Os municípios de Serra Grande e Igaracy, respectivamente situados na microrregião do Vale do Piancó, realizam a Cooperação Horizontal pela primeira vez. As duas cidades foram às únicas do Nordeste brasileiro a participar deste projeto.
O cronograma de trabalhos segue nesta quinta e sexta-feira (29 e 30). A Cooperação apresenta uma proposta de troca de experiências e oferta de formação direcionada a equipe de atenção e da gestão da Atenção Básica, a partir da avaliação externa do PMAQ, realizada a cada 24 meses por técnicos do Ministério da Saúde.
• Proporcionar a troca de experiências e aprendizagem colaborativa entre equipes e municípios;
• Apoiar equipes a buscar ofertas de formação, qualificação que dialoguem com o seu contexto, considerando a auto avaliação e avaliação externa do PMAQ;
• Proporcionar a qualificação da equipe para ampliação do escopo de praticas e resolutividade na Atenção Básica;
• Fortalecer as diretrizes da atenção básica, a partir da tradução dos eixos de avaliação do PMAQ em ações/atividades praticas a serem compartilhadas entre pares, guiados através de percursos pedagógicos;
• Construir uma rede colaboradora de educação permanente, com ênfase na Cooperação Horizontal.
Durante quatro dias, os profissionais de Igaracy poderão conhecer o trabalho realizado pela equipe de Atenção Básica, as experiências e programas realizados em Serra Grande que poderão ser implantados no município.
Além das oficinas, debates, visitas e acompanhamento dos trabalhos nas Unidades de Saúde, os participantes da Cooperação, ao final, irão elaborar um Relatório da Vivência pelos Municípios e Pactuação de Compromissos a partir da Cooperação Horizontal que será encaminhado ao Ministério relatando a experiência. Objetivo é mostrar qual foi o feito e de que forma os exemplos poderão ser colocados em prática.
Estão participando da Cooperação Horizontal com um articulador local, representante da Gestão, membros das Equipes de Saúde e representante do NASF de ambos os municípios.
Todo este processo de Cooperação Horizontal esta sendo acompanhados através da participação das apoiadoras do Ministério da Saúde e estado.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário