco para diversos casos de violência escolar relacionados ao bullying e à falta de assistência por parte das pessoas que estão ao redor das crianças e adolescentes.

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% dos estudantes admitiram ter sofrido bullying na escola. Geralmente, os casos de violência se dão através de agressões verbais, físicas e psicológicas que intimidam e traumatizam as vítimas.

Um suposto caso recente de bullying, na Paraíba, teria acontecido nessa segunda-feira (28), quando um adolescente foi agredido por um delegado de Piancó, localizada no Sertão paraibano, que teria ido tirar ‘satisfação’ sobre uma briga que a sua filha teria se envolvido com o adolescente de frente à escola em que estudam.

O primo do adolescente vítima das agressões relatou que alguns estudantes da escola afirmaram que a filha do delegado praticava bullying com o menino. Após a briga, o delegado teria ido até a casa dele, armado, e espancado o garoto.

Devido aos avanços da tecnologia, a prática do bullying migrou para as redes sociais, atingindo um número maior de crianças e adolescentes. No entanto, o cyberbullying, como foi denominado, deixa um rastro digital que pode se tornar útil e fornecer indícios para ajudar a dar fim ao abuso.

De acordo com o educador e psicólogo Rossandro Klinjey, cofundador e embaixador da principal edtech brasileira, a Educa, esse tipo de comportamento passa muitas vezes despercebido na visão dos adultos por não conseguirem compreender e identificar as dores das crianças e adolescentes.

“Muitas vezes, eles sofrem dores que acabam desacreditadas pelo fato de seus pais e professores já terem passado por experiências semelhantes, e que aparentemente não lhes causaram grande impacto”, explica.

A criança que sofre dessa violência pode desenvolver transtornos alimentares, síndrome do pânico e outras formas de sofrimento psicológico. Todos esses danos podem ser evitados a partir da percepção de sinais e o acompanhamento profissional e o apoio familiar.

Visando conscientizar e contribuir para que os pais e líderes educacionais consigam identificar indícios da prática de bullying mais rapidamente, Rossandro Klinjey listou os 8 principais sinais que a vítima pode apresentar:

1- Isolamento social

O psicólogo explica que a reação mais comum nesses tipos de casos é o isolamento social. A criança que sofre com a implicação escolar tende a ficar cada vez mais retraída, buscando se afastar do convívio social, inclusive no âmbito familiar. Ficar sempre no quarto, se recusar a almoçar e jantar com a família são alguns exemplos de comportamentos típicos e que merecem atenção.

2- Mudança de humor

Outra conduta é uma alteração radical de humor. Tristeza constante ou irritação contínua, sobretudo diante de situações rotineiras, são sintomas que os pais precisam se atentar porque evidenciam que existe algo errado acontecendo.

3- Não querer ir a escola

É importante ficar alerta também se existe alguma variação na relação da criança com a escola. Quando o estudante começa a pedir para não ir a aula ou evita comentar sobre o ambiente escolar, traz indícios de possíveis problemas nesse vínculo.

4- Sintomas de dor ou incômodo físico

Sintomas físicos injustificáveis também podem simbolizar que a criança tem convivido com dificuldades na escola. Dores de cabeça ou em diferentes partes localizadas podem ser indicativos reais de que o corpo está tentando fugir de uma situação ameaçadora.

5- Queda no desempenho escolar

O rendimento escolar é outra situação que pode trazer evidências de que há anormalidades na relação entre o aluno e o ambiente escolar. Os pais devem estar atentos a quedas repentinas nas notas ou em caso de desmotivação súbita para os estudos.

6- Reações extremas a coisas comuns

Toda família apresenta algumas características próprias rotineiras. Perguntas ou brincadeiras que são comuns tendem a ter respostas também comuns. Caso a criança ou o adolescente comece a apresentar reações distintas a essas ações cotidianas pode ser um sinal de que há algum medo presente em seu interior.

7- Chorar ou ficar irritado com mais frequência

Mudanças de humor mais acintosas da criança ou adolescente, como choros ou irritações mais frequentes, também são indicativos comuns e preocupantes para casos de violência escolar.

8- Dificuldades para dormir ou ter pesadelos constantes

O aluno que convive com o bullying acaba sofrendo com estresse constante. Esse, por sua vez, tende a acarretar em diversos transtornos que impactam na qualidade de vida das crianças. Um dos indícios mais claros pode ser percebido no sono. Dificuldades para ir pra cama e ter pesadelos constantes são alguns sintomas comuns nas crianças que estão lidando com problemas na escola.

Portal Correio

terça-feira, 29 de agosto de 2023

HOMEM PASSOU POR DOIS TRANSPLANTES E VIVE COM O TERCEIRO CORAÇÃO

 


Antônio recebeu seu segundo transplante coração, isto é, aquele que seria o terceiro coração.

Antônio Pereira (ao centro) e seus "filhos": Juan, de 20 anos, à direita; David, de 13 anos, à esquerda; e Isis Juliana ao centro — Foto: Arquivo pessoal

No dia 30 de setembro de 2005, o marceneiro Antônio Pereira de Moura renasceu pela terceira vez. É que nesta data, no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza, Antônio recebeu seu segundo transplante coração, isto é, aquele que seria o terceiro coração de sua vida, e com o qual vive até hoje.

Em 4 de janeiro de 1999, Antônio se tornou primeiro paciente a realizar um transplante cardíaco integralmente na rede pública de saúde do Ceará. Em 2005, após o primeiro coração transplantado apresentar problemas, ele voltou à fila de espera e, pouco depois, se tornou o primeiro paciente a receber um retransplante cardíaco no estado.

“Agora tô com esse [coração de 2005] esse tempo todinho, graças a Deus. Nunca mais deu mais problema”, conta o marceneiro ao g1. Hoje com 60 anos, Antônio continua a trabalhar na sua área, com atividades mais leves, porém sem pausa. Ele faz acompanhamento médico regular no hospital e gosta de manter a assiduidade para ver como anda o coração.

Antes de fazer o transplante em 1999, Antônio já tinha dois filhos. Desde que realizou o primeiro procedimento, ele teve outros três, a quem chama de “filhos do transplante”. Os três, Juan, David e Isis Juliana, de 20, 13 e 3 anos, respectivamente, receberam os nomes em homenagem aos médicos que realizaram o procedimento cirúrgico.

“Vivo na paz. Minha família cresceu, meus filhos cresceram. Já tão estudando, já tão trabalhando, tão me ajudando, eu só tenho a agradecer”, afirma.

Primeiro transplante veio após acidente de carro

A vida de Antônio Pereira mudou em 1998, aos 35 anos após o marceneiro sofrer um acidente de carro na CE-040. “Cochilei no volante e quando acordei, já estava no hospital", relembra. No período após o acidente, foi identificado que o impacto havia lesionado o coração de Antônio, que passou a apresentar miocardiopatia esquêmica, que levou a um quadro de insuficiência cardíaca.

“Ele não tava conseguindo fazer atividades físicas como caminhar ou se alimentar, tudo dava exaustão”, relata Efigênia Maria, esposa de Antônio. Os dois se conheceram em 2001, dois anos após o primeiro transplante do marceneiro, e estão juntos desde então. Efigênia é mãe dos últimos três filhos de Antônio, os “filhos do transplante”.

À época do primeiro transplante de Antônio, o Ceará já havia dado alguns passos para estabelecer o procedimento na rede pública. Em 1993, um paciente em uma rede privada realizou o primeiro transplante cardíaco da história do estado. O transplantado, João Batista Oliveira, no entanto, acabou falecendo cerca de 90 dias após a cirurgia.

Em 1997, os médicos João David de Souza e Juan Mejia, ambos do hospital público Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, popularmente conhecido como hospital da Messejana, realizaram transplantes de pacientes deste hospital em uma unidade hospitalar privada, que tinha estrutura para o procedimento.

Em 4 de janeiro de 1999, quando Antônio Pereira foi à mesa de cirurgia, foi a primeira vez que um paciente do hospital da Messejana seria operado pela equipe do hospital dentro da própria unidade. Hoje, a unidade é o segundo maior centro de transplantes cardíacos do Brasil, ficando atrás apenas do Instituto do Coração, em São Paulo.

Antônio Pereira sofreu acidente há 20 anos e já recebeu dois novos corações — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

O susto do segundo transplante e o novo recomeço

Anos após o primeiro transplante, os sintomas de cansaço voltaram. Antônio voltou ao hospital da Messejana, onde os médicos tentaram salvar o segundo coração de sua vida por meio de uma cirurgia na válvula mitral. Ele precisou colocar um marcapasso, mas, ainda assim, a equipe médica viu que não seria suficiente.

