terça-feira, 31 de agosto de 2021

VARIANTE DELTA JÁ CIRCULA NA PARAÍBA DESDE JULHO , APONTA RELATÓRIO ...

 


Secretário da Saúde alerta que o momento é manter o distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

Um relatório da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) com o resultado das amostras enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) detectaram a presença da variante Delta na Paraíba. Essas amostras, de acordo com o secretário Geraldo Medeiros, são referentes ao mês de julho, conforme informações divulgadas nesta terça-feira (31).

Das 27 amostras que passaram pelo protocolo de inferência (Naveca), 25 confirmaram o diagnóstico para variante Delta, sendo que dessas 22 amostras com variante Delta e mais 3 mutações da variante Delta. De acordo com o secretário, o momento é manter o distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. 

"Os mesmos meios de proteção que nós havíamos aconselhado. A atitude de prudência e cautela, manter os mesmos meios de proteção e monitoramento do incremento de casos que possam ocorrer com a circulação da variante Delta. O que nós esperamos é que não haja um incremento proporcional de hospitalizações e óbitos.", frisou.

Ao ClickPB, o secretário comentou que algumas das amostras enviadas à Ficoruz são do mês de julho , o que significa que desde o mês citado, a variante Delta circula na Paraíba.

Assessoria

JUIZ LANÇA "PROJETO CYBERBULLYNG" NA REGIÃO DE ITAPORANGA ..

 


Ideia surgiu pela quantidade de processos da sua vara, envolvendo adolescentes que têm como foco a questão da Internet.

O juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, deu início ao Projeto Cyberbullying na comarca de Itaporanga e municípios vizinhos, reunindo educadores da região, daquela comarca onde ele é titular da 2ª Vara de Itaporanga, com competência em Infância e Juventude. A iniciativa dessa ação, envolvendo diretores e os professores, vai abranger não só a comarca de Itaporanga, mas os sete municípios agregados.

Segundo o magistrado, a ideia surgiu pela quantidade de processos da sua vara, envolvendo adolescentes que têm como foco a questão da Internet. “Sabemos que a Rede Mundial de Computadores é um fator preponderante diante dos alunos e o cyberbullying está bem presente, principalmente, nessa prática de zombar um do outro, de perturbar. Daí veio a necessidade de juntamente com os professores dar início a essa ação”.

Para ele, o fato de as aulas continuarem online na maioria das escolas públicas ainda por conta da pandemia e as escolas particulares estarem voltando no sistema híbrido, a solução encontrada foi: “trabalhar com os professores e adentrar no universo dos jovens por meio das escolas, que são um canal importantíssimo de chegar ao nosso público, já que a rede social é complicada para se falar de um assunto tão sério como cyberbullying. Então, encontramos o melhor canal, para chegar a esse público”, pontuou.

O primeiro encontro aconteceu esta semana com os diretores das escolas, quando foi projetada uma seleção dos professores, que trabalham nessa faixa etária - os adolescentes, entre 16 e 20 anos. “Com os trabalhos iniciais já estamos capacitando os professores para que possamos introduzir o tema cyberbullying. Vamos iniciar com palestras, tirando dúvidas e que o professor possa desenvolver bem essa questão. Estamos irmanados, a justiça com o pessoal da educação, para tratarmos desse assunto”.

De acordo com o juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, a presença de uma autoridade, um magistrado, influencia muito na capacidade do aluno para resolver tais problemas. “Um adolescente vendo a palavra dada por um juiz e mostrando as consequências dos atos dele, com certeza vai firmar nessa pessoa um pensamento, para que os jovens retornem e melhorem seus comportamentos nas redes sociais, principalmente com cyberbullying. Como disse a cantora Walkiria Santos, (que perdeu um filho recentemente por conta do cyberbullying), a Internet está doente, cheia de ódio e preconceito. E tudo gera coisas ruins, que afetam o psicológico, como aconteceu com o filho da cantora, que cometeu suicídio”, adiantou o magistrado.

O juiz lembrou ainda que os professores ficaram muito empolgados com o projeto, pois eles não tinham como enfrentar a situação, por não haver uma didática para conduzir o tema. “A pandemia jogou todo mundo nas redes sociais, e essa forma agressiva que vem das redes, no campo da sexualidade, é vista com muito preconceito e agressividade, e também veio para as escolas”.

“Os professores relataram que não estavam sabendo lidar com a situação e precisavam de uma orientação. Depois do que aconteceu a Lucas Santos, filho da cantora Walkiria, eles perceberam que a questão poderia ser muito pior. Então, juntos vamos desenvolver o tema com mais credibilidade”, alertou.

Há também a possibilidade de o Projeto Cyberbullying chegar a outros segmentos da sociedade. Essa é a intenção do juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto. “A princípio, estamos levando o debate para a escola, o local de formação e aprendizagem. Estamos lançando a semente nas escolas. Algumas escolas integrais nos informaram que têm na carga horária esse objetivo de formação de alunos para se tornarem cidadãos mais conscientes”.

“Por trás de um teclado muita gente não está preparada para esse ambiente de grande perniciosidade. Tudo vem lá de trás com a pornografia, o vazamento de fotos e muitos pedófilos tentando chegar às crianças e adolescentes e agora estamos diante do cyberbullying, mas vamos vencer”, concluiu.

Projeto Alimentando Pets

O juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto é autor de outro projeto criado em 2119 ‘Alimentando os Pets’, desenvolvido com sucesso em Itaporanga. Cães de rua são vacinados contra a raiva, numa ação realizada com o apoio do Centro de Zoonoses do Município e de capturadoras da Prefeitura Municipal de Itaporanga, além da realização de testes para diagnóstico do calazar.

Também aconteceu a castração dos animais que integram o projeto. Tudo começou com a alimentação e está em andamento para despertar nas pessoas a vontade de elas mesmas criarem organizações e fundações para proteger os animais de rua.

“O Projeto dos Pets tem se expandido, tem sido replicado, as pessoas têm copiado os coletores. Despertamos nas pessoas o cuidado pelos animais. Já estamos planejando levar esse projeto para Piancó, entrando em contato com os movimentos sociais daquela comarca”, fecha.

Assessoria

LEI LUCAS SANTOS : GOVERNADOR SANSIONA PROGRAMA DE COMBATE AO CYBERBULLYNG ...

 


Lei entrou em vigor nesta terça-feira (31).

O governador João Azevêdo sancionou a lei 12.031, que institui o programa estadual de combate ao cyberbullying. A lei, de autoria do deputado estadual Adriano Galdino, ficou conhecida como Lei Lucas Santos e entrou em vigor nesta terça-feira (31), a partir de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

O programa prevê ações educativas direcionadas aos estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual e privada para orientá-los como agir diante dos maus tratos cybernéticos. A lei ainda assegura às vítimas de cyberbullying acesso prioritário aos serviços públicos de assistência médica, social, psicológica e jurídica, que poderão ser oferecidos por meio de parcerias e convênios.

O cyberbullying é a prática reiterada e habitual de atos violência de modo intencional, exercida por indivíduo ou grupo de indivíduos contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir, causar dor ou sofrimento, angústia ou humilhação à vítima, efetivada por meio da internet.

No caso de registro de comentários ou qualquer outro meio de cyberbullying no site ou redes socias das escolas, a instituição possui o dever de registrar, promover a retirada das ofensas das páginas e comunicar imediatamente aos órgãos públicos para as providências cabíveis.

A lei foi proposta após o caso do suicídio do filho da cantora Walkyria Santos, que sofreu bullyng nas redes sociais, por um vídeo postado em que brincava com um amigo.

MaisPB

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

IBGE : CONFIRA A ESTIMATIVA POPULACIONAL DE CADA CIDADE DO VALE PARA 2021 ...

 


Região teve baixa e aumento de habitantes. Itaporanga segue sendo a maior, e Curral Velho a menor.

