domingo, 31 de dezembro de 2023

CORPO CARBONIZADO É ENCONTRADO NESTE DOMINGO PRÓXIMO AO SÍTIO RIACHO VERDE , EM AGUIAR : NO SERTÃO DA PARAÍBA

 


Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um corpo carbonizado foi encontrado próximo a um campo de futebol, na localidade de Catolé, próximo ao Sítio Riacho Verde, no município de Aguiar, Sertão da paraíba, na manhã deste domingo, dia 31 de dezembro. A vítima foi identificada como sendo o popular conhecido como Marcelo de Cidrão, que trabalhava como mecânico.

Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada depois que populares passaram pelo local e viram a cena.

Ainda não há informações sobre autoria nem motivação do crime.

Peritos da Polícia Civil e uma equipe do Núcleo de Medicina e Odontologia (NUMOL) foram acionados para os trabalhos de praxe no local, para depois remover o corpo para a realização de perícia.

Radar Sertanejo

sábado, 30 de dezembro de 2023

PRIMEIRA -DAMA VAZA VÍDEO INTIMO POR ENGANO , E JÁ FOI ACUADA DE EXTORSÃO POR FILHO DO PREFEITO

 


Ele afirmava ainda que Ingrid tinha uma série de vídeos íntimos com Rui Filho e que ameaçava divulgá-los.

Primeira-dama de Arari postou vídeo íntimo por engano nas redes sociais — Foto: Reprodução/Redes sociais

A primeira-dama de Arari, cidade do interior do Maranhã, Ingrid Andrade, que viralizou após postar por engano um vídeo íntimo em suas redes sociais já foi acusada de extorsão por um dos filho do prefeito Rui Filho. Segundo informações publicadas no portal Hora 1, em 2021, quando o político ainda era casado com a ex-mulher, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, o filho do casal, Waldir Jorge, divulgou um vídeo onde disse que o pai contou para a família que estava sendo vítima de extorsão por Ingrid, com quem tinha um caso extraconjugal.

Na postagem, que não está mais disponível em suas redes e que era intitulada "Carta Aberta ao povo de Arari", Waldir Jorge chamava a agora madrasta de "blogueirinha". Ele afirmava ainda que Ingrid tinha uma série de vídeos íntimos com Rui Filho e que ameaçava divulgá-los caso o prefeito não cedesse à chantagens. À época, o político chegou registrar um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

Primeira-dama

Com menos de 30 anos, Ingrid Andrade soma mais de 310 mil seguidores no Instagram e é influenciadora digital. As postagens acumulam fotos com as filhas recém-nascidas, Lia e Liz, além de fotos com o marido e vídeos compartilhando receitas e dicas para futuras mães. Ela e o prefeito oficializaram a cerimônia em novembro do ano passado, quando Ingrid tinha 28 anos e Rui Filho, 65.

O casamento do casal, feito apenas no civil na residência do casal, em São Luís, foi acompanhada apenas por amigos próximos e familiares. No entanto, não contou com a presença dos quatro filhos mais velhos do prefeito — Waldir Jorge Neto, Rui Neto, Thayanne Evangelista e Rayanne Reis, fruto do primeiro casamento de Rui Filho, com Maura Jorge.

O Globo

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

PARAÍBA REGISTA AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS DE COVID -19 EM DEZEMBRO E MÉDICO FAZ ALERTA

 


Fernando Chagas explica que casos graves são a minoria, mas que números absolutos preocupam.

A Paraíba registrou neste mês de dezembro os maiores índices de infecção por Covid-19 de 2023. Dos 8.325 casos positivos detectados ao longo de todo o ano, 2.337 deles foram detectados até 23 de dezembro, o que corresponde a 28,07% do total. Os dados estão no Boletim Epidemiológico nº 5, que foi produzido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Com relação aos números totais de 2023, o alento é que 95,2% dos casos registrados são considerados leves, de forma que apenas 4,8% são graves. Ainda assim, para o médico infectologista Fernando Chagas, essa boa notícia é apenas relativa. Porque, de acordo com ele, em números absolutos, acaba sendo muitas as pessoas que passam a apresentar problemas.

O médico destaca, afinal, que a porção de casos graves já afetou 396 pessoas da Paraíba em 2023. Um número bem menor do que o registrado na pior época da pandemia e minoritário diante dos números totais, mas que ainda assim é relevante.

"É uma quantidade considerável. E isso demonstra como a Covid-19 ainda é uma doença terrível", comenta Chagas.
Por exemplo, ele explica que só na Paraíba, no mês de dezembro, já foram dez os óbtos registrados. "É uma doença com uma capacidade muito grande de matar as pessoas", prossegue.

Ele destaca a força da vacina no combate à doença e justo por isso destaca os três perfis que vêm sendo alvo dos casos mais graves: idosos, pessoas que optaram por não se vacinar, aquelas que tomaram a última dose há mais de um ano.

Diante desses perfis, inclusive, Fernando Chagas alerta para a necessidade da população não relaxar e ir tomar a dose bivalente de vacina contra a Covid-19. "Existe uma baixa cobertura vacinal das vacinas bivalentes", lamenta.

Para além disso, ele adianta que a vacinação contra a Covid-19 já foi oficialmente incluída no plano nacional de vacinação e que em algum momento de 2024 toda a população brasileira será mais uma vez convocada a se vacinar em massa, mantendo assim uma cobertura sempre renovada de proteção contra o vírus.

O maior ponto de preocupação, ainda de acordo com Fernando Chagas, é que o mês de dezembro não é um período esperado para o aumento de casos, o que acontece normalmente entre maio e julho. E isso acaba por chamar a atenção das autoridades de saúde. "A gente não esperava esse aumento. Porque foi realmente um avanço muito rápido, principalmente no Nordeste".

Outra preocupação constante é com a o surgimento de novas variantes da Covid-19, que podem levar ao aumento dos casos graves, mas também do aumento dos casos leves que, no entanto, sofrem com um prolongamento dos sintomas.

Por fim, e ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico nº 5, a maioria dos casos de Covid-19 em 2023 estão em João Pessoa (27,17%), Campina Grande (9,44%) e Bayeux (7,36%). Ainda assim, Fernando Chagas diz que esses números estão completamente subnotificados. "O número é muito maior. Os testes de farmácia não entram na estatística".

g1

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR ESTIAGEM EM 19 CIDADES DA PARAÍBA

 


O municípios em estado de emergência poderão solicitar recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Ao menos 19 cidades da Paraíba tiveram situação de emergência por conta da estiagem reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. O reconhecimento foi formalizado numa portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26).

Cidades como Patos, no Sertão da Paraíba, e Areia, no Brejo paraibano, estão entre as que tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal.

Com a nova portaria, o total de municípios da Paraíba em situação de emergência devido à estiagem, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), chega a 52.

A medida permite que os municípios listados solicitem recursos federais para atendimento à população afetada pela estiagem. Os recursos são usados, principalmente, na compra de água e no aluguel de caminhões-pipa, além de cestas básicas.

O municípios em estado de emergência poderão solicitar recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados e, após aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado.

Cidades em situação de emergência reconhecida pelo MDR nesta terça (26)

1-Areia

2-Assunção

3-Barra de São Miguel

4-Bom Jesus

5-Congo

6-Coxixola

7-Cubati

8-Jericó

9-Joca Claudino

10-Maturéia

11-Montadas

12-Parari

13-Patos

14-Pedra Lavrada

15-São Bentinho

16-São Bento

17-São José do Sabugi

18-Serra Branca

19-Triunfo

g1

VÍDEO : TEMPORAL COM RAJADAS DE VENTO CAUSA TRANSTORNOS EM ITAPORANGA

 


Ruas ficaram alagadas e houve quedas de árvores.

Uma forte chuva causou transtornos na cidade de Itaporanga (PB) na tarde desta terça-feira (26). Vários pontos ficaram alagados e tiveram registros de quedas de árvores.

Segundo moradores, rajadas de ventos derrubaram tetos e portas de residências e danificaram carros que estavam na rua.

Até o momento, não há informações se houve pessoas feridas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem divulgado vários alertas de chuvas intensas na Paraíba. O mais recente foi nessa segunda-feira (25).

Diamante Online

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

EL NIÑA JÁ TEM DATA PARA ACABAR E AS PREVISÔES DE 2024 INDICAM UMA POSSÍVEL LA NIÑA

 


Anos de La Niña constumam ter grandes volumes de chuvas nas regiões áridas do mundo como a região Nordeste do Brasil.

Mapa de anomalia de temperatura da superfície do mar para o dia 17 de dezembro de 2023. Fonte: Climate Reanalyzer.

El Niño, fase positiva do padrão El Niño Oscilação Sul (ENOS), segue ativo e bem intenso sobre o Oceano Pacífico Tropical. Após 6 meses de contínua intensificação, agora o El Niño está atingindo seu pico de intensidade máxima e muito em breve começará a enfraquecer, com isso, muitos modelos começaram a apostar em quando o El Niño acabará!

O atual evento de El Niño entrará para a história como um dos 5 El Niños mais fortes dos registros! Mesmo assim, isso não significa que ele será um Super Niño!

