segunda-feira, 26 de maio de 2025

PARAÍBA RECEBE TÍTULO DE 'AREA LIVRE DE AFTOSA SEM VACINAÇÃO' EM EVENTO INTERNACIONAL

 


Reconhecimento viabiliza exportação do rebanho para novos mercados.

Por Redação

26/05/2025 às 08:29 | Atualizado em 26/05/2025 às 08:29

A Paraíba recebeu o título de “Área Livre de Aftosa sem Vacinação”, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A entrega oficial da certificação ocorre neste domingo (25), em Paris, na França, durante a abertura da 92ª Sessão Geral da OMSA, que segue até a próxima quinta-feira (29).

A conquista permite ao estado comercializar rebanhos bovinos, caprinos e outras espécies dentro e fora do país, ampliando o acesso a mercados internacionais antes restritos. A comitiva brasileira presente ao evento é liderada pelo ministro da Agricultura e da Pecuária, Carlos Fávaro, e conta com a participação do secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap-PB), Joaquim Hugo, e da gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar.

Há dois anos, a Paraíba tinha apenas 52% de cobertura vacinal contra a febre aftosa, a pior marca do país. Após quatro campanhas, o estado superou os 90% exigidos pela OMSA e pelo Ministério da Agricultura, atingindo os critérios para a nova classificação sanitária.

A manutenção do título depende da atualização cadastral obrigatória. O prazo termina no próximo sábado (31). Os produtores que não atualizarem seus dados podem ser multados.

Segundo a portaria 66/2025, há uma condição especial para criadores que estavam adimplentes com a campanha de vacinação de abril de 2024, mas deixaram de atualizar os dados em novembro do ano passado. Eles terão até o dia 31 para regularizar a situação sem penalidades.

Portal T5


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    HOMEM QUE MATOU OUTRO COM TIRO NA TESTA EM CAJAZEIRAS É LOCALIZADO E PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

      Homicídio ocorreu na última sexta-feira (8) e chocou a população de Cajazeiras pela frieza do autor. Por  Milton Jr. 11/08/2025 às 21:25 |...