Centro de Itaporanga— Foto: Tadeu Gomes

O Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas das populações residentes nos 223 municípios paraibanos. Em 1º de julho de 2021, o número de residentes no estado chegou a 4.059.905.

Na região do Vale do Piancó, Sertão, houve significativos acréscimos em relação ao censo anterior. Itaporanga continua sendo a cidade de maior número habitacional, e aumentou mais 132, dando um total de 24.960 habitantes. Conceição aparece em seguida com 19.030 (+23); e Piancó em terceira colocação, com 16.147 (+36).

A cidade com menor número de residentes segue sendo Curral Velho, com 2.508 (redução de -4); seguida por Serra Grande, com 2.921(aumento de +5); e Santa Inês, com 3.591 (-2).

Vários municípios tiveram baixas, como é o caso de Diamante. Em 2020 tinha 6.528; agora tem 6.506, uma diminuição de 22 pessoas.

Confira a estimativa de cada localidade

1 - Itaporanga: 24.960

2 - Conceição: 19.030

3 - Piancó: 16.147

4 - Coremas: 15.438

5 - Santana dos Garrotes: 6.942

6 - Diamante: 6.506

7 - Olho Dágua: 6.399

8 - São José de Caiana: 6.394

9 - Igaracy: 6.092

10 - Nova Olinda: 5.892

11 Ibiara: 5.877

12 - Aguiar: 5.622

13 - Boa Ventura: 5.248

14 - Santana de Mangueira: 5.098

15 - Pedra Branca: 3.802

16 - Santa Inês: 3.591

17 - Serra Grande: 2.921

18 - Curral Velho: 2.508

Diamante Online

Por emergência da variante Delta, novo decreto estadual deve manter restrições, diz secretário ...

 O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, comentou em entrevista nesta segunda-feira (30), que o novo decreto estadual, previsto para sair nos próximos dias, não deve trazer mais flexibilizações, devido a chegada iminente da variante Delta do coronavírus à Paraíba. “Consequentemente temos a possibilidade de ter um incremento de novos casos e, por isso, deverão ser mantidas as restrições”, afirmou em entrevista a uma emissora de TV da Capital.

Medeiros também destacou que é preocupante a situação de Campina Grande, na qual, no fim de semana, foram observadas muitas infrações de desobediência aos protocolos em bares e restaurantes, assim como festas com 300 pessoas, sem obediência a esses mesmos protocolos.

De acordo com o secretário, amostras suspeitas já foram enviadas para a Fiocruz. “Esperamos que na próxima semana já cheguem os resultados e aí teremos a certeza, mas a tendência é que todos os estados apresentem a variante Delta. Ceará e Pernambuco já têm e na Paraíba não será diferente”, lamenta.

Passaporte sanitário

Adotado em vários estados do Brasil como condicionante para entrar em eventos e estabelecimentos, o passaporte sanitário não é uma medida prevista ainda pela Paraíba. De acordo com o secretário, “o momento ainda não é esse”. Para o gestor, todas as atenções devem se voltar para a variante Delta que já está em transmissão comunitária na maioria dos estados. “Haverá um incremento de casos novos, como tem acontecido em outros países, e a necessidade de manter cuidados. Mega eventos como o réveillon e carnaval não devem ser analisados neste momento”, ressalta.

Vacina

O secretário ainda lembrou que as vacinas oferecem proteção contra a Delta, mas em menor intensidade e, além disso, obrigatoriamente após a segunda dose. Por isso a importância das pessoas que já tem a primeira dose (D1) se vacinarem com a D2.

Ainda nesta segunda-feira estão previstas a chegada de mais 21 mil doses da Pfizer, por volta das 15h e nesta terça-feira (31), às 1h10, está prevista a chegada de mais 53 mil doses da AstraZeneca, destinada à D2.