De acordo com a última atualização da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, em inglês), todas as regiões de monitoramento do El Niño registraram Temperatura da Superfície do Mar (TSM) bem acima da média na última semana, com a região do Niño 4, mais a oeste, registrando anomalia de +1.4°C, a Niño 3.4, região oficial de diagnóstico do ENOS, com anomalia de +2°C, o Niño 3 registrando o maior valor de anomalia, de +2.1°C, e o Niño 1+2, próximo a costa da América do Sul, registrando +1.5°C. O valor de +2°C de anomalia na região do Niño 3.4 classifica o atual evento como um El Niño de intensidade forte.

Evolução das anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) para as diferentes regiões do Niño. Fonte: CPC/NOAA

É interessante destacar que a região de máxima anomalia de TSM foi se alterando ao longo dos meses. A primeira região a se aquecer, em março deste ano, foi a região do Niño 1+2. Essa região se aqueceu rapidamente atingindo valores máximos de +3.5°C entre julho e agosto, enquanto as demais regiões iam se aquecendo gradualmente. A partir de setembro as anomalias do Niño 1+2 começaram a enfraquecer, enquanto as demais regiões continuaram se aquecendo. Isso mostra que a região de máxima anomalia de TSM tem se deslocado para oeste ao longo dos meses, mudando a “aparência” do El Niño.

O fenômeno El Niño é estabelecido oficialmente após o registro de anomalias positivas de TSM iguais ou superiores a +0.5°C na região do Niño 3.4 por, no mínimo, 5 trimestres móveis consecutivos.

As observações indicam agora que o El Niño não se intensificará muito mais, ficando com as anomalias em torno dos +2°C, ou seja, se mantendo na categoria de El Niño forte. Esses valores de anomalia têm se mantido nos últimos dias, inclusive chegaram a mostrar uma leve tendência de diminuição, ainda muito singela. Com isso, esse El Niño não ganhará o título de Super El Niño, mas conseguirá ficar no ranking dos 5 El Niños mais fortes, ficando entre os eventos de 1972/73 (+2.1 °C), 1982/83 (+2.2 °C), 1997/98 (+2.4 °C) e 2015/16 (+2.6 °C), de acordo com a NOAA.

Anomalia de temperatura subsuperficial do Pacífico Tropical para a pentada centrada no dia 14 de dezembro de 2023. Fonte: CPC/NOAA

Ao analisar as temperaturas do oceano nos níveis mais profundos do Pacífico Tropical, notamos que ainda existe uma área mais quente que o normal na porção mais central e leste, até 100 metros de profundidade. Porém, desde o final de novembro, uma bolha de águas mais frias começou a ganhar força na porção oeste do Pacífico Tropical, em níveis mais profundos, e na última semana essa bolha avançou para leste. A tendência é que essa bolha de águas frias se misture com as águas mais quentes na porção central/leste nas próximas semanas, e comece a enfraquecer as anomalias positivas de TSM.

Com isso, as previsões dos modelos já começam a indicar o enfraquecimento do El Niño nos próximos meses, com uma alta probabilidade do evento terminar no mês de abril de 2024!

Olhando outros padrões oceânicos além do El Niño

Como mencionamos em outros textos, existem outros padrões oceânicos importantes que, junto com o El Niño, tem alterado os padrões climáticos em várias partes do planeta. Um deles é a fase positiva do Dipolo do Oceano Índico, que também já alcançou seu pico de intensidade máxima em outubro e agora está se enfraquecendo, podendo retornar a fase neutra no início de 2024. Portanto, não esperamos uma grande influência desse padrão nos meses de verão.

Previsão de anomalia de Temperatura da Superfície do Mar do modelo CFS para o próximo trimestre de janeiro, fevereiro e março de 2024. Fonte: CPC/NOAA

As anomalias muito quentes de TSM que cobrem grande parte do Atlântico Norte tem sido o principal destaque nos últimos meses, sendo responsável inclusive pela temporada de furacões mais ativa que o normal deste ano. Junto com o El Niño, o Atlântico Norte mais quente tem desfavorecido a ocorrência de chuvas na porção norte do Brasil, agravando as condições de seca na Amazônia.

O El Niño começará a perder força nos próximos meses, mas continuará impactando o clima global, junto com o Atlântico Norte, que seguirá muito mais quente que o normal no início de 2024!

As previsões sugerem que essas águas quentes no Atlântico Norte irão se manter no primeiro trimestre de 2024. A porção tropical do Atlântico Sul também estará mais quente que o normal, mas não tão quente quanto a porção norte. Além disso, todo o oceano Índico também deverá se manter mais aquecido que o normal durante os próximos 3 meses.

Com o fim do El Niño, o que podemos esperar? Será que virá outra La Niña?

