PARAIBANO HULK É CAMPEÃO CHINÊS COM SHANGHAI SIPG PELA PRIMEIRA VEZ .....
O time dos brasileiros Hulk, Oscar e Elkeson chegou aos 68 pontos em 29 jogos e não pode mais ser alcançado pelo Guangzhou Evergrande.
O Campeonato Chinês tem novo dono. Nesta quarta-feira, o Shanghai SIPG venceu em casa o Beijing Renhe por 2 a 1 e garantiu pela primeira vez o título nacional, com uma rodada de antecipação. O time dos brasileiros Hulk, Oscar e Elkeson chegou aos 68 pontos em 29 jogos e não pode mais ser alcançado pelo Guangzhou Evergrande. O time de Paulinho, Anderson Talisca, Alan e Ricardo Goulart parou nos 60 ao perder para o Chongqing Dangdai Lifan por 2 a 0, gols de Fernandinho, ex-Flamengo, Grêmio e São Paulo, e Sebá, ex-Cruzeiro.
Para mim, esse título tem um gosto ainda mais especial. Eu me tornei tetracampeão chinês e o único jogador a ganhar por dois clubes diferentes - disse Elkeson, lembrando seus outros três títulos chineses pelo Guangzhou Evergrande, em 2013, 2014 e 2015.
O meia uzbeque Akhmedov abriu o placar para o Shanghai SIPG aos 20 minutos de jogo. No segundo tempo, Wu Lei ampliou aos dois, chegando ao seu 27º na liderança da artilharia. Aos 20, o senegalês Makhete Diop descontou para o Bijing Renhe. Oscar e Elkeson foram titulares. Capitão da equipe, Hulk não pôde jogar por ter sentido uma lesão no treino da véspera.
A conquista do time treinado pelo português Vítor Pereira interrompeu a sequência do heptacampeão Evergrande. Vice na temporada passada e em 2015, o Shanghai foi fundado em 2005, ganhou a terceira divisão em 2007 e a segunda em 2012. Há dois anos, tirou Elkeson do Guangzhou e contratou Hulk ao Zenit, da Rússia. No fim de 2016, levou Oscar do Chelsea.
Não foram só esses brasileiros que deixaram suas marcas nesta quarta. Hernanes, ex-São Paulo, fez seu quarto gol na 13ª partida que disputou desde sua volta à China. Foi na derrota do Hebei Fortune por 2 a 1 para o Guangzhou R&F.
Outro ex-tricolor que balançou a rede foi Pato, pela 15ª vez no Chinês, no empate do Tianjing Quanjian com o Changchun Yatai por 2 a 2. Entre os brasileiros, ele só tem menos gol do que os 17 de Diego Tardelli, do Shandong Luneng, e os 16 de Alan Kardec, do Chongqing Lifan - Anderson Talisca também soma 15.
Teve jogo com gol brasileiro de um lado e do outro. Justamente os que decidiram a partida. Alex Teixeira, ex-Vasco, empatou no fim do primeiro tempo para o Jiangsu Suning diante do Shandong Luneng em 2 a 2. Mas, no início da etapa complementar, o zagueiro Gil, ex-Corinthians, garantiu a vitória de sua equipe.