  • Portal Paraíba.com.br

PARAÍBA ESTÁ ENTRE OS 20 ESTADOS BRASILEIROS COM TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITES ABAIXO DE 50%

 


Até o momento, foram aplicadas 187 milhões de vacinas contra a covid-19 no país

O Ministério da Saúde informou que, pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, 20 estados brasileiros estão com taxa de ocupação em leitos de covid-19 abaixo de 50%. O dado envolve tanto leitos clínicos como Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O índice de ocupação, segundo o órgão, é considerado normal e é resultado do avanço da vacinação no país.

“Na prática, isso significa que a rede hospitalar desses estados está menos sobrecarregada e registrando menos casos graves ou gravíssimos de covid-19, ou seja, situações que demandam internação e intervenção médico-hospitalar”, diz o ministério em nota.

Os seguintes estados estão com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

Os estados de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão em zona de alerta, com taxas entre 51% e 69%. O Rio de Janeiro está na faixa de emergência, com taxa de 70% a 80%. Segue em zona grave o estado de Roraima, com ocupação entre 80% e 94%.

Não foram divulgados dados a respeito do estado Amapá e do Distrito Federal.

O levantamento foi consolidado pelo Ministério da Saúde a partir das informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

Dados vacinação
Até o momento, foram aplicadas 187 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais 128,4 milhões são de primeira dose. Completaram o esquema vacinal, com segunda dose ou dose única, 59,1 milhões de pessoas. O ministério alerta que é fundamental o retorno aos postos de vacinação para a segunda dose.

“A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave e, principalmente, óbitos em decorrência da doença, contribuindo diretamente para a redução da taxa de ocupação de leitos e controle da pandemia no Brasil”, aponta o órgão em nota.

Fonte83

PARAÍBA RECEBE MAIS DE 53 MIL NOVAS DOSES DE VACINA CONTRA COVID -19 NESTA SEGUNDA E TERÇA -FEIRA ...

 


A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde

A Paraíba recebe 53.560 mil novas doses de vacina contra Covid-19, nesta segunda (30) e terça-feira (31). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde e que o ClickPB, teve acesso.

A previsão é de chegada de 21.060 doses da Pfizer às 15h no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, nesta segunda-feira (30). Ainda segundo a Secretaria, 32,5 mil doses da AstraZeneca devem chegar às 01h10 da terça-feira (31).

Neste domingo (29), foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 3.361.163 doses. Até o momento, 2.402.145 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 959.018 completaram os esquemas vacinais onde 896.676 tomaram as duas doses e 62.342 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 3.899.890 doses de vacina aos municípios

ClickPB

domingo, 29 de agosto de 2021

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESCOBERTO NO SERTÃO DA PB PODE SER O MAIOR DO SERTÃO..

 


Figuras rupestres estão espalhadas por vários quilômetros de área.

Foi descoberto no município de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, aquele que pode ser o maior complexo de sítios arqueológicos do estado. A descoberta é de uma equipe de professores do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que visitou o local na semana passada e ficou impressionada com o que viu.

São vários quilômetros que ainda precisarão ser mapeados, num trabalho que deve durar vários anos. Mas a primeira impressão dos pesquisadores foi extremamente positiva.

“São 4,6 km aproximadamente. Mas acreditamos que a área com gravuras rupestres pode ser ainda maior”, explica Juvandi de Souza, professor e coordenador da pesquisa.

Até então, os sítios arqueológicos de Pedra Branca e São Mamede eram considerados os maiores do estado, mas o professor acha que Catolé do Rocha vai passar as duas outras cidades nessa espécie de ranking.

“A medida que a gente ia avançando, nos deparávamos com uma quantidade cada vez maior de gravuras rupestres. Trata-se de um complexo de incontáveis sítios arqueológicos”, comentou Juvandi, ao r  elembrar da primeira expedição feita ao local.

O próximo passo, agora, é realizar uma segunda visita para mapear o local. Um trabalho lento, mas de importância incrível. “A partir dessas descobertas, nós vamos conseguir reunir mais subsídios para contar a história de nossos antepassados. Principalmente de quem já vivia por aqui antes da chegada dos primeiros colonizadores”, comentou.