De acordo com as previsões, as anomalias positivas de TSM que caracterizam o El Niño no Pacífico Tropical continuarão acima da média pelo menos até o trimestre de fevereiro, março e abril de 2024 e a partir daí, se iniciará um enfraquecimento mais intenso da porção leste para oeste, iniciando a transição para a fase neutro do ENOS.

Previsão probabilística do ENOS até o trimestre de julho, agosto e setembro de 2024, feita pela NOAA em dezembro de 2023. Fonte: CPC/NOAA.

As previsões probabilísticas da NOAA apontam para uma maior probabilidade de fase neutra do ENOS no trimestre de abril, maio e junho de 2024. Essa probabilidade de fase neutra diminui nos trimestres seguintes à medida que aumenta a probabilidade de La Niña (44%), ficando quase igual a probabilidade de fase neutra no trimestre de julho, agosto e setembro. Isso significa que há chance de uma La Niña se formar no ano que vem? Ainda é muito cedo para dizer algo, mas a chance existe, afinal, já houve vezes no passado que uma La Niña se formou logo após um El Niño forte.

Meteored

CHINESES DESISTEM DE IVESTIR QUANTIA TRILIONÁRIA EM CIDADE DO INTERIOR DA PB

 


A decisão acontece após a promotora de Justiça de Mamanguape instaurar um procedimento extrajudicial para investigar o caso.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Mataraca

Após sinalizar um investimento colossal de R$ 9 trilhões na construção de um porto de águas profundas e uma cidade futurista para abrigar até 3 milhões de pessoas, em Mataraca no interior da Paraíba, o grupo chinês, representado pela Brasil CRT Construção de Nova Cidade Ltda, confirmou a desistência do aporte financeiro.

A decisão acontece após a promotora de Justiça de Mamanguape instaurar um procedimento extrajudicial para investigar o caso. O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), por sua vez, desmarcou uma reunião agendada com os investidores.

O presidente da consultoria BNBR Brasil, José Orlando, que intermediou o contato entre os chineses e autoridades locais, expressou surpresa com o valor anunciado de R$ 9 trilhões, muito acima dos R$ 150 bilhões inicialmente mencionados.

À Folha de São Paulo, os chineses afirmaram ter notificado a Brasil CRT para cancelar o empreendimento em meio ao crescente tumulto, indicando que podem investir em outro estado do Brasil.

MaisPB com Folha de São Paulo

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

NEYMAR PROCESSA MULHER TRANS QUE ALEGOU TER TIDO RELAÇÕES ÍNTIMAS COM ELE

 


Jogador entrou com a ação por difamação e solicita indenização de R$ 100 mil.

Neymar iniciou um processo por difamação contra a influenciadora trans Sophia Barclay, buscando uma indenização mínima de R$ 100 mil após uma série de entrevistas dela alegando ter tido relações íntimas com o jogador e o surfista Pedro Scooby em uma festa.

Segundo o UOL, os detalhes do caso incluem a recente apresentação da ação por Neymar no Tribunal de Justiça de São Paulo. A queixa-crime visa compensação financeira e destaca entrevistas concedidas por Sophia a pelo menos três veículos, que, segundo os advogados de Neymar, prejudicaram "sua dignidade, imagem e reputação".

Sophia afirmou, em dezembro de 2021, ter tido relações com Neymar e Pedro Scooby, em um quarto, adicionando que Neymar propôs um contrato de confidencialidade para manter o romance em segredo, sob pena de multa. Neymar alega que, à época das declarações, mantinha um relacionamento com Bruna Biancardi.

A petição apresentada por Neymar destaca ainda que houve um pedido anterior para que Sophia prestasse esclarecimentos em outro processo, mas ela não foi intimada. Os advogados do jogador enfatizam que um dos veículos que veiculou a entrevista retirou o conteúdo do ar devido à falta de indícios de veracidade.

Sophia afirmou desconhecer o processo movido por Neymar e pediu desculpas publicamente pelos detalhes íntimos divulgados. Ela alega estar enfrentando ameaças de morte por parte dos fãs de Neymar e destaca as consequências negativas que a situação teve em sua vida pessoal.

"Reconheço meu erro em ter exposto informações intimas dos mesmos, peço desculpas publicamente aos envolvidos ao assunto que foi pautado publicamente."
— Diz Sophia Barclay

A defesa de Neymar argumenta que as afirmações de Sophia ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, ofendendo a honra do jogador ao abordar detalhes de sua vida privada e íntima. Os advogados salientam que as declarações de Sophia tentaram reduzir Neymar a um contexto desonroso, incluindo termos prejudiciais à dignidade do craque. Neymar solicitou segredo de Justiça ao processo e aguarda a aprovação.

Lance!

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...