sexta-feira, 29 de agosto de 2014

RECONHECIMENTO FACIAL EM REDES SOCIAL CHECA AMIGOS E FAZ ROSTO VIRAR DADOS. VEJA !

Reconhecimento facial em rede social checa amigos e faz rosto virar dados

Rodrigo Loureiro
Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL
    Pontos usados no reconhecimento facial. Fonte: Paulo Rodrigues, professor da FEI
    Pontos usados no reconhecimento facial. Fonte: Paulo Rodrigues, professor da FEI
É uma situação comum: você coloca uma fotografia com um grupo de amigos noFacebook. Quando a publica, o site pergunta se deseja marcar as pessoas na imagem. Vai além: a rede social sugere o nome dos seus amigos. "Deseja marcar Fulano na foto?", pergunta. A sugestão, que não é aleatória, tem a ver com umsoftware de reconhecimento facial e acerta que "você é você" em grande parte dos casos.
Programas de reconhecimento facial já estão presentes em diversas redes sociais que trabalham com imagens. De acordo com especialistas entrevistados pelo UOLTecnologia, a técnica utilizada por esses softwares transforma as fotos em dados computacionais, que são analisados e comparados eletronicamente.
Basicamente, o processo de reconhecimento facial é realizado em três etapas. Primeiro, o programa recolhe amostras de imagens da face de todos os amigos da pessoa que postou a foto.
Depois, o software utiliza técnicas de visão computacional para extrair características das fotos e transformá-las em dados. Diversas informações são recolhidas, como posição do rosto, tamanho da ponta do nariz, contraste de cores e brilho facial.
O último passo é comparar as informações da foto postada com outras que o sistema já possui no banco de dados. Entre todos os seus amigos na rede social, o programa procura por fotos de pessoas semelhantes àquela que você acabou de publicar.
Problemas
Reprodução/Facebook
Reconhecimento facial do Facebook também erra
O Facebook acerta boa parte de suas sugestões quando o assunto é reconhecimento facial. Não há, entretanto, 100% de acertos. Diversas características das fotos ou dos fotografados podem complicar a análise do programa.
"Quando há imagens de pessoas com o rosto coberto, o software tem mais dificuldade de comparar", conta Paulo Sérgio Rodrigues, especialista em visão computacional e professor de engenharia elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana). "Óculos, chapéus e até mesmo barba podem confundir o programa. Eles tampam parte do rosto e inserem novas informações."
Ser marcado em fotografias antigas, utilizar fotos de desenho animado e de personagens fictícios também contribuem para as falhas. Para tentar minimizar o problema, é possível "treinar" o software da rede social. Basta que o usuário marque corretamente os amigos nas fotografias postadas. O site terá mais informações para colher e passará a contar com uma base maior de dados comparativos.
DeepFace
Recentemente, o Facebook divulgou que está trabalhando em um software de reconhecimento facial chamado DeepFace, ainda não presente no site. De acordo com a empresa, ele é tão bom quanto o desempenho humano, com um índice de 97,25% de acertos. Isso seria possível porque, entre outras facetas, o DeepFace corrigiria a posição dos rostos e também os mapearia em 3D, para aumentar a precisão.
Isso seria, entretanto, somente o início. De acordo com Ricardo Rodrigues, professor de tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi, o reconhecimento facial pode abrir portas e aumentar a interface entre máquina e humanos. "No futuro, ao reconhecer alguém, computadores poderão interagir de forma personalizada com esse usuário. A marcação em fotos é apenas o começo."   
Procurado pelo UOL Tecnologia para comentar o funcionamento de seu sistema de reconhecimento facial, o Facebook informou que não dispunha de porta-vozes para falar sobre assunto.
Ampliar

Errou no post no Facebook? Saiba como alterar uma publicação feita na rede social11 fotos

1 / 11
O Facebook, finalmente, liberou a função que permite editar postagens na linha do tempo da rede social. Antes disso, só era possível alterar comentários em fotos ou posts de outros amigos, mas não as próprias publicações. Para passar menos vergonha (mesmo alterando, a rede deixa ver como o post estava antes), veja a seguir como alterar posts e comentários no Facebook Dado Ruvic/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTA A GOLPES DE FAÇÃO EM PATOS

  Vítima recebeu golpes violêntos a maioria atingindo a cabeça. Por  Redação 10/08/2025 às 15:04 Uma adolescente de 16 anos foi brutalmente ...