A paraibana Jéssica da Silva, 30, foi confirmada como uma das 15 finalistas da seletiva dos Emirados Árabes Unidos para o Miss Universo 2025. Ela é a segunda brasileira a garantir vaga na disputa, já que ao seu lado está a paranaense Angela Poncio, 29, que também teve sua participação confirmada. Será a primeira vez que duas brasileiras competem juntas pelo título do país árabe.
“Eu sempre vou honrar o Brasil como a terra que me deu a vida. Mas foram os Emirados que moldaram a mulher que eu sou hoje — meus sonhos, minha educação, minhas oportunidades. É por isso que gosto de me chamar de filha dos Emirados”, diz Jessica em entrevista à coluna. Ela é natural de João Pessoa, casada e mãe de uma menina pequena.
De acordo com esta
reportagem da Folha de São Paulo, Jessica é arquiteta especializada em sustentabilidade e pós-graduada em design de interiores, ela e sua família receberam do governo local em 2021 um visto de residência de longa duração, o Golden Visa. Esse documento é dado a estrangeiros que tenham feito contribuições relevantes para o país —no caso, eles foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido na área de arquitetura e educação.
“Vim para este país apenas com duas malas, fugindo da Covid, e nunca mais fui embora. Aqui encontrei oportunidades, acolhimento e a chance de construir uma nova vida”.
Segundo a miss, que vive em Dubai desde 2020, ela nunca foi julgada pela sua origem brasileira e sente que participar da competição de beleza é uma forma de demonstrar gratidão aos Emirados, ao mesmo tempo em que honra suas raízes brasileiras.
“Os concursos mostram que não importa de onde você vem, o que importa é o que você representa. Afinal, nossa origem não nos limita, pois o que nos define é o nosso compromisso”, analisa ela, que se inscreveu na competição pela internet e está treinando, além de passarela, oratória em árabe e outros idiomas.
“Acho que as brasileiras têm algo especial, talvez seja nossa energia, presença… Mas meu diferencial mesmo é autenticidade, porque eu não apenas falo sobre empoderamento, eu vivo isso”, diz ela, que possui sua própria ONG, a Golden Eagle, que atua com incentivo e acesso à educação.
Jessica é conhecida no mundo dos concursos de beleza por ter vencido, representando os Emirados, a 8ª edição do mundial Miss Global, em junho de 2022. Antes, ela esteve no Miss UAE 2021 (Face of the UAE), no Miss Paraíba em 2018, 2017 e 2016 (finalista nos dois mais recentes e Top 10 no outro) e venceu o adolescente Miss Paraíba Teen em 2015.
“Tenho mais faixas do que consigo contar, somando as dos prêmios especiais”, revela Jessica, que agora no Miss Universe Emirados, por exemplo, já recebeu mais uma pelo trabalho que faz em sua fundação. “Todas as faixas são especiais pois cada uma delas é um lembrete da responsabilidade que carregamos”.
Esta não é a primeira vez que uma brasileira participa de etapas nacionais de outros países ligados ao Miss Universo. Em setembro de 2024, a baiana Glelany Cavalcante venceu o Miss Itália; meses antes, a mato-grossense Rayka Coutinho foi vice no Miss Canadá, mesma colocação da carioca Bárbara Suter no Miss Suíça.
A final do Miss Universe UAE 2025 está prevista para ocorrer ainda em setembro, em Dubai. A vencedora se classificará para o Miss Universo, marcado para novembro na Tailândia, onde quem representará oficialmente o Brasil será a piauiense Maria Gabriela Lacerda, 24.
Com informações do Portal da Capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário