FIOCRUZ APONTA ALTA NOS CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA POR COVID -19 NA PARAÍBA
Doença corresponde a 47% das infecções respiratórias diagnosticadas nas últimas quatro semanas.
A Paraíba está entre os estados onde foi constatado o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela Covid-19. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta sexta-feira (18) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além da Paraíba, a doença está em ritmo de crescimento em Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo
O boletim destaca ainda que a doença corresponde a 47% das infecções respiratórias diagnosticadas nas últimas quatro semanas, com tendência de alta.
A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde, até o dia 14 de novembro. Para o pesquisador da Fiocruz e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, o cenário reforça a importância de a população atualizar o esquema vacinal contra a doença.
Taxa de transmissão da Covid-19 em alta na Paraíba
A análise feita pela Universidade Federal da Paraíba sobre a taxa de transmissibilidade da Covid-19 está em alta no estado. A Estimação do Número Reprodutivo Efetivo mostra que a cada 100 pessoas diagnosticadas com a doença no território paraibano, 361 são infectadas.