sábado, 30 de setembro de 2023

PIRANHENSE MORRE EM ACIDENTE APÓS PROVAVELMENTE PERDER O CONTROLE DA MOTO PRÓXIMO A CIDADE DE SERRA GRANDE

 


O popular conhecido como Antônio de Dande morreu após provavelmente perder o controle de uma motocicleta que era pilotada por ele na PB-382, estrada que liga a cidade de Serra Grande a São José de Piranhas.

- PUBLICIDADE -

Segundo informações, o acidente aconteceu no Sítio Nicó. O SAMU foi acionado, mas ao chegar ao local  constatou que a vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local. Antônio de Dande era um homem de muitos amigos.

O local foi isolado pela polícia até a chegada de uma viatura do NUMOL para a remoção do corpo.

Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu. As investigações seguem até o esclarecimento do caso.

Radar Sertanejo

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

ADOLESCENTE DE 16 ANOS MORRE APÓS COLIDIR CARRO COM POSTE NO SERTÃO DA PARAÍBA

 


Um grave acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira (29) no Sertão paraibano. O adolescente de 16 anos estava dirigindo um veículo Fiat Uno pelas ruas do município de Princesa Isabel quando perdeu o controle do carro e colidiu com um poste. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o delegado Gutemberg Cabral, o jovem veio a óbito e parte da cidade chegou a ficar sem energia. “Abrimos um inquérito para apurar as reponsabilidades dos pais ou de quem partiu permitiu (ele dirigir)”, detalhou o delegado. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só é possível ter a habilitação para dirigir pessoas com 18 anos ou mais.

Segundo apurou a reportagem, o jovem era conhecido como ‘Kaique Emanuel’. Ele era aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no distrito de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba, em Pernambuco. Em nota publicada nas redes sociais, a escola lamentou o episódio, se solidarizou com a família e suspendeu as aulas no turno da tarde (ensino médio).

Veja nota: 

ClickPB

CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO POR FAMILIARES COM MARCA DE BALA EM AGUIAR , NO SERTÃO DA PB

 

O corpo de um homem foi encontrado nessa quinta-feira (28) na zona rural do município de Aguiar. A vítima apresentava marcas de perfuração a bala e foi localizada no Sítio Timbaúba.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a Polícia, a vítima foi identificada como Cícero Batista da Silva e a informação do achado do corpo chegou aos policiais através de familiares.

O local foi isolado até a chegada de peritos da Polícia Civil e a remoção do corpo pelo Numol – Núcleo de Medicina e Odontologia Legal, para a realização de necropsia.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Radar Sertanejo

SAIBA COMO VOTAR NA ELEIÇÃO PARA CONSELHOS TUTELARES NO DOMINGO

 


Eleitores de todos os municípios paraibanos e do Brasil podem ir às urnas, neste domingo, dia 1º de outubro, para escolher seus representantes nos conselhos tutelares de cada cidade. Ao todo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), serão escolhidos 30,5 mil conselheiros entre os candidatos para os postos.

- PUBLICIDADE -

Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais.

Os locais de votação para conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. As consultas sobre o local de votação e os candidatos podem ser feitas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade. Os eleitores também podem procurar diretamente a prefeitura de seu município para obter essas informações.

Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base na Lei Federal nº 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.

Cada Conselho Tutelar é formado por cinco membros escolhidos pela população local, que atuam de forma colegiada, de acordo com as atribuições estabelecidas, principalmente, no Artigo 136 do ECA.

Diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é facultativa, o que faz com que, historicamente, esses pleitos tenham um baixo comparecimento de eleitores.

Esta semana, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, expediu ofício recomendando que todos municípios disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares. A recomendação solicita também que o serviço seja mantido em níveis normais, assim como dos dias de semana, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores, na data do pleito.

Uma novidade destas eleições de conselheiros tutelares é que, pela primeira vez, serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos serão emprestados pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs).