Quando soube que Antônio precisaria ser transplantado novamente, a família ficou receosa de submetê-lo a uma segunda cirurgia do tipo.

“A família tinha medo do segundo transplante porque já tinha passado esse procedimento todinho e passar de novo? Era um susto grande”, relembra o marceneiro. “Todo mundo se afligiu aqui em casa, mas eu queria era viver, eu tinha muita graça no coração”.

Antônio voltou para a fila de espera de transplantes. Em 30 de setembro de 2005, ele passou por uma nova cirurgia, desta vez para receber aquele que é o seu terceiro coração.

Hoje, o homem de 60 anos vive “bem demais, graças a Deus”. Vai regularmente ao médico, continua a trabalhar, apesar de aposentado, e ajuda na criação dos filhos, entre eles a mais nova, Isis Juliana, que assim como Juan e David, tem no nome uma homenagem aos médicos que lhe atenderam.

Para Efigênia, o caso do seu marido é um exemplo de como os transplantes podem ajudar a prolongar e multiplicar vidas.

“Ele recebeu um coração, mas através do coração foram geradas outras vidas, veio outra geração, são mais três filhos, mais três vidas, que dessas três vidas cada um vai ter seus filhos futuramente e vai se multiplicando, isso por meio da doação, da generosidade”, diz Efigênia.

g1

JOÃO AZEVÊDO ANUNCIA INSTALAÇÃO DE FÁBRICA CHINESA DE INSULINA NA PARAÍBA PARA ABASTECER MERCADO NACIONAL

 


A ação é resultado da missão do chefe do Executivo estadual à China, em julho deste ano.

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (28), em reunião com a empresa chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical - América do Sul, a instalação de uma fábrica para a produção de insulina no município de Caaporã, no Litoral Sul do estado. A ação é resultado da missão do chefe do Executivo estadual à China, em julho deste ano, e irá gerar 450 empregos diretos na Paraíba, com a assinatura da Carta de Intenções formalizada no Centro de Convenções de João Pessoa.

De acordo com o gestor estadual, a chegada da empresa à Paraíba será dividida em três momentos, com a importação do produto, liberação das licenças e instalação da fábrica, no período de 12 meses. “Esse é um investimento muito importante pelo momento que o país vive com relação ao abastecimento de insulina e estamos trazendo não só uma solução para a Paraíba, mas para o Brasil. Teremos reunião com a Anvisa nos próximos dias e esperamos que as licenças saiam até outubro. Então, estamos falando não apenas de mais uma unidade fabril e de emprego e renda, que são muito importantes, mas de uma resolução de uma demanda do país a partir do nosso estado”, frisou.

Joao Azevêdo também evidenciou as potencialidades econômicas do estado e a capacidade de atração de novos investimentos. “A Paraíba está no centro do Nordeste, uma região que tem mercado acima de 50 milhões de consumidores, o que favorece a distribuição da nossa produção. Nós também somos reconhecidos pela eficiência fiscal, o que nos torna um ambiente seguro para o investidor que aqui chega e encontra um espaço econômico bastante seguro, além de nos destacarmos na geração de energias renováveis, tecnologia e agricultura”, sustentou.

O presidente do Conselho da Tonghua Dongbao Pharmaceutical, Peace Pingan Lau, destacou que a instalação do grupo chinês na Paraíba representa um marco para a política de expansão internacional da empresa. “A Paraíba é um estado que escolhemos a dedo. Nós sabemos da potencialidade e da localização estratégica do estado, que é compatível com a nossa fábrica na China, e com a chegada desse produto, o Brasil terá a mesma produção iniciada no nosso país alguns anos atrás. Tenho certeza de que vamos construir na Paraíba o sucesso que tivemos na China”, pontuou.

Já nesta terça-feira (29), representantes da Tonghua Dongbao Pharmaceutical e uma empresa de consultoria chinesa visitam o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa), unidade pertencente à rede estadual de saúde, que auxiliará na instalação da empresa no estado.

A Tonghua Dongbao Pharmaceutical é uma empresa chinesa situada na Dongbao New Village, Tonghua County, Tonghua City - Jilin Province, que tem uma sólida reputação como fabricante de produtos farmacêuticos, com pontos fortes em pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de produtos farmacêuticos, particularmente medicamentos de patente chinesa, medicamentos químicos e produtos biológicos.

