JOVEM DE DIAMANTE -PB QUE ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA É APROVADA EM PHD NOS EUA
Estudante irá cursar em uma universidade do estado do Arizona.
A jovem Izabel Sabino de Sousa, de 27 anos, irá aos Estados Unidos para fazer PhD em programa de Inovação no Desenvolvimento Global. Ela é natural de Diamante (PB) e recebeu a carta de confirmação em fevereiro deste ano.
Em contato com a redação do Diamante Online, a estudante afirmou que embarcará já na próxima quarta-feira (9) para o Arizona, onde iniciará os estudos no dia 17 de agosto.
Filha de eletricista e de dona de casa, Izabel estudou desde o maternal até o ensino médio em escola pública, o que é motivo de orgulho para ela.
“Não é necessário possuir um QI excepcional, nem ter frequentado as instituições de ensino mais prestigiadas; o que realmente importa é manter a fé firme e a determinação incansável”, disse.
A diamentense é advogada e já atuou como assessora jurídica de procuradoria municipal e estagiou no Ministério Público do Estado da Paraíba. Para ela, essa nova conquista demonstra que a educação é o caminho, e que é necessário sempre manter a persistência.
“Essa notícia aqueceu o coração, pois ela é um verdadeiro exemplo de como a educação é um tesouro que sempre vale a pena buscar, e demonstra que seguir nossos sonhos nos leva a lugares incríveis”, afirmou.
A jovem espera influenciar outras pessoas que também vêm de instituições públicas e que têm o mesmo objetivo que ela. “Que possa servir de motivação para tanta gente que vive no mesmo contexto que eu”, disse.
Trajetória acadêmica
A jovem sertaneja ingressou na faculdade de Direito por meio de bolsa do Prouni e concluiu o curso no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) em 2019. Ainda no 9° semestre, ela foi aprovada no exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); terminou o mestrado em gestão pública e cooperação internacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em julho de 2023.
Nesse tempo, ela analisou tema das contratações públicas de inovação nos estados brasileiros; e tornou-se pesquisadora associada no Laboratório de Inovação em Contratos Públicos e Governo da UFPB.