Sítio arqueológico localizado numa propriedade privada

A área onde está os sítios arqueológicos é uma propriedade privada. O produtor rural Edmundo Suassuna Barreto, por exemplo, diz que convive com as gravuras rupestres, sem no entanto ter consciência da importância daquilo tudo.

Ainda assim, Edmundo diz que o pai dele, dono original das terras, já falava sobre isso. “Ele dizia que foi um povo que existiu, passou por aqui e viveu. Mas não sabíamos se era verdade”.

Já Eriene de Sousa Suassuna fala da importância de preservar a área. Garantir uma proteção. Ao mesmo tempo, ela defende a abertura do local para visitação. “Catolé do Rocha tem agora um motivo especial para atrair turistas à nossa região”.

G1 PB

sábado, 28 de agosto de 2021

PUBLICADA LEI QUE PREVÊ PERDÃO DE IPVA E TAXAS DE MOTOS EM ATRASO NA PB

 


O projeto da lei foi de autoria do Governo da Paraíba e recebeu aprovação por unanimidade

Após ser sancionada pelos governador da Paraíba, João Azevêdo, a lei que prevê a remissão dos débitos dos emplacamentos de motos de até 162 cilindradas dos últimos cinco anos (2016 a 2020), foi publicada no Diário Oficial, neste sábado (28). Serão beneficiadas 284 mil pessoas que estão com débitos perante o Estado. O projeto da lei foi de autoria do Governo da Paraíba e recebeu aprovação por unanimidade da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), durante sessão de terça-feira (24).

O perdão inclui os débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é da responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), e as taxas de bombeiros, de licenciamento, de depósito, caso a moto esteja apreendida em prédio público do Estado, que é de competência do Detran-PB.

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, informou que o Projeto de Lei 3.101/2021 aprovado precisa apenas de sua publicação no Diário Oficial do Estado para entrar em vigor. “Acredito que nos próximos dias o projeto será publicado no Diário Oficial do Estado e entrará em vigor, pois tem amplo alcance social no Estado. A moto, principalmente no interior do Estado, é o principal meio de locomoção e, geralmente, o único veículo da família”, frisou.

Para ter direito à remissão dos cinco anos do IPVA atrasado da moto com até 162 cilindradas (CC), o proprietário vai precisar apenas pagar o emplacamento de 2021, que poderá ser parcelado ainda em até três vezes ou com desconto na opção à vista. “Estenderemos o prazo final para pagamento à vista ou a primeira parcela até o dia 31 de outubro. A ideia é garantir um prazo mais estendido para que as pessoas tenham tempo de se organizar”, revelou o secretário Marialvo.

Portalt5

NÚMERO DE CIDADES DA PB QUE DESTINAM LIXO CORRETAMENTE SOBE 457% EM TRÊS ANOS

 


Dados foram apresentados pelo MPPB nessa sexta-feira (27), durante reunião virtual.

O número de municípios paraibanos que fazem a destinação correta dos resíduos sólidos aumentou de 28, em 2018, para 156, em 2021, um crescimento de pouco mais de 457%. O percentual de cidades do estado que destinam o lixo corretamente subiu de 12,56% para 69,95%.

Esse aumento é resultado do projeto “Fim dos Lixões”, desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba em parceria com MPF, Sudema, Ibama, Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e IFPB.

“Esse número tende a aumentar já nos próximos dias porque a situação de alguns municípios está em processo de validação”, disse o MPPB.

Os dados foram apresentados nessa sexta-feira (27), durante reunião virtual, com a participação do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e outros convidados.

O projeto consistiu na proposição aos prefeitos de acordo de não persecução penal (ANPP) no qual eles se comprometiam a parar de enviar os resíduos sólidos aos lixòes no prazo de um ano e na assinatura de termo de ajustamento de conduta se comprometendo a recuperar a área degradada.

Assessoria

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...