A empresa farmacêutica distribui medicamentos para mais de 10 mil hospitais municipais. O grupo já tratou mais de 6,5 milhões de pessoas em 20 anos e exporta seus produtos para Polônia, Geórgia e Bangladesh, além de outros países europeus e asiáticos.

Também participaram da reunião os representantes Tonghua Dongbao Pharmaceutical Victoria Jing Xu (CEO); Lennox Lewis (diretor e representante chefe da América do Sul); e Chunsheng Leng (presidente do Conselho e Gerente Geral).

O vice-governador Lucas Ribeiro; a senadora Daniella Ribeiro; o deputado federal Wilson Santiago; o deputado estadual Felipe Leitão; o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro; além de auxiliares do Governo do Estado, dentre eles, Gilmar Martins (secretário de Planejamento); Marialvo Laureano (secretário da Fazenda); Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Jonhy Bezerra (secretário da Saúde); Cláudio Furtado (secretário da Ciência e Tecnologia); Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional); Rômulo Polari (presidente da Cinep); Luciano Piquet (presidente do Lifesa); e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) estiveram presentes.

paraiba.pb.gov

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

MORRE ADOLESCENTE DE 14 ANOS APÓS CAIR COM MOTO DENTRO DE AÇUDE EM CONCEIÇÃO . NESTE DOMINGO

 


Um adolescente de 14 anos morreu após perder o controle da moto que pilotava e cair dentro de um açude na PB-240, entre o distrito de Mata Grande e a cidade de Conceição, no Sertão paraibano. O acidente foi registrado na tarde deste domingo (27).

- PUBLICIDADE -

Segundo informações, Adson Rodrigues de Lucena caiu dentro do manancial conhecido como açude dos Breus. Alguns populares teriam avistado o acidente, mas quando chegaram no local o jovem já havia desaparecido na água.

Bombeiros do 5º Batalhão de Cajazeiras foram chamados e após cerca de 2 horas de buscas conseguiram encontrar o corpo, que foi conduzido numa viatura do Numol – Núcleo de Medicina e Odontologia Legal para realização de necropsia.

Adson Rodrigues cursava o 9º ano em uma escola municipal. Muita comoção da família e amigos.

Radar Sertanejo

sábado, 26 de agosto de 2023

FÁBRICA CHINESA DE MEDICAMENTOS SERÁ INSTALADA NA PARAÍBA E IRÁ GERAR 450 EMPREGOS : CONFIRA OS DETALHES

 


Anuncio oficial deve ser feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (28).

O governador João Azevêdo anuncia, nesta segunda-feira (28), às 10h, no Centro de Convenções de João Pessoa, a instalação de uma fábrica da empresa chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical – América do Sul, no município de Caaporã. O grupo fabricante de medicamentos se instalará em uma área de 82 mil m² e irá gerar 450 empregos diretos. A ação é fruto da viagem do chefe do Executivo estadual à China, em julho deste ano, quando manteve contatos com diversas empresas e apresentou as potencialidades da Paraíba.

“Esse anúncio mostra como o Governo do Estado da Paraíba vem se tornando cada vez mais eficiente quando o assunto é atração de investimentos. Através da identificação de uma demanda do país sobre um determinado medicamento, foi realizado um estudo pelo Lifesa, que descobriu um grupo que fabrica o medicamento. A partir disso, o governador João Azevêdo articulou uma visita à China para conversar com esses diretores e em menos de um mês já estamos anunciando a instalação na Paraíba para gerar emprego para os paraibanos, mas também resolver um problema do Brasil”, comenta o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari.

Ainda em agenda na Paraíba, representantes da Tonghua Dongbao Pharmaceutical e uma empresa de consultoria chinesa visitam na terça-feira (29) o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa), unidade pertencente à rede estadual de saúde. Em seguida, partem para Brasília, onde terão uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin; o secretário de Saúde do estado, Jhony Bezerra; a senadora Daniella Ribeiro e deputados federais paraibanos.

A Tonghua Dongbao Pharmaceutical é uma empresa chinesa situada na Dongbao New Village, Tonghua County, Tonghua City – Jilin Province, que tem uma sólida reputação como fabricante de produtos farmacêuticos, com pontos fortes em pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de produtos farmacêuticos, particularmente medicamentos de patente chinesa, medicamentos químicos e produtos biológicos.

Portal WSCOM

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...