JOVENS MALHAM MOSQUITO DA DENGUE DURANTE EVENTO CULTURAL NA SEXTA -FEIRA DA PAIXÂO , EM DIAMANTE - Serra Grande em Foco

Header Ads

IPTU Patos

JOVENS MALHAM MOSQUITO DA DENGUE DURANTE EVENTO CULTURAL NA SEXTA -FEIRA DA PAIXÂO , EM DIAMANTE


Publicado dia 26/03/2016 às 00h52min
     
  •  
  •  
  •  
A Malhação ao Judas aconteceu as 20h desta sexta-feira (25), na Praça Central

A sexta-feira da paixão é o dia da malhação de Judas em Diamante (PB), tradição em todo país, trazida pelos espanhóis e portugueses para toda a América Latina. Com o passar dos anos, a tradição continua viva na cidade.
Mesmo sem condições financeiras para custear, jovens diamantenses se unem para pedir durante toda a semana, e conseguem realizar o evento com mais de 500 quilos de alimentos. A Malhação ao Judas aconteceu as 20h desta sexta-feira (25), na Praça Central, local que reuniu centenas de pessoas.
“Levamos mais de uma semana para fazer a arrecadação dos alimentos. Dividimos as tarefas para duas equipes, uma encarregada de arrecadar e outra para conseguir montar a estrutura do terreiro. Este ano colocamos o mosquito transmissor da dengue como Judas e todos concordaram. É um evento de pequeno porte, porém é o que conseguimos fazer com a ajuda que recebemos”, afirmou um dos organizadores.
Nos relatos bíblicos, Judas Iscariotes, que integrava o grupo de apóstolos de Jesus, foi o responsável por entregar Cristo aos soldados que o levaram para ser crucificado. Judas indicou Jesus com um beijo no rosto. Pela traição, o apóstolo recebeu 30 moedas de ouro. A passagem bíblica marca um dos maiores casos de traição da história da humanidade e, por isso, faz os cristãos, anos após ano, reviverem a cena.
O jovem Jacildo Procópio, todos os anos ajuda na confecção do boneco. “Esse ano o nosso Judas recebeu o nome de mosquito da dengue”, afirma.
Um aposentado de 76 anos também assistiu a brincadeira. Ele lembrou dos tempos de menino e revelou ao DOL que a tradição foi passada de geração para geração em Diamante. “Meus amigos de infância sempre realizava a malhação do Judas. Era uma festa. Quem subia no poste e pegava o Judas primeiro ganhava até prêmio”, relembrou.
Assista o vídeo: 

Fonte Diamante Online

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
google.com, pub-1915932731349236, DIRECT, f08c47fec0942fa0