MUNICÍPOIS DO VALE DO PIANCÓ PODEM ABRIR VAGAS EM NOVO CURSO DE MEDICINA
Medida visa ao fortalecimento do SUS.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, autorizou a abertura de até 60 vagas em novos cursos de medicina nos 18 municípios do Vale do Piancó, Sertão da Paraíba. O número foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (4).
Com isso, faculdades privadas da região poderão participar de chamada pública para seleção de propostas para receber autorização de abrir o curso nos próximos anos.
A medida, segundo o ministro da Saúde, Nísia Trindade, ocorre no âmbito da retomada do programa Mais Médico, que visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a descentralização da oferta de cursos e promoção da qualidade da formação médica.
No Brasil, poderão ser abertas ao todo 5.700 vagas, distribuídas em, no máximo, 95 novos cursos. Os critérios levados em conta foram a necessidade de mais profissionais de saúde e a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada região.
Os municípios devem ter as seguintes características:
• Ter média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes.
• Possuir hospital com pelo menos 80 leitos.
• Demonstrar capacidade para abrigar curso de medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas.
• Não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.
Confira os municípios:
- Aguiar
- Boa Ventura
- Conceição
- Coremas
- Curral Velho
- Diamante
- Ibiara
- Igaracy
- Itaporanga
- Nova Olinda
- Olho D Água
- Pedra Branca
- Piancó
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- Santana dos Garrotes
- São José de Caiana
- Serra Grande