Segundo a legislação, os conselhos tutelares são considerados órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, e encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes por parte da família, da sociedade em geral e, principalmente, do poder público, notadamente em âmbito municipal, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Agência Brasil

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

CANTORA DE DIAMANTE PARTICIPARÁ DE DVD ESPECIAL DO BONDE DO BRASIL

 


Gravação do álbum acontecerá em Juazeiro do Norte, Ceará.

Rallyne Sousa (Foto: Reprodução/Instagram) 

A cantora de Rallyne Sousa, de Diamante (PB), é uma das atrações confirmadas no DVD especial da banda Bonde do Brasil. A participação foi anunciada pelo grupo de forró e pela diamantense nas redes sociais.

“Estou muito feliz por ter recebido o convite. Tenho o maior carinho e amor por essa banda que passei cinco anos [travbalhando como cantora]”, publicou Rallyne.

A gravação do álbum, intitulado “Baú 12 Anos”, será realizada no dia 7 de outubro, sábado, em Juazeiro do Norte (CE).

Diamante Online

NA PB BEBÊ TEM CABEÇA DECEPADA DURANTE PARTO , E JUSTIÇA CONDENA MUNICÍPIO A IDENIZAR OS PAIS

 


Caso aconteceu em 2009, e cesárea precisou ser feita para remover a cabeça do bebê.

A Justiça da Paraíba condenou o município de Campina Grande a indenizar um casal em R$ 200 mil, por danos morais, após o bebê que eles esperavam morrer durante o parto realizado na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em 2009. O bebê teria nascido de forma invertida e teve a cabeça decepada após o médico responsável prosseguir com o parto normal, ao invés de realizar a cesárea, método adequado para casos deste tipo. Ainda cabe recurso da decisão, publicada na quarta-feira (27).

Conforme consta no processo, no dia 6 de dezembro de 2009 a mulher foi encaminhada pelo hospital municipal de Taperoá para o Isea, em Campina Grande, após ser constatado que o bebê estava em posição invertida para o parto, com a orientação de realização para parto cesáreo. Ao chegar no Isea, ela foi orientada a voltar para casa, uma vez que ainda não estava em trabalho de parto. Seis dias depois, em 12 de dezembro, ela procurou novamente o Isea, onde mais uma vez foi orientada a voltar para casa. Ela retornou para a maternidade no dia seguinte, quando deu entrada na unidade com fortes dores.

Ainda segundo a sentença, ao chegar na unidade, o médico plantonista deu início ao trabalho de parto normal, mesmo com o bebê estando na posição invertida. Por causa disso, o parto acabou sendo forçado e o bebê teve a cabeça decepada. A cabeça não foi expulsa durante o parto e foi necessária a realização de uma cesárea para a retirada da cabeça do útero da mulher.

Conforme o juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha, da Terceira Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, os pais do bebê alegaram que o médico não informou a causa da morte, e que o pai só soube que a criança foi degolada quando foi pegar o corpo para o enterro.

“Comprovou-se nos autos que o médico responsável pelo parto foi absolvido na esfera administrativa, não havendo, também, processo criminal instaurado em seu desfavor. Mas resta evidente o erro de avaliação e desprezo pela vida humana desde o primeiro momento em que a paciente chegou no ISEA”, diz o juiz nos autos.
Na defesa, o município de Campina Grande alegou que a mulher estava em trabalho de parto expulsivo, com os membros inferiores do bebê já aparecendo, e que houve complicações no momento da saída da cabeça, que ficou retida no ventre, além da compressão do cordão umbilical, que causou hipóxia cerebral e parada cardíaca. A defesa também negou que houve negligência médica.

Segundo o juiz, houve clara negligência no atendimento da gestante, evidenciada na ausência de internação e recusa em se proceder o parto cesáreo no momento oportuno, que teria sido o primeiro dia em que a mãe foi encaminhada para a unidade.

"Analisando todas as circunstâncias descritas, entendo que a pretensão exordial deve ser acolhida, porquanto é inegável que a morte de um filho nessas condições de negligência no atendimento e se sabendo que a criança poderia ter sido salva com a simples mudança do atendimento de forçar a gestante a ter o parto normal, com a realização de uma cesariana, é causa plenamente caracterizadora de danos morais, sem falar na dramaticidade que o caso denota, tendo como vítima fatal o bebê dos autores", ressaltou o juiz.

g1

POLÍCIA TENTA IDENTIFICAR RESPONSÁVEL POR DESENCORAJAR VÍTIMA DE FEMINICÍDIO EM DELEGACIA

 


As investigações seguem também para identificar como Betinho Barros conseguiu a arma do crime.

Rayssa Kathylle de Sá Silva, de 19 anos, foi vítima de feminicídio na início da noite desta quinta-feira (21) — Foto: Reprodução: Arquivo pessoal

A Polícia Civil da Paraíba está investigando supostas irregularidades envolvendo um servidor que desencorajou Rayssa de Sá, vítima de feminicídio na quinta-feira (21) em Belém, no Agreste paraibano, a procurar ajuda policial para resgatar roupas e documentos que ainda estavam na casa do seu ex-marido, Betinho Barros, de 38 anos.

Em áudios enviados para a família, a estudante Rayssa de Sá, de 19 anos, afirma que um escrivão da Polícia Civil recomendou que a vítima procurasse a família do acusado para recuperar seus pertences, com objetivo de não envolver a polícia, porque seu ex-marido seria uma pessoa pública. Betinho Barros era secretário de comunicação de Belém e ex-vereador do município. Ele matou a tiros a estudante e depois tirou sua própria vida.

“Mãe, olha, já saí da delegacia, agora eu vou lá para a Defensoria Pública. Peguei minha identidade agora, porque Pedro ficou me enrolando, me enrolando, puxando assunto, dando conselhos, falando, falando… Ele disse que acha que eu consigo pegar essas minhas coisas de uma forma que não seja judicial, que eu fale com alguém da família dele para buscar, algo assim, se não resolver, aí eu vou com a polícia, mas ele disse para eu tentar resolver assim, porque ele é uma pessoa pública”, disse Rayssa.

Ela identificou “Pedro” como o servidor responsável pelos comentários, mas o g1 não conseguiu confirmar a identidade do homem.

“Por um nome, ela diz um servidor, mas ele não trabalha na delegacia de Belém, por isso estamos investigando para saber qual a situação e qual a cronologia do fato”, afirmou a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte, em entrevista à TV Cabo Branco.

Cassandra classifica as supostas irregularidades do caso como uma “situação grave” e afirma que o áudio mostra o que aconteceu, mas afirma que a Polícia Civil cumpriu uma série de providências, desde o registro do boletim de ocorrência até a representação de medidas protetivas.

A delegada-adjunta afirmou que as investigações seguem para identificar como Betinho Barros conseguiu a arma do crime, se teve algum apoio e por qual motivo a vítima estava sozinha no município. Cassandra também anunciou que foi designada uma delegada titular de homicídios de João Pessoa para apurar toda a extensão do feminicídio e suicídio.

“É importante dizer que toda rede de proteção à mulher está à disposição para qualquer mulher que sofre violência”, destacou a delegada-adjunta.

Acusado prometia acabar com as agressões, mas nada mudou

Betinho Barros ameaçou matar Rayssa de Sá por mensagem de texto antes do feminicídio — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Remysson de Sá, irmão de Rayssa, explicou que a relação do casal começou tranquila, mas com o tempo foi evoluindo para agressões verbais até começarem as agressões físicas. A vítima decidiu pedir o divórcio e voltar para a casa dos familiares após uma agressão que a deixou inconsciente.

A mãe de Rayssa, Denúbia de Sá, disse que a estudante fez várias tentativas para acabar o relacionamento com Betinho de Barros, mas ele ameaçava tirar sua própria vida e prometia que iria acabar com as agressões.

Betinho Barros, secretário de Comunicação de Belém, na PB, mata esposa e depois tira a própria vida — Foto: Reprodução/Instagram

“Ele fazia promessas, dizia que ia mudar, que (as agressões) não iam se repetir, mas foi ficando cada vez mais intenso”, afirmou a mãe.

Rayssa cursava Direito na Universidade Estadual da Paraíba, no campus de Guarabira. A família da estudante acompanhava a vítima até ao local e nunca deixava ela sozinha em casa. Segundo a mãe de Rayssa, as ameaças se estendiam para dentro da instituição

“Quando ela começou a estudar, ele começou a dizer que ia para a faculdade ficar de olho nela, qualquer coisa matava ela lá”, relembrou a mãe.

Acusado de matar Rayssa de Sá debocha quando vítima afirma que vai pedir medida protetiva — Foto: Reprodução: TV Cabo Branco

Medida protetiva foi expedida uma semana antes do crime

A vítima denunciou e pediu medidas protetivas contra Betinho Barros no dia 13 de setembro, na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Guarabira. A vítima recebeu ligações e mensagens com ameaças até mesmo durante o registro da denúncia.

A medida protetiva de urgência solicitada por Rayssa foi atendida no dia seguinte, dia 14 de setembro. O juiz determinou o afastamento do acusado do lar ou local de convivência da vítima, proibindo que ele se aproximasse da vítima e estabeleceu um limite mínimo de 200 metros. Betinho Barros também foi proibido de manter contato com a vítima por meio de ligações telefônicas e envio de mensagens por celular (SMS), e-mail e outras.

Segundo a secretária da mulher, Lídia Moura, a medida protetiva é eficaz e salva vidas. “Alguns agressores, quando os juízes e juízas determinam, eles se afastam, outros não. Para isso nós temos alguns programas que vão fazer o acompanhamento dessas mulheres”, explica a secretária. Um dos programas de monitoramento é a Patrulha Maria da Penha, que faz rotas de monitoramento e realiza visitas ao local onde a vítima está.

No caso de Rayssa de Sá, a secretária afirma que respeitou a “autonomia da mulher”. A vítima teria conhecido a Patrulha Maria da Penha, mas não assinou a documentação necessária para ser inserida no programa.

A secretária também destaca que após o descumprimento da medida protetiva, até mesmo por WhatsApp, é importante que a vítima procure a polícia, porque o descumprimento resulta em prisão.

“É importante destacar que essa pessoa tem vários descumprimento. Ele descumpriu a medida protetiva, era uma autoridade do município e tinha o dever de combater a violência, então tem mais um erro aí. É uma pessoa que ameaçou e foi ao extremo, que retirou a vida de uma mulher”, afirmou a secretária.

g1

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

INMET ALERTA PARA ONDA DE CALOR DE 36º EM MUNICÍPIOS DO VALE DO PIANCÓ

 


A previsão é que as temperaturas fiquem até 5 graus acima da média.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (26), um alerta laranja de perigo de onda de calor para os 18 municípios da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano. O aviso é vale até a as 18h da próxima sexta-feira (29).

A previsão do Inmet é que as temperaturas fiquem até 5 graus acima da média para o período. Para hoje e os próximos dias, os termômetros devem marcar máxima de 36 graus e mínima de 23°.

Recomendações

∙ Beba bastante líquido.

∙ Atividades físicas não são recomendadas.

∙ Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

∙ Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

∙  Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira os municípios em alerta

  1. Aguiar
    2. Boa Ventura
    3. Conceição
    4. Coremas
    5. Curral Velho
    6. Diamante
    7. Ibiara
    8. Igaracy
    9. Itaporanga
    10. Nova Olinda
    11. Olho D Água
    12. Pedra Branca
    13. Piancó
    14. Santa Inês
    15. Santana de Mangueira
    16. Santana dos Garrotes
    17. São José de Caiana
    18. Serra Grande

 

Diamante